Monta Encanta

Bolo Belga de Chocolate gelado e delicioso!

Bolo Belga de Chocolate gelado tem  duas camadas de pão de ló fofinho intercalado por um creme belga delicioso,  com cobertura de ganache e raspas de chocolate. Além de tudo ele é rapido de preparar . Enquanto a massa assa a gente prepara o recheio e depois é só montar, o  passo a passo a seguir, está repleto de dica para não ter erro na hora ‘h’ de fazer o seu. Já salva a receita porque só tem ingrediente gostoso então não tem como ficar ruim,  não é mesmo?

INGREDIENTES:

pão de ló:

creme belga: 

cobertura de ganache:

usei forma 27x19cm

usei xícara de 240ml

COMO FAZER BOLO BELGA DE CHOCOLATE: 

Em primeiro lugar pré aqueça o forno na temperatura máxima e aproveite para untar uma forma (usei pirex) 27x19cm, reserve.

PÃO DE LÓ: Depois separe as claras das gemas de 3 ovos e em uma tijela grande coloque as 3 claras com uma pitada de sal e gotinhas de vinagre. O sal entra para dar estrutura nas claras e o ácido do vinagre (também pode ser limão) vai ajudar na elasticidade da massa. Emtão bata até o ponto de neve, veja o video para não passar do ponto, isso porque se passa do ponto, a massa resseca e não fica tão fofinha.

Agora junte as gemas, uma por vez e siga batendo com a velocidade máxima da batedeira por 1 minuto. Depois junte ½ xícara de chá de açúcar peneirada e peneirar faz a diferença, veja AQUI esta e outras 12 dicas para deixar sua massa fofa.

Por fim coloque a ½ xícara de chá de farinha de trigo, também peneirada e a partir de agora não pode mais bater. Então misture na velocidade minima da batedeira, bem delicadamente para não perder a aeração dos ovos batidos. Se preferir use uma espátula ou colher de madeira e misture até ficar homogêneo.

bolo belga de chocolate

Por ultimo verta a massa na forma untada (27x19cm) e leve ao forno. Nesse momento abaixe a temperatura do foro para 190°Celsius e deixe por 25 minutos ou até a massa firmar. Nessa hora fique atento, pois pão de ló assa super rápido e se passar do ponto a massa resseca e não é a mesmo coisa. Assim que o bolo assar, retire do forno e reserve, veja  AQUI outras dicas de como fazer pão de ló

CREME BELGA DE CHOCOLATE:   Enquanto a massa assa no forno, aproveite para fazer o recheio, em uma panela coloque, 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite (com soro) e  2 colheres de sopa de chocolate em pó (usei 100% cacau).

Agora em um copo coloque 200ml de leite integral,  1 colher de sopa (bem cheia, colher de mãe) de amido de milho e misture até dissolver bem o amido de milho.  Então junte o leite dissolvido com o amido  na panela, misture e ascenda o fogo médio e siga mexendo, sem parar de mexer (senão empelota e  gruda no fundo da panela) e assim que levantar fervura abaixe o fogo. Depois que o creme engrossar deixe   por mais 1 minuto para  garantir que o amido de milho cozinhe, tomando cuidado sempre para não grudar no fundo da panela, reserve e veja AQUI como fazer creme belga.

COBERTURA, GANACHE DE CHOCOLATE:  Em uma tijela média coloque 250g de chocolate ao leite e leve ao micro ondas em potencia alta por 1 minuto. Então retire do micro, misture com uma colher e se necessário for leve mais 15seg ao micro ondas até derreter. Veja AQUI como derreter o chocolate no micro ondas. Então junte 200ml de 1  lata de creme de leite ( com soro) e misture até obter uma ganache e reserve.  Dúvidas? Veja  AQUI como fazer a GANACHE.

bolo belga de chocolate

MONTAGEM: Então, espere o pão de ló amornar e retire-o da forma, depois com ajuda de uma faca de serra corte o bolo ao meio. Agora coloque uma parte de volta na forma (a mesma em que o bolo foi assado)  Não é necessário esperar a massa esfriar totalmente. O recheio também pode estar quente, porque esse  calor ajuda a umedecer a massa.   Agora coloque creme belga sobre a massa e finalize com a outra parte da massa.

Por ultimo cubra com a cobertura de ganache e finalize com raspas de chocolate. Eu usei um descascador de legumes para fazer as raspas, veja AQUI como fazer.  Leve a geladeira para gelar por no mínimo 4 horas (fica mais gostoso de  um dia para o outro) . Se quiser acelerar o processo leve ao freezer ou congelador por 1 hora ou 2 horas ou até gelar bem.

Você viu o video? Então ele é do STORIES do INSTA. Eu fui para cozinha em tempo real e se você gostou, certamente você vai querer acompanhar outras receitas como esta, pelo insta também.   Então vem com a gente AQUI . Vamos ficar mais pertinho 😉

Antes de ir embora, vale a pena dar uma olhada nestas outras receita de bolo prático   AQUI, um mais gostoso que a outra!