Como fazer um terrário de suculentas

Please log in or register to like posts.
News
Como fazer um terrário de suculentas

Hoje o Monta Encanta não tem receita, tem dica boa  de decoração: Como fazer um terrário de suculentas.

Suculentas e cactos, montados por você num lindo terrário! Fica fofo,  super em conta e bem fácil de fazer. Para montar e encantar aquele cantinho meio vazio da sua casa e uma ótima dica de presente também!

Terrário são pequenos mundos que a gente cria. Mini ambientes,  jardins dentro de um vidro, garrafa, xícara, bowl.   São universos, cada um com sua característica,  com sua vida própria.

Encantadores vasinhos, harmoniozamente colocados em uma mesa, janela, estante, varanda vão trazer leveza,  beleza natural e paz ao ambiente.

Como fazer um terrário de suculentas

É super fácil de fazer e quase não tem manutenção, nem com a rega, uma vez que as suculentas e os cactos gostam de pouca água. São plantas típicas de regiões áridas. Plantas de deserto, isso significa que  precisam de pouca rega, mas em contrapartida precisam de muita luz. Então o ideal é mantê-las  perto de janela, em lugar bem iluminado.  Também é importante mantê-las arejadas, pois quando não há  ventilação, o ambiente fica propício para o aparecimento de doenças e pragas.

Ambiente de muita  luz sim , mas nunca sol direto. Pois o sol sobre o vidro, transformar aquilo numa verdadeira estufa e pode cozinhar a planta. Já locais de sombra são prejudiciais para as suculentas, elas crescem estioladas e feias.

como-fazer-um-terrario-com-suculentas19

MATERIAIS:

  • Vaso de cerâmica ou vidro,  xícaras, bowls, aquário, garrafa, copo…
  •  Drenagem: cascalho de rio substrato de quartzo, natural rolado …
  •  1 pedaço de Manta Geotextil – Bidim
  •   Terra vegetal adubada
  •   Mudas de  suculentas e cactos
  •   Decoração: cascalho e pedras para deocração e manutenção de aquários
  •   Colher, garfo, palito de churrasco ou pinça  para manusear as plantas.

como-fazer-um-terrario-com-suculentas02

Como fazer um terrário de suculentas:

A montagem do vaso de vidro, não possui saída de água. O excesso de umidade pode melar as raízes e caules das plantas, por esse motivo é necessário  fazer uma drenagem com:  argila expandida, brita ou cascalho de rio … Optei pelo cascalho de rio, usado na ornamentação de aquários AQUA PEDRA. 

Coloque cerca de 1 dedo de cascalho no fundo do vidro e ele será a drenagem para o  eventual excesso de água, que  vai ficar ali no fundo.

como-fazer-um-terrario-com-suculentas01

Acima do cascalho de rio,  coloque um pedaço de manta geotêxtil, conhecida como bidim.

como-fazer-um-terrario-com-suculentas03

A manta entra como um filtro extra e serve para segurar os materiais em decomposição e não permitir que vão para o fundo do vaso, causando mal cheiro.

como-fazer-um-terrario-com-suculentas04Pronto após a drenagem está feita.  Agora é hora da terra, com ajuda de uma colher coloque cerca de 2 dedos de terra.

IMG_3773Em seguida, faça o plantio das mudas.

Com ajuda da mesma colher de sopa, faça um  buraco, na terra e coloque o torrão com as raízes nos buraco, use a  colher para que as raízes fiquem direcionadas para baixo. Deve-se ater apenas para que não fique nenhuma raiz exposta, pois elas podem não vingar com as raízes expostas.

Após o plantio, deve-se apertar ao redor das mudas para que elas fiquem firmes, plantas precisam se sentir ‘seguras’ firmes e não soltas na terra.

como-fazer-um-terrario-com-suculentas07Após plantar, complete com a decoração ao gosto do freguês- seixos, biobric,  musgo …usei pedrinhas de rio, usadas para manutenção de aquário.

como-montar-um-terrario-com-suculentas

REGA:

Suculentas não gostam do excesso de água. Então, deve-se molhar o vaso apenas quando o substrato estiver seco ou molhar as folhas com um pulverizador.  Quando o clima está muito seco, aumente a frequência das pulverizadas de 4 em 4 dias.

É o único cuidado, o excesso de água pode fazer as folhas, raízes e caule apodrecerem, então, uma dica legal para a rega das suculentas e cactos é comprar aquelas bisnagas para ketchup ou mostardas. t O bico delas é bem estreito o que facilita na hora de “dosar” a quantidade de água. Funciona super bem se você tiver poucos vasos ou vasos pequenos nos quais delicadeza é fundamental.

como-fazer-um-terrario-com-suculentas16 Como fazer um terrário de suculentas:

  • Se as  suculentas estiverem murchas, desidratadas (o que é raro para suculentas), então precisam de água – mas não de muita! Um pouquinho é suficiente para que fiquem hidratadas por muitos dias.
  •  Se suas suculentas estiverem menos viçosas, meio sem brilho, então precisam de sol.  O mesmo se estiverem estiolando (ficando “esticadas”, crescendo meio tortas e com grande espaçamento entre as folhas) – dê mais sol para elas!

como-fazer-um-terrario-com-suculentas18

  • Coloque seu terrário junto a uma janela ensolarada. Preferencialmente recebendo luz direta.
    Mas se o seu local preferido for um  canto onde há pouca luz, não há problema, desde que você coloque o terrário para tomar sol de vez em quando. Você pode alternar: 15 dias no local favorito, 7 dias no sol; ou uma semana na sombra e outra semana no sol, por exemplo. O importante é ficar de olho na saúde das plantas.

como-fazer-um-terrario-com-suculentas13

Como fazer um terrário de suculentas

Obrigada pela companhia e até a próxima. Rosi Seligra

  • Tempo de Preparo: 5 minutos
  • Tempo de Montagem: 15 minutos

New Page
New Page

10 comments on “Como fazer um terrário de suculentas

  1. Olá adorei sua materia foi feita com muito carinho entendi perfeitamente como devo proceder na montagem do meu terrário de vidro a dica da manta me ajudou muito pois assim o mau cheiro não fica no terário.
    Vou montar o meu e se tiver alguma duvida vou consultar aqui.
    Obrigada

  2. Estou começando o meu hj…rsrsr

  3. Vou tentar,primeiro preciso comprar as pedrinhas, e a terra tenho um bule de cafeteira ,será que dá certo? É essa manta pode ser fibra acrílica?

  4. Estou começando tenho um cacto e uma suculenta mas só tem uns 15 dias

  5. Amo suculentas, já possuo algumas em vaso de cerâmica mesmo, elas estão lidinhas…

  6. Que lindo… 🙂 amei..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *