Monta Encanta

Clara Pasteurizada em ponto de neve

Clara Pasteurizada em ponto de neve, sem salmonela!

Você já ouviu falar em clara  pasteurizada  em ponto de neve eresfriada?

Pasteurização é um processo onde as claras  são rapidamente aquecidas e permanecem assim por um determinado tempo.

Esse aquecimento elimina a contaminação por salmonela e outras bactérias que fazem mal à saúde. Tudo isso, sem cozinhar  e sem  perder todos os benefícios contidos na clara in natura.

É um ingrediente  bastante usado em indústrias para preparar doces e salgados E vem ganhando espaço na nossa cozinha, pois nos traz mais segurança alimentar no preparo de receitas que levam as claras em neve cruas, como uma  mousse  por exemplo.

E é muito simples bater as claras pasteurizadas em ponto de neve.

O processo é  identico ao tradicional com claras frescas, só que mais fácil ainda, uma vez que  não precisamos quebrar os ovos, nem corremos o risco de encontrar algum estragado.

 

PROPORÇÃO:

35g de clara 1 clara de ovo

Esse peso é  aproximado e para medir, durante o preparo,  você poderá usar um copo medidor ou  a seguinte proporção:

Para receitas que indicam o peso de claras, basta utilizar o mesmo peso de clara de ovo pasteurizada resfriada.

COMO FAZER Clara Pasteurizada em ponto de neve :

  1. Leve a clara direto da caixinha ao bowl da batedeira, para melhor resultado retire o produto da geladeira 2 horas antes do preparo.
  2. O bowl da batedeira, tanto para a  clara in natura quanto para a clara pasteurizadas deve estar limpo e seco. sem  resíduos de gordura ou de detergente, que impedem a formação da neve.
  3. Coloque a quantidade de clara pasteurizada de acordo com a sua receita, substituindo cada  clara de ovo in natura indicada na sua receita por  2 colheres de sopa de claras pasteurizadas ou meça com um medidor 35g de clara para cada clara indicada.
  4. Coloque 1 pitadinha de sal, ele ajudará a manter a resistência dos ovos em ponto de neve.
  5. clara pasteurizada em ponto de neve
  6. Ligue a batedeira em velocidade baixa. Se começar em alta velocidade, acabará quebrando as células da clara e elas poderão não mais conseguir reter ar.
  7. Melhor começar a bater de leve, velocidade baixa/média  até o líquido ficar espumoso. Depois,  aumente a velocidade para o máximo e bata vigorosamente, até o em ponto de neve.
  8. Quando achar que chegou ao ponto firme, pegue com a espátula um pouco da neve e se ela não cair tente virar o bowl de cabeça para baixo. Se sentir que os ovos vão cair,  volte o bowl ligue a batedeira novamente e bata mais um pouco.
  9. Claras e ovos perfeitamente aerados, em ponto de neve, formam uma estrutura tão firme, que resiste à gravidade, por isso virar o bowl é um excelente indicador que as claras estão em ponto de neve. 😉
  10. Depois desse ponto, se continuar a bater, a mistura volta a murchar e se continuar a bater mais  voltará a ser líquida.
  11. Pare imediatamente se perceber que a neve começa a murchar.
  12. O tempo varia de batedeira para batedeira mas em média em torno de 5 minutos, estão em ponto de neve, em picos.
  13. *As dicas acima tanto  valem para clara pasteurizada quanto para as claras in natura.

clara pasteurizada em ponto de neve

Outros benefícios da Clara de Ovo Pasteurizada Resfriada:

Experimenta, você vai adorar, beijinhos Natalia Posses