Monta Encanta

Salmão Grelhado ao Molho Vierge

Salmão Grelhado ao Molho Vierge

O consumo de peixe no Brasil,  infelizmente ainda é pequeno e distante das duas vezes por semana recomendadas pelo Ministério da Saúde.

A dificuldade de obter peixe fresco, apesar da extensão da costa brasileira, e o desconhecimento sobre formas de preparar o pescado são as justificativas que costumam ser apresentadas para o baixo consumo.

Foi pensando nisso, pensando em inspirar você a preparar seu peixinho, que elaboramos este Salmão Grelhado ao Molho  Vierge.

O peixe que é grelhado,  fica suculento, no ponto certo! O  Molho Vierge  é  um molho de limão, que vai super bem com peixe, acrescido de alcaparras e folhas frescas de manjericão picados. Não dá para acreditar como uma molhinho tão rapidinho de fazer, faz tanta diferença de sabor! Só experimentando para entender.

 

A receita de hoje, foi inspirada no peixe ao tomatinho com alcaparras servida no  restaurante Le Jazz, um prato que é sucesso na casa.  As alcaparras lá são servidas inteiras, a nosso vem picadinha, dentro do Molho Vierge, que dá um toque MARA. Sem exagero nenhum, ficou ainda mais gostoso que o do restaurante! 😉

Usei salmão porque era o peixe que meu marido estava com desejo de comer no dia.

Mas você pode substituir o salmão,  por qualquer outro peixe de sua preferência, como atum, cação, dourado, namorado, pescadinha ou um robalo. Este prato no Le Jazz é assim, servido com o peixe disponível na casa no dia.

 

INGREDIENTES:

MOLHO VIERGE:

ARROZ BRANCO:

MOLHO AO TOMATINHO:

COMO FAZER:

1.Molho Vierge, veja a receita com fotos, aqui

Comece preparando o molho, que vai ficar reservado na geladeira enquanto grelhamos o salmão. .

Desfolhe o manjericão. Usando uma tábua, pique as folhas do manjericão e as alcaparras grosseiramente e coloque tudo em uma vasilha ou bowl médio. Com auxílio de um ralador, rale a casca de 1 limão  e acrescente no mesmo bowl. Cuidado para não ralar a parte branca, que é amarga.

Corte o limão ao meio, retire as sementes, esprema o suco de 1/2 limão e acrescente à vasilha do manjericão e das alcaparras. Junte 200ml  azeite e tempere com 1 colher de café rasa de flor de sal. Mexa bem com uma colher e guarde na geladeira para usar no final.

Faça 1 xícara de arroz branco, aqui

Enquanto isso, enquanto o Molho Vierge, descansa  na geladeira e o arroz cozinha. Faça uma receita de Molho ao Tomatinho, veja receita com fotos,  aqui.

1.Corte em cubos pequenos e regulares 3 tomates italianos, lavados,  com pele e sementes. Se preferir retire a pele e as sementes.

2.Em uma frigideira pequena, fogo médio, coloque 2 colheres de sopa de azeite, 3-4 dentes de alhos,  cortado em lâminas finas, deixe por 1-2 minutos até alourar levemente, então coloque os 2 tomates italianos cortados em cubos pequenos e regulares. Tempere com sal e pimenta do reino moída na hora. Misture

3. Deixe apurar em fogo médio, por 8 minutos.  desligue o fogo. Está pronto.

Enquanto o Molho ao Tomatinho cozinha …

Tempere os filés de  peixe com flor de sal a pimenta a gosto.  Coloque 1 colher de sopa de  azeite em um prato e besunte os filés de peixe nele, assim não será necessário colocar azeite na frigideira.

Em uma frigideira, fogo médio, aquecida por 1 minuto, coloque os filés de peixe.

Grelhe, sem mexer na posta, por cerca de 5 minutos. Vire quando estiver dourado e grelhe o outro lado por cerca de mais 5 minutos.

Ao mesmo tempo, vá mexendo o Molho de Tomatinho de vez em quando. Quando o peixe estiver pronto, o Molho  também estará no ponto certo.

Só servir:

Faça uma cama de Molho ao Tomatinho  no fundo do prato

Coloque os filés de peixe grelhados sobre o molho

Cubra  com o Molho Vierge,    reservado na geladeira

Decore com alguns  raminhos de manjericão- opcional.

Sirva acompanhado de arroz branco bem soltinho.

Espia só isso … suculento

Salmão Grelhado ao Molho de Vierge e Tomatinhos mais simples e mais gostoso da vida!

Experimenta e depois conta para gente se aprovou.

Salmão Grelhado ao Molho Vierge

Obrigada pela companhia, Rosi Seligra

Salvar