Monta Encanta

Legumes ao Vapor temperado, Hervido Espanhol!

Legumes ao Vapor, servido como salada quente

Legumes ao Vapor pode ser cozido tanto no fogão, quanto no micro ondas. Preparo é bem simples, não chega a ser uma receita propriamente dita, o segredo  é o como  servir e  temperar! Servido a moda espanhola como Hervido de Verdura, uma espécie de salada quente e  temperado simplesmente com azeite, vinagre, sal e pimenta do reino.

Pode ser  tanto um acompanhamento quanto um prato principal. Receita de família, lembra minha abuelita espanhola e na minha casa ele costuma ser servido no jantar, como prato único! Excelente para desintoxicar e nutrir o  organismo.

 

Leve saudável e muito gostoso. Fiz o meu com o que eu tinha na geladeira: vagem, cebola, batata doce, batata baroa/mandioquinha, abobrinha e batata. Mas poderia ser qualquer outra verdura da sua preferência, como: folhas de repolho, espinafre, acelga, escarola, mandioca, ervilha torta, quiabo, nabo, brócolis, couve-flor, abóbora, chuchu,  …

Gosto dos legumes al dente, mas o ponto fica por sua conta.  bora?

INGREDIENTES:

COMO FAZER LEGUMES AO VAPOR:

  1. A VAPOR no FOGÃO:Em uma panela coloque 1 copo de água cerca de  200ml e tempere com 1 dente de alho inteiro e amassado com o cabo da faca, 1 folha de louro e  uma pitada de sal.
  2. No  cesto de vapor, coloque no fundo  os legumes com tem tempo de cozimento maior, como a cenoura, batata e a batata doce. Sobre eles coloque a batata baroa/mandioquinha, abobrinha, a cebola e as vagens.
  3. Tempere com  sal a gosto, tampe a panela.  Fogo alto até começar a ferver e durante o cozimento fogo baixo.
  4. Depois que a água começar a ferver conte 10minutos para os legumes ao dente.
  5. Desligue o fogo.  Sirva no prato, colocando um pouco de cada legume com 2 a 3 colheres de sopa da água do cozimento. A água que é temperada entra no prato para envolver as batatinhas amassadas com o garfo na hora de ir para boca … hummm
  6. Tempere com azeite, gotinhas de vinagre,  pimenta do reino a gosto.  Experimente o sal e se necessário for acrescente mais.
  7. A VAPOR no MICRO: Mesmo preparo acima, só que ao invés do cesto de vapor opte por um bowl de vidro. Coloque os legumes 100ml de água, junte o louro, o alho, o sal … tudo igual, tampe com um prato. Deixe cozinhar em potência alta por 5 minutos + 5 minutos em repouso tampado para terminar o cozimento.
  8. IMERSOS NA ÁGUA: Mesmo preparo também, só que ao invés dos legumes ficarem no cesto de vapor eles serão cozidos dentro da água, com o louro, alho, sal … tudo igual. Panela tampada por 10minutos ou até os legumes ficarem cozidos!

Bom Apetite!

Experimenta, Salada quente de legumes a moda espanhola!

Obrigada pela companhia e até a próxima receita, Rosi Seligra