Monta Encanta

Mousse de Chocolate pasteurizado, sem salmonela!

Mousse de Chocolate pasteurizado

Chocólatra que é chocólatra gosta de chocolate de todas as formas, e este Mousse de Chocolate pasteurizado é a variação mais que perfeita de doce.  É chocolate puro,  só que macio, aerado, fresco.  Tem  branco, preto, de nha benta,  de kit kat , nutella, recheado ou sem recheio e em todas as suas variações  é sempre idolatrado por todos.

O único inconveniente  é que para torna-lo ‘soft’ acrescemos , além de creme de leite as temidas claras em neve cruas o que gera, para alguns o  pesadelo da salmonela. Pensando nisso, em não abrir mão do prazer de se deliciar com esta sobremesa tão gostosa e  ao mesmo  evitar o risco, separamos uma receita de mousse com claras pasteurizadas sem  ameaça de danos  à saúde.

Tanto o  preparo, quanto  o resultado  é idêntico ao tradicional.  A  textura e o sabor são fiéis a maneira tradicional, não dando para distinguir, depois de pronto,  qual é feito com  as claras in natura e qual é o preparado com as  claras em neve pasteurizadas. 

Sobremesa bem  rapidinha de fazer, pronta para ir a geladeira em 15 minutos. Fica melhor se preparada no dia anterior, o que a torna uma mão na roda na hora de receber em casa.

Além de muito  fácil de preparar,  agrada o paladar da maioria das pessoas, desde adulto a criança.

Espia só essa textura que incrível!

Dá para resistir a uma mousse bem feita?  Impossível não!? Então vem comigo se inspirar e fazer a sua.

INGREDIENTES MOUSSE DE CHOCOLATE PASTEURIZADO:

Rale os chocolates  no ralador e reserve.

Você já ouviu falar em clara  pasteurizada resfriada? Pasteurização é um processo onde as claras  são rapidamente aquecidas e permanecem assim por um determinado tempo. Garantindo segurança alimentar no preparo de receitas que levam ovos  crus, como é o caso da mousse. Esse aquecimento elimina a contaminação por salmonela e outras bactérias que fazem mal à saúde. Tudo isso, sem cozinhar  e sem  perder todos os benefícios contidos na clara in natura.

É um ingrediente  bastante usado em indústrias para preparar doces e salgados, mas vem ganhando espaço na nossa cozinha, desde que o mercado lançou em tamanho menor de meio litro, antes só encontrada de 1 l.

COMO FAZER GANACHE PARA O MOUSSE DE CHOCOLATE PASTEURIZADO:

  1. Comece preparando a ganache
  2. Primeiro derreta as barras de chocolate ao leite e meio amargo juntas, no micro ondas, aqui.
  3. Os ingredientes da mousse é que darão o  sabor, então se você usar um chocolate de uma marca ‘x’ com uma qualidade superior o resultado será diferente a um outro com marca ‘y’ com qualidade inferior.  Se optar por chocolate belga então,  uau!
  4. A principio dá para ser feito com qualquer chocolate.  O resultado será diferente conforme o escolhido, mas todos ficam deliciosos.
  5. Comece retirando o ‘soro” do creme de leite.
  6. Incorpore o creme de leite já em soro ao chocolate derretido, formando uma ganache  e reserve.
  7. Para quem não sabe o soro do creme de leite se concentra na parte inferior  da lata, para retirá-lo basta você virar a lata no sentido contrário do que ela estiver. O fundo vai para cima e o de cima vira fundo. Deu para entender? Aí é só  fazer 2 ou 3 furinhos na lata, com ajuda de um  abridor,  e tomba-la  dispensando o soro que contém. O soro se parece com  leite aguado.
  8. Caso você tenha acabado de comprar o creme de leite, ao transporta-lo, ele sacode e o soro se mistura ao creme de leite, para separá-lo rapidamente basta deixar na geladeira por meia hora e o soro descerá para a parte inferior da lata. Então é só virar a lata no sentido contrário e seguir as indicações acima.
  9. Fazemos isso pois o  creme de leite, sem o soro fica com uma consistência mais firme, ideal para o preparo da mousse.
  10. Também dá para improvisar e substituir  por uma caixinha de creme de leite 200gr, já vem sem soro, mas o sabor e a textura serão diferentes, fica muito mais gostosa e com textura mais firme se feita com o creme de leite em lata.
  11. Somente após a ganache   pronta, você deve bater as claras em neve.

COMO FAZER CLARAS PASTEURIZADAS PARA O MOUSSE DE CHOCOLATE PASTEURIZADO:

  1. Bata as claras pasteurizadas em ponto de neve
  2. PROPORÇÃO: 35g de clara = clara de um ovo. Esse peso é  aproximado e para medir, durante o preparo,  você poderá usar um copo medidor ou  a seguinte proporção:
  3. Para cada clara in natura, indicada na receita use 2 colheres de sopa de clara pasteurizada.
  4. Se ainda ficou alguma dúvida, sobre como bater as claras pasteurizadas em ponto de neve, tem passo a passo completo, aqui.
  5. Se bater antes, as claras correm o risco de ‘aguar’ e não estarão em ponto de  ‘pico’, necessário para uma textura firme e aerada da mousse.
  6. Bata as 4 claras em ponto de neve firme e acrescente uma pitadinha de sal. O sal ajudará a manter a resistência dos ovos em ponto de neve.
  7. Claras em neve, em ‘picos’ e ganache   prontos é hora de juntar os dois.

COMO FAZER MOUSSE DE CHOCOLATE PASTEURIZADO:

  1. Incorpore a ganache    as claras em neve
  2. Melhor dividir as claras em 3 partes e ir incorporando aos poucos, cuidadosamente, para garantir que  a mistura fique homogênea e aerada.
  3. E já está pronta, agora só  distribuir em porções individuais
  4. E cobrir com os  chocolates branco e preto ralados para decorar.
  5. Leve  a geladeira  por pelo menos 6 horas antes de servir. O ideal é prepara-la no dia anterior, a consistência fica mais firme e o sabor muito mais gostoso se feito um dia antes.

Você pode montar em porções individuais ou em um bowl grande tamanho família

 

Decore com  raspas de chocolate, veja como fazer aqui  e ou uma frutinha da sua preferência para dar uma cor. 😉

Mousse de Chocolate pasteurizado, sem risco de salmonela, mais gostoso da vida

Olha esses furinhos  …  aerada, leve sem igual

Monta Encanta a sobremesa aí na sua casa, depois conta para gente

Obrigada pela visita,

Mousse de Chocolate pasteurizado

Conhece nossas redes sociais?

Os números de seguidores das redes, é um dado muito importantes para quem tem um blog, além de ser o seu reconhecimento do nosso trabalho, que é diário por aqui.

Então se você gosta do blog, das dicas, das receitas. Dá uma passadinha por lá, ajuda a gente a aumentar esses números.  Obrigada!

Obrigada e até a próxima, beijinhos Natália Posses.