Medalhão ao Molho Madeira pronto em 15min

Por favor faça login or somente cadastrados podem curtir posts.
Video
Medalhão ao molho madeira de filé mignon, delicioso, suculento e o melhor de tudo pronto em 15 minutos.

medalhão ao molho madeira de filé mignon

INGREDIENTES:

medalhão:

  • 500g de medalhões de filé mignon
  • fio de azeite
  • sal e pimenta do reino  a gosto

molho madeira:

  •  ½ colher de sopa de manteiga
  • ½ colher de sopa de )de farinha de trigo (usei amido de milho – sem glúten)
  •  sal e pimenta do reino moída a gosto
  •  ¼ de xícara de chá  de vinho madeira (usei vinho tinto seco)
  •  ½ xícara  de chá  de água fervente

COMO FAZER MEDALHÃO AO MOLHO MADEIRA:

MEDALHÃO:
Devo temperar antes ou depois de selar a carne?
Temperar antes é sempre uma polêmica! Então sinta-se a vontade para temperar a carne antes ou depois de selar,  conforme achar melhor.  Eu prefiro temperar antes pois a carne vai absorvendo o sabor do tempero durante a cocção e fica mais saborosa.

A única sugestão é não temperar muito tempo antes, pois o sal tem a propriedade de dessalgar a carne e se temperada muito tempo antes pode  perder água e endurecer.

TÉCNICA SELAR: Em primeiro lugar tempere os medalhões com sal e pimenta-do-reino a gosto dos dois lados. Logo depois,  em uma frigideira e em fogo alto coloque um  fio de azeite e espalhe com um pincel.
Assim que a frigideira estiver bem quente (saindo fumacinha) é hora de entrar com os medalhões. Então disponha-os um ao lado do outro e deixe sem mexer até selar.

A temperatura da frigideira  é importante porque como  os medalhões estão  frios, ao colocar na frigideira,  eles abaixam a temperatura. Se a temperatura  abaixa  muito a carne tende a cozinhar ao invés de selar e perder água.  Quando a carne  perde água ela resseca e endurece.

medalhão ao molho maderia

Agora é só deizar  dourar (sem mexer)  por 2, 3, 4 ou 5 até selar, conforme o ponto de sua preferência.

PONTO DA CARNE: Para um medalhão de 2,5cm a 3 cm de altura

  • MAL PASSADO: 2minutos de um lado e 1 ou 2 minutos do outro lado
  • AO PONTO: 3 minutos e 1 ou 2 minutos do outro lado
  • AO PONTO PARA BEM: 4 minutos e 1 ou 2 minutos do outro lado
  • BEM PASSADA: 5 minutos e 1 ou 2 minutos do outro lado

Depois de selado,   transfira os medalhões para uma tábua (ou prato) e cubra com papel alumínio para não esfriar enquanto preparamos o molho. Esse tempo de descanso é super importante também, para devolver o suco da carne para o centro e deixar a fibra mais macia.

MOLHO MADEIRA:  Enquanto a carne descansa a gente aproveita para fazer o molho que é bem rapidinho mas repleto de sabor.

Então na mesma frigideira em que os medalhões foram dourados, coloque o azeite e a manteiga e raspe com as costas de uma colher o fundinho da frigideira para aproveitar todo o sabor da selagem.
Importante, não lave a frigideira, os queimadinhos da carne é que vão dar sabor ao molho.

medalhão ao molho madeira

ROUX: Assim que raspar bem e a manteiga derreter, ligue o fogo baixo e acrescente a farinha de trigo (usei o amido de milho para uma versão sem glúten) e misture bem, por 2 minutos. Então raspe bem o o fundo da frigideira para dissolver os queimadinhos e o ‘roux’ ficar um bege escuro. Veja AQUI mais dicas sobre BASE ROUX.
Agora adicione o vinho madeira, eu usei o tinto seco e dá super certo também.  Então  mexa para desmanchar os gruminhos de farinha (ou amido) e se preferir, utilize um batedor de arame.  Logo depois  junte a água e se necessário for acrescente mais água até o ponto desejado do seu molho, mais denso ou mais fluido veja o video.

Por fim tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar por 2 minutos para garantir que a farinha (ou o amido)  cozinhe e incorporar todo o sabor da frigideira.

Por ultimo devolva os medalhões para panela junto com o molho desligue o fogo e sirva a seguir com o acompanhamento da sua preferência. Nesse dia eu servi com saladinha de rúcula e batata palha, você viu no STORIES lá no INSTA, fiz em tempo real. Aliás você acompanha a gente por lá? Aproveita e se inscreve AQUI para não perder mais nenhuma receita. Ah e esse medalhao ao molho madeira também fica perfeito servido com  arroz branco ou sobre uma pasta ‘al dente’ ele fica perfeito também.  Bom apetite!

medalhão ao molho madeira de filé mignon

Antes de ir embora, vale a pena dar uma olhada nestas outras receitas como esta  AQUI,  uma melhor que a outra!

Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra

Deixe uma resposta