Instagram Massa e Risoto Peixe e Frutos do Mar Risoto

Camarão ao molho de queijo com risoto e hasselback

0
Please log in or register to like posts.

Camarão ao molho de queijo com risoto cremoso e batata hasselback assada na air fryer é sofisticado e muito gostoso. A apresentação é linda e ele é  fácil  de fazer. Antes de tudo a gente coloca a batata para assar, pois é ela que demanda maior tempo. Depois a gente faz o risoto  e enquanto o risoto cozinha a gente grelha os camarões, perfeito para aqueles dias que a gente quer arrasar e impressionar na cozinha, além de comer muito bem 😉

camarão ao molho de queijo

camarão ao molho de queijo e risoto cremoso

INGREDIENTES:

CAMARÃO:

  • 1k de camarão rosa médio/grande limpo sem casca
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • suco de 1 limão siciliano ou tahiti
  • fio de azeite para grelhar os camarões
  • 3 ou 4 dentes de alho amassados
  • 3 ramos de alecrim
  • ¼ de xícara de chá de vinho branco e seco
  • 500ml de creme de leite fresco
  • 200g de queijo que derrete da sua preferência (como: brie ou camembert, gouda, gruyere …)

RISOTO CREMOSO:

  • 1 xícara de chá de arroz arbóreo
  • 3 xícaras de chá de  caldo de legumes ou 1 tablete de caldo de legumes
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 cebola média picada em cubos pequenos e regulares,, brunoise
  • fio de azeite
  • 1/4 de xícara de chá de vinho branco e seco
  • sal a gosto
  • uma colher de sopa de manteiga gelada
  • 100g de parmesão ralado
  • 100g de queijo muzarela

BATATA HASSELBACK:

  • 5 ou 6 batatas médias com casca cortada em lâminas fininhas, sem ir até o fim, afim de que a batata permaneça inteira, com as lâminas unidas entre si. (veja o video)
  • 5 dentes de alho inteiros e com casca, amassados com a ponta da faca. (um para cada batata)
  • sal marinho e pimenta do reino a gosto
  • quanto baste de azeite
  • 5 ramos de alecrim (um para cada batata) ou salsa ou qq outro tempero da sua preferência
camarão ao molho de queijo
servido já empratado e em porção individual

COMO FAZER CAMARÃO COM CREME DE QUEIJO E RISOTO CREMOSO:

CAMARÕES: Comece pela batata pois ela é que demanda mais tempo. Veja AQUI como fazer.
Depois tempere os camarões limpos (sem casca e sem cabeça) com sal e pimenta do reino e o suco de 1 limão siciliano ou tahiti e reserve.

Quando a batata estiver quase pronta a gente começa a fazer o risoto. E enquanto o risoto cozinha a gente aproveita para grelhar os camarões.

RISOTO CREMOSO: Então em uma panela coloque um fio de azeite e 1 colher de sopa de manteiga. O azeite entra só para evitar que a manteiga queime.  Logo depois junte a cebola picada e deixe refogar por 2 minutos ou até que ela fique translúcida.

Em seguida acrescente 1 xícara de chá de arroz arbóreo.  Então refogue o arroz até que todos os grãos fiquem envoltos na gordura.

Em seguida coloque ¼ de xícara de chá de vinho branco e seco e refogue até o vinho evaporar e o arroz secar novamente.

Por fim acrescente o caldo, aos poucos, cerca de 1 xícara por vez (total de 3 xícaras de caldo). Mexa, misturando, aliás mexa sempre por qualquer motivo. Isso porque, ao mexer, o amido desprende do arroz e dá ao risoto uma consistência cremosa, como dizem os italianos ‘all’ onda’.

camarão ao molho de queijo e risoto cremoso

Assim que o caldo evaporar junte mais uma xícara e siga assim até completar 3 xícaras de caldo no total.
O risoto leva entre 12 a 15 minutos de cozimento e o grão deve estar cozido porém ainda oferecer uma certa resistência ao dente. O risoto deve conter caldo, um caldo cremoso e jamais fluido como uma sopa. (Veja o video)

Por ultimo e com o fogo já desligado junte 1 colher de sopa de manteiga e 100g de parmesão ralado e 100g de queijo muzarela e sirva a seguir.

camarão ao molho de queijo
camarões salteados com alecrim
camarão ao molho de queijo e risoto cremoso

CAMARÃO AO MOLHO DE QUEIJO: Agora em uma frigideira larga coloque 1 fio de azeite, espera aquecer e junte o camarão aos poucos. Assim ele não forma água, não resseca, fia suculento e sela ao invés de cozinhar.

Então salteie os camarões por 3 ou 4 minutos e quando ele começar a esbranquiçar nas laterais é o momento  de virar e saltear do outro lado por mais 2 minutos. (veja o video)

Depois reserve e na mesma frigideira (sem lavar) acrescente mais um fio de azeite e grelhe outra parte do camarão e siga assim até que todos os camarões estejam grelhado. Ah não se esqueça dos ramos de alecrim (inteiros) , eles dão um sabor super especial.

Por ultimo (sem lavar a frigideira) coloque mais um fio de azeite e 3 ou 4 dentes de alho amassado. Então doure por 1 ou 2 minutos, (cuidado para não escurecer o alho, senão ele amarga). Em seguida devolva todos os camarões para a frigideira misture a fim de que eles recebam o sabor do alho.

camarão ao molho de queijo e risoto cremoso

Agora reserve novamente os camarões, retire os ramos de alecrim e tampe para conservar o calor. Então deglaceie a frigideira com¼ de xícara de chá de vinho branco e seco.

Depois acrescente o creme de leite fresco e o queijo da sua preferência. O importante é que o queijo derreta, eu usei o queijo muzarela que não derrete e não ficou tão cremoso como deveria. (Veja o video e não cometa o mesmo erro que eu).

Por fim misture e assim que o creme encorpar está pronto desligue o fogo e está pronto para servir.

camarão ao molho de queijo
servido na travessa, tamanho familia
camarão ao  molho de queijo e risoto cremoso

MONTAGEM: Agora você tanto pode montar em uma travessa para toda família, quanto em porções individuais e servir já empratado.
Então coloque uma porção do creme de queijo no fundo do prato, sobre esse creme coloque o risoto cremoso e sobre ele 4 camarões por pessoa.

Agora ao lado acomode uma batata hasselback. Por ultimo decore com fio de creme balsâmico (comprei pronto) que dá uma acidez deliciosa ao prato .

Ou ainda,  se preferir um fio de tarê (comprei pronto) , para  um toque adocicado. São propostas diferente de finalização mas ambas  deliciosas e bom apetite!

Se você gostou desta receita com certeza vai gostar de  nos  acompanhar  pelo instagram.   Então vem com a gente, ver as receitas no  STORY em tempo real, AQUI,  vem  vai? vem ficar juntinho da gente!

camarão ao molho de queijo

Antes de ir embora, vale a pena dar uma olhada nestas outras receitas com camarão   AQUI 

Obrigada e até a próxima receita,  Natalia Posses e Rosi Seligra

Molho de tomate com linguiça fresca e folhas de sálvia
Batata Hasselback na air fryer leva a metade do tempo!