Bolo Belga de Chocolate gelado e delicioso!

Por favor faça login or somente cadastrados podem curtir posts.
Video
Bolo Belga de Chocolate gelado tem  duas camadas de pão de ló fofinho intercalado por um creme belga delicioso,  com cobertura de ganache e raspas de chocolate. Além de tudo ele é rapido de preparar . Enquanto a massa assa a gente prepara o recheio e depois é só montar, o  passo a passo a seguir, está repleto de dica para não ter erro na hora ‘h’ de fazer o seu. Já salva a receita porque só tem ingrediente gostoso então não tem como ficar ruim,  não é mesmo?

bolo belga de chocolate gelado

INGREDIENTES:

pão de ló:

  • 3 ovos
  • pitada de sal
  • gotinhas de vinagre
  • ½ xícara de chá de açúcar
  • ½ xícara de chá de farinha de trigo

creme belga: 

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó (usei 100% cacau)
  • 1 colher de sopa (bem cheia, colher de mãe) de amido de milho
  • 200ml de leite integral

cobertura de ganache:

  • 25o g de chocolate em barra picado
  • 200ml de creme de leite
  • raspas de chocolate para decorar

usei forma 27x19cm

usei xícara de 240ml

COMO FAZER BOLO BELGA DE CHOCOLATE: 

Em primeiro lugar pré aqueça o forno na temperatura máxima e aproveite para untar uma forma (usei pirex) 27x19cm, reserve.

PÃO DE LÓ: Depois separe as claras das gemas de 3 ovos e em uma tijela grande coloque as 3 claras com uma pitada de sal e gotinhas de vinagre. O sal entra para dar estrutura nas claras e o ácido do vinagre (também pode ser limão) vai ajudar na elasticidade da massa. Emtão bata até o ponto de neve, veja o video para não passar do ponto, isso porque se passa do ponto, a massa resseca e não fica tão fofinha.

Agora junte as gemas, uma por vez e siga batendo com a velocidade máxima da batedeira por 1 minuto. Depois junte ½ xícara de chá de açúcar peneirada e peneirar faz a diferença, veja AQUI esta e outras 12 dicas para deixar sua massa fofa.

Por fim coloque a ½ xícara de chá de farinha de trigo, também peneirada e a partir de agora não pode mais bater. Então misture na velocidade minima da batedeira, bem delicadamente para não perder a aeração dos ovos batidos. Se preferir use uma espátula ou colher de madeira e misture até ficar homogêneo.

bolo belga de chocolate

Por ultimo verta a massa na forma untada (27x19cm) e leve ao forno. Nesse momento abaixe a temperatura do foro para 190°Celsius e deixe por 25 minutos ou até a massa firmar. Nessa hora fique atento, pois pão de ló assa super rápido e se passar do ponto a massa resseca e não é a mesmo coisa. Assim que o bolo assar, retire do forno e reserve, veja  AQUI outras dicas de como fazer pão de ló

CREME BELGA DE CHOCOLATE:   Enquanto a massa assa no forno, aproveite para fazer o recheio, em uma panela coloque, 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite (com soro) e  2 colheres de sopa de chocolate em pó (usei 100% cacau).

Agora em um copo coloque 200ml de leite integral,  1 colher de sopa (bem cheia, colher de mãe) de amido de milho e misture até dissolver bem o amido de milho.  Então junte o leite dissolvido com o amido  na panela, misture e ascenda o fogo médio e siga mexendo, sem parar de mexer (senão empelota e  gruda no fundo da panela) e assim que levantar fervura abaixe o fogo. Depois que o creme engrossar deixe   por mais 1 minuto para  garantir que o amido de milho cozinhe, tomando cuidado sempre para não grudar no fundo da panela, reserve e veja AQUI como fazer creme belga.

COBERTURA, GANACHE DE CHOCOLATE:  Em uma tijela média coloque 250g de chocolate ao leite e leve ao micro ondas em potencia alta por 1 minuto. Então retire do micro, misture com uma colher e se necessário for leve mais 15seg ao micro ondas até derreter. Veja AQUI como derreter o chocolate no micro ondas. Então junte 200ml de 1  lata de creme de leite ( com soro) e misture até obter uma ganache e reserve.  Dúvidas? Veja  AQUI como fazer a GANACHE.

bolo belga de chocolate

MONTAGEM: Então, espere o pão de ló amornar e retire-o da forma, depois com ajuda de uma faca de serra corte o bolo ao meio. Agora coloque uma parte de volta na forma (a mesma em que o bolo foi assado)  Não é necessário esperar a massa esfriar totalmente. O recheio também pode estar quente, porque esse  calor ajuda a umedecer a massa.   Agora coloque creme belga sobre a massa e finalize com a outra parte da massa.

Por ultimo cubra com a cobertura de ganache e finalize com raspas de chocolate. Eu usei um descascador de legumes para fazer as raspas, veja AQUI como fazer.  Leve a geladeira para gelar por no mínimo 4 horas (fica mais gostoso de  um dia para o outro) . Se quiser acelerar o processo leve ao freezer ou congelador por 1 hora ou 2 horas ou até gelar bem.

Você viu o video? Então ele é do STORIES do INSTA. Eu fui para cozinha em tempo real e se você gostou, certamente você vai querer acompanhar outras receitas como esta, pelo insta também.   Então vem com a gente AQUI . Vamos ficar mais pertinho 😉

Antes de ir embora, vale a pena dar uma olhada nestas outras receita de bolo prático   AQUI, um mais gostoso que a outra!

Deixe uma resposta