Bolo indiano receita original com canela !

Por favor faça login or somente cadastrados podem curtir posts.
Video
O bolo indiano é um pouco diferente pois é feito com farinha de rosca e canela.  Isso garante uma textura mais leve e  um bolo bem aromático, a casa inteira fica perfumada. Além do perfume, a canela  empresta sua cor e o bolo fica com um bronze lindo de se ver, nesse dia fiz  com meu filho caçula Miguel  e vale conferir!

bolo indiano

INGREDIENTES:
bolo:

  • 6 ovos
  • 1 ½ xícara de açúcar
  • 1 ½ xícara de farinha de rosca
  • 1/3 de xícara de óleo, +ou- 90ml
  • 1 colher de sobremesa de fermento em pó
  • 1 colher de chá de canela em pó

*xícara medidora de 240ml e forma redonda de 28/30cm

recheio:

  • 1 lata de leite condensado, 395g
  • 1 gema
  • 2 colheres de sopa de manteiga

COMO FAZER BOLO INDIANO:

Em primeiro lugar pré aqueça o forno na temperatura máxima  e unte com óleo e farinha de trigo (usei desmoldante) uma forma redonda com 28cm.

Então separe as claras das gemas e na tijela da batedeira bata somente as claras (6 claras) até o ponto de neve.

Depois reserve as claras em um prato e na mesma tijela da batedeira (não precisa lavar) coloque as 6 gemas com 1 ½ xícara de açúcar em uma batedeira até misturar bem e virar um creme amarelo clarinho.  (veja video).

Agora adicione 1 ½ xícara de farinha de rosca, 1/3 de xícara de óleo e a canela e bata até formar uma massa homogênea.

Por ultimo junte as claras batidas em ponto de neve e 1 colher de sobremesa de fermento em pó e incorpore aos poucos na massa do bolo com a batedeira na velocidade mínima.

Por fim verta a massa em uma forma untada de 28cm, leve ao forno pré-aquecido e nesse momento abaixe a temperatura para 190ºC por aproximadamente 40 minutos ou até a casa inteira ficar cheirando a bolo.

Faça sempre o teste do palito: espete um palito limpo e seco no centro do bolo, se o mesmo sair limpo está pronto, senão deixe por mais 5 ou 10 minutos até o palito sair limpo.

bolo indiano

Espere o bolo amornar e então  desenforme e  enquanto o bolo assa aproveite para fazer o recheio:

Então em uma panela com o fogo baixo, coloque 1 lata de leite condensado, 1 gema peneirada e 2 colheres de sopa manteiga e mexa devagar até desgrudar do fundo, desgrudou desligue o fogo, o ponto deve ser o de um brigadeiro de colher.

Depois corte o bolo ao meio e adicione metade do recheio (quente mesmo) entre as duas partes e adicione o restante do recheio como cobertura e finalize polvilhando canela em pó e bom apetite!

Se você gostou,  talvez queira  acompanhar outras receitas como esta, pelo instagram em tempo real.   Então vem com a gente AQUI, vem ficar  pertinho.

bolo indiano

Agora antes de ir embora, vale a pena dar uma olhada nestas outras receitas de bolo   AQUI, um mais gostoso que a outro!

Obrigada e até a próxima, Natalia Posses

Deixe uma resposta