Tie Dye, faça você mesmo!

Please log in or register to like posts.
News
Tie dye (amarrar e tingier) é um termo em inglês que diz respeito ao processo de tingimento de tecidos com corantes.  É uma técnica de pintura que permite a criação de uma peça diferente e única.  Além de promover desenhos coloridos, descontraídos e também divertidos e  o que é melhor: tudo isso é feito por você, em casa com uma simples técnica de amarrar.  Vamos lá?

tie dye, faça você mesmo

O que você vai precisar?

  • 1 peça branca (moleton, camiseta, máscara de tecido …)
  • tintas coloridas (usei da acrilex para tecido cores neon)
  • barbante

COMO FAZER TIE-DYE:

Em primeiro lugar escolha uma  peça de roupa branca e limpa. Pois, sujeiras podem deixar falhas estranhas na sua estampa. Portanto antes de começar lave a peça  água e sabão neutro.

Após estar limpa e úmida (molhar em água corrente sem encharcar, a peça deverá estar apenas úmida)

Depois você já pode, primeiro esticar a camisa e para depois  torcer. Coloque a mão no centro da peça e torça em sentido horário, partindo do centro. (veja a foto)

Após  fazer isso, você criará uma espécie de espiral tipo um caracol no final do processo.

tie dye

Depois de feito o espiral, basta amarra-lo com o barbante,  formando um X, dividindo o tecido amarrado em quatro partes iguais ou em quantas cores você desejar colorir.

Agora que você já preparou o tecido, chegou a hora de brincar com as cores

Para usar tintas de tecido, antes de tudo,  leias as instruções da embalagem e faça conforme indicação do fabricante. Mas, normalmente, você deve dilui-las em copinhos de água, seguindo o seguinte principio, se quiser cores mais suaves dilui com maior quantidade de água. Caso prefira cores mais intensas dilua com menor quantidade de água. O importante é dissolver bem para não ficar gruminhos de tinta.

Após preparar as tintas, você pode começar a depositar os líquidos coloridos aos poucos, coloque uma cor diferente para cada parte do X da peça amarrada. (veja a foto)

Se você quiser seu mnoleton (camiseta) bem colorido, vá alternando as cores para criar um efeito mais divertido.

Por último, nós recomendamos que você deixe a roupa em um local seco, bem ventilado e longe do sol até que o tecido seque (enrolado e amarrado) por completo.

Depois de seco, você já pode cortar as amarras e lavar com água e sabão neutro normalmente. Inclusive, é importante que você lave para que consiga tirar todo o excesso de tinta da roupa.

Você sempre poderá usar esta mesma técnica para tingir outras peças, como máscaras de tecido (na cor branca), eu fiz e amei o resultado!
tie dye

FIXADOR COR: É importante nessa primeira lavagem,  fazer  a fixação de cor da pintura.  Para isso, você pode comprar o fixador de tecido pronto ou possível fazer um fixador caseiro. Eu fiz o caseiro e para fazer, você só precisa ferver um litro de água em uma panela e acrescentar uma colher de sopa de sal grosso, outra de vinagre branco e outra de amaciante. Depois  disso, você pode deixar a peça (já seca e tingida) em repouso dentro dessa solução por 10 minutos e pronto!

tie dye, faça você mesmo

Talvez você queira ver o video deste DIY , no dia que eu fiz com as crianças, lá no  INSTA, AQUI , o video está salvo nos destaques. Então vem a gente!

veja estas outras maneira para dobrar sua peça e tingir seu tie dye com efeitos diferentes do espiral :

Obrigada e até a próxima, Natalia Posses