Legumes ao Vapor temperado, Hervido Espanhol!

Please log in or register to like posts.
News
legumes ao vapor

Legumes ao Vapor, servido como salada quente

Legumes ao Vapor pode ser cozido tanto no fogão, quanto no micro ondas. Preparo é bem simples, não chega a ser uma receita propriamente dita, o segredo  é o como  servir e  temperar! Servido a moda espanhola como Hervido de Verdura, uma espécie de salada quente e  temperado simplesmente com azeite, vinagre, sal e pimenta do reino.

Pode ser  tanto um acompanhamento quanto um prato principal. Receita de família, lembra minha abuelita espanhola e na minha casa ele costuma ser servido no jantar, como prato único! Excelente para desintoxicar e nutrir o  organismo.

 

legumes ao vapor

Leve saudável e muito gostoso. Fiz o meu com o que eu tinha na geladeira: vagem, cebola, batata doce, batata baroa/mandioquinha, abobrinha e batata. Mas poderia ser qualquer outra verdura da sua preferência, como: folhas de repolho, espinafre, acelga, escarola, mandioca, ervilha torta, quiabo, nabo, brócolis, couve-flor, abóbora, chuchu,  …

Gosto dos legumes al dente, mas o ponto fica por sua conta.  bora?

INGREDIENTES:

  • 2 batatas inglesas
  • 2 batatas doces
  • 2 batatas baroa/mandioquinha
  • 2 xícaras de chá de vagem
  • 1 cebola grande cortada ao meio
  • 1 abobrinha cortada em cubos médios

legumes cozido ao vapor

COMO FAZER LEGUMES AO VAPOR:

  1. A VAPOR no FOGÃO:Em uma panela coloque 1 copo de água cerca de  200ml e tempere com 1 dente de alho inteiro e amassado com o cabo da faca, 1 folha de louro e  uma pitada de sal.
  2. No  cesto de vapor, coloque no fundo  os legumes com tem tempo de cozimento maior, como a cenoura, batata e a batata doce. Sobre eles coloque a batata baroa/mandioquinha, abobrinha, a cebola e as vagens.
  3. Tempere com  sal a gosto, tampe a panela.  Fogo alto até começar a ferver e durante o cozimento fogo baixo.
  4. Depois que a água começar a ferver conte 10minutos para os legumes ao dente.
  5. Desligue o fogo.  Sirva no prato, colocando um pouco de cada legume com 2 a 3 colheres de sopa da água do cozimento. A água que é temperada entra no prato para envolver as batatinhas amassadas com o garfo na hora de ir para boca … hummm
  6. Tempere com azeite, gotinhas de vinagre,  pimenta do reino a gosto.  Experimente o sal e se necessário for acrescente mais.
  7. A VAPOR no MICRO: Mesmo preparo acima, só que ao invés do cesto de vapor opte por um bowl de vidro. Coloque os legumes 100ml de água, junte o louro, o alho, o sal … tudo igual, tampe com um prato. Deixe cozinhar em potência alta por 5 minutos + 5 minutos em repouso tampado para terminar o cozimento.
  8. IMERSOS NA ÁGUA: Mesmo preparo também, só que ao invés dos legumes ficarem no cesto de vapor eles serão cozidos dentro da água, com o louro, alho, sal … tudo igual. Panela tampada por 10minutos ou até os legumes ficarem cozidos!

legumes ao vapor

Bom Apetite!

Experimenta, Salada quente de legumes a moda espanhola!legumes ao vapor

Obrigada pela companhia e até a próxima receita, Rosi Seligra

  • Tempo de Preparo: 15min
  • Tempo de Vapor: 10min
  • Rendimento: 4 porções

 

Reactions

0
0
0
0
0
0
Already reacted for this post.

Reactions

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *