Charuto de repolho árabe é gostoso demais!

Please log in or register to like posts.
News
charuto de repolho árabe
Charuto de repolho árabe, com folhas tenras de repolho com recheio de carne moída e arroz juntos e bem temperados.  Receita de família,  saudável, para lá de gostosa além de fácil de fazer. Inspirada nos charutos de repolho que a  minha vó fazia. Minha abuelita Maria que não era libanesa nem tampouco árabe, era espanhola, mas que  aprendeu com uma amiga libanesa no navio que a trouxe para o Brasil,  há mais  de cinquenta anos atrás.

charuto de repolho árabe

INGREDIENTES: 

  • 500g de carne moída da sua preferência (usei patinho)
  • ½ de xícara de chá de arroz agulinha
  • 2 colheres de sopa de shoyo
  • 2 colheres de sopa de tahine (opcional)
  • uma colher de café de molho de pimenta (opcional)
  • 2 colheres de sopa  de manteiga
  • 1 xícara de chá de cebolinha fresca ou congelada
  • 18 folhas de repolho  (1 maço)
  • suco de 1 limão tahiti
  • 1 lata de tomate pelado italiano
  • água fervente
  • sal e pimenta do reino a gosto

COMO FAZER CHARUTO DE REPOLHO:

Em primeiro lugar lave separe as folhas de repolho do maço. Depois  lave-as em água corrente e  reserve.

Agora  em uma tijela grande coloque  500g de carne moída (da sua preferência),  2 colheres de sopa  de molho de shoyo, 1 colher de café de molho de pimenta (opcional),   sal e pimenta do reino a gosto. Nessa hora junte também  2  colheres de sopa  de manteiga, ½ xícara de chá (120g) de arroz agulinha, 2 colheres de sopa de tahine e 1 xícara de chá de cebolinha fresca.

Então  misture tudo muito bem, e nessa hora é melhor misturar com a mão mesmo, porque incorpora melhor os temperos e reserve.

Agora  com ajuda de um colher de sopa peque uma porção de carne  e coloque  sobre a folha de repolho crua (não é preciso aferventar  antes)

Depois enrole formando os charutinho e leve a panela.

Nesse momento é melhor contar quantas folhas de repolho você tem no maço e porcionar a carne dividindo entre as folhas.  Por exemplo,  se você tem 15 folhas de couve divida a carne em 15 porções. Caso tenha 18 folhas divida  a carne em 18 porções também.

charuto de repolho árabe

charuto de repolho árabe

Agora faça charutinho com toda carne e folhas, a medida que você vai colocando os charutos na panela, um servirá de apoio para o outro (assim eles não abrem).

Se por acaso, no momento de enrolar, alguma folha quebrar, não tem problema, é só terminar de enrolar assim mesmo, levar para panela que dá certo também.

Por fim coloque o suco de 1 limão tahiti, 1 lata de tomate pelado italiano e  cubra com água fervente.

Por ultimo  tampe e deixe cozinhar por 30 minutos ou até o caldo quase secar, o arroz cozinhar,  sirva com cebolinha fresca e azeite e bom apetite!

Se você gostou,  talvez queira  acompanhar outras receitas como esta, pelo instagram.   Então vem com a gente AQUI,  vamos  ficar juntos.

charuto de repolho árabe

Antes de ir embora, vale a pena dar uma olhada neste Charuto de couve   AQUI  , aperta o play.

Obrigada e até a próxima,  Rosi Seligra

 

Deixe uma resposta