Pimentão Assado

Please log in or register to like posts.
News
Pimentão Assado

Antes de qualquer coisa, antes que você  torça o nariz, franza a testa para me dizer  que não gosta de pimentão, vou te falar que  pimentão assado é outra história.  Fica com um sabor bem  diferente e muito mais suave! Como é  servido sem pele tem fácil digestão, garanto que  vale a pena ser experimentado.

Pimentão Assado, é um prato bem  simples de preparar,    temperado apenas com alho, azeite e sal para realçar o sabor deste vegetal que é muito bom e saudável.  Pode ser servido sobre um  pãozinho italiano e quente como entrada, ou como  acompanhamento de carnes e peixes, ou ainda  com  salada de folhas verdes, ou então  recheio de tortas, panquecas ou base para patê… bom com tudo!

Pimentão Assado

Não sei se você sabe, mas vale dizer que, o pimentão verde, vermelho e amarelo são o mesmo fruto.  O pimentão verde é o fruto imaturo, por isso tem o gosto mais  forte e provoca “lembrança” quando consumido.

Os pimentões vermelhos e amarelos são os frutos já maduros. . Têm sabor mais suave e adocicado e polpa mais gorda, por isso, mais indicados para serem  assados.

Page 24

É da  família das Solanáceas, que são plantas arbustivas, como por exemplo a batata, o tomate e jiló.

É rico em vitaminas C e, quando maduros, em A também. São excelentes fontes de ferro, cálcio e fósforo. Possuem pouquíssimas calorias e aceleram a cicatrização.

Previnem a arteriosclerose, controlam o colesterol, evitam hemorragias, aumentam a resistência física, combatem alergias e previnem a formação de hemorróidas…

Convencido? Então toma nota aí do que você vai precisar:

Page 30

INGREDIENTES:
3 pimentões grandes amarelos, ou 1 verde, 1 amarelo e 1 vermelho
3 dentes de alho descascados
1/2 xícara de azeite de oliva extra virgem
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
pimenta do reino a gosto, 1/2 colher de chá de páprica picante,  sal a gosto

Page 1

COMO ASSAR:

Lave e seque bem os pimentões

Você poderá prepara-los no forno, mas eu prefiro  na frigideira, na boca do fogão, acho mais  fácil e muito mais gostoso.

Em uma  frigideira teflon, fogo médio/baixo coloque os pimentões lavados e inteiros

Page 4A cada 10 minutos vire os pimentões

Page 5Vire de todos os lado e siga virando, deixando  os lados queimadinhos.

Page 6

Após 30-40 minutos, os pimentões  estarão com todos os lados queimados e levemente murchos.

Pressione com uma faca, colher ou espátula, amassando a fim de que, caso alguma parte irregular não tenha sido queimada pela chapa, possa encostar e queimar.

Page 7Faça o teste, tente retirar a pele do pimentão, se sair fácil, está pronto!  Desligue o fogo.

Page 8Depois de assado, a pele do pimentão sai super fácil, mas sempre tem um cantinho do pimentão que não ‘queimou’ na chapa quente e insiste em não  descolar.  Por isso,  após retirar os pimentões da frigideira, coloque-os   numa travessa ou prato e tampe com  plástico filme, espere amornar – cerca de 10min. Ou, então, coloque-os em um pote  de plástico fechado  até que esfriem um pouco.

Tire o plástico filme e remova a pele

Page 9A pele queimadinha do pimentão se desprende da polpa facilmente.

Page 10

Com uma faca retire a parte de cima do talo e puxe para retirar as sementes

Abra os pimentões e retire de dentro as sementes que ficaram, e certifique-se de ter tirado toda a pele por fora dos pimentões.

Page 11Ao limpar os pimentões assados, você vai observar que dentro dele, se formou uma ‘água’, não a despreze, ela dará um sabor de ‘assado’ super especial. Junte essa água, livre das sementes aos pimentões já limpos.

Outra dica de sabor é nunca, jamais pensar em  lavar os pimentões em  água corrente. Eles deverão ser limpos da pele e das sementes sem  serem passados em água. Dá um pouco mais de trabalho para limpar, é verdade,  mas faz TODA a diferença de sabor. O fato de não lavar  vai manter um ou outro queimadinho do pimentão e garantir   o gosto de assado!

Com as mãos mesmo, se preferir use uma faca, corte-os em tiras.

Page 12E nosso pimentão assado está prontinho para ser temperado e usado, em várias preparações, como por exemplo massas, pizzas, na salada, recheio de torta, de panquecas, preparar patês…

Page 13

COMO TEMPERAR:

Tempere com sal, pimenta do reino, páprica picante a gosto. Coloque 1/2 xícara de azeite de oliva extra virgem e 3 colheres de sopa de vinagre balsâmico.

Page 19Amasse 4 dentes de alho descascados e cru

Page 20Misture.

Leve a um tupperware.

Page 25Tampe e leve a geladeira,   por  pelo menos 12 horas antes de servir para apurar o sabor.

Se cobertos pelo azeite eles duram bem na geladeira por 2 semanas. Mas você ainda  poderá congela-los, aí esse tempo aumenta para 3 meses.

Page 26E enquanto assados … humm … o cheirinho  que  invade a casa da gente, é uma delicia!

Page 33saborossísimo, bem carnudo, DIVINO!

Page 34Experimenta e compartilha conosco suas experiências, aqui por mensagem, ou lá no facebook ou então no insta através da hashtags #montaencanta

Page 35

Pimentão Assado

Obrigada pela companhia, até a próxima receita e um beijão para você Rosi Seligra

Tempo de preparo: 15-20 minutos

Tempo de frigideira: 30-40 minutos

Rendimento: 6 porções

3 comments on “Pimentão Assado

  1. ,deliciosa sua receita.usei para temperar minha salada de berinjela .ficou muito,muito boa.
    Obrigada Rosi

  2. Costumo fazer essa receita, queimando o pimentão na chama do fogão, no espeto do churrasco. Parece que dá no mesmo e é bem mais rápido. Vale experimentar.

    • Olá Lais, 😉 Obrigada por compartilhar sua experiência conosco e um beijão p vc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *