Batata Dia a dia Instagram Light (dia a dia) sem glúten Vegetariana

Batata Hasselback na air fryer leva a metade do tempo!

0
Please log in or register to like posts.

Batata Hasselback é assada e o resultado é meio batata assada, meio batata frita ao mesmo tempo, pois  ela fica crocante por fora e macia por dentro, humm. Como a batata é cortada em lâminas finas o tempero consegue penetrar no centro. E essa junção de temperos com o crocante e o macio é alucinante de bom. Eu arrisco dizer que é uma das batatas mais gostosas que eu já comi nos últimos tempos.

batata hasselback

Além de muito, mas muito fácil de fazer, porque ela é assada na air fryer, bem pá pum de fazer mesmo. Mas é claro que você também pode fazer no forno, caso preferir. A única diferença é o tempo do preparo. As batatas hasselback preparadas na air-fryer levam em média a metade do tempo do que ao forno e lembrando que esse tempo pode variar conforme a air-fryer e o forno de cada um. Abaixo segue os dois modos de fazer e ambos ela fica deliciosa.

Como curiosidade as Batatas Hasselback (ou Batata à la Hasselbacken) foram criadas pela primeira vez na década de 50 em um restaurante chamado Hasselbacken em Estocolmo, na Suécia, de onde o nome se originou.

INGREDIENTES:

  • 5 ou 6 batatas médias com casca cortada em lâminas fininhas, sem ir até o fim, afim de que a batata permaneça inteira, com as lâminas unidas entre si. (veja o video)
  • 5 dentes de alho inteiros e com casca, amassados com a ponta da faca. (um para cada batata)
  • Sal marinho e pimenta do reino a gosto
  • Quanto baste de azeite
  • 5 ramos de alecrim (um para cada batata) ou salsa ou qq outro tempero da sua preferência

batata hasselback
COMO FAZER BATATA HASSELBACK NA AIR FRYER (ou forno):

BATATAS: Em primeiro lugar lave as batatas em água corrente e depois seque-as com um pano ou papel absorvente.
COMO CORTAR: Depois com ajuda de uma faca afiada, corte em lâminas finas (veja o video) sem ir até o fim, a fim de que a batata permaneça inteira. (veja o video)
COMO TEMPERAR: Agora é só temperar com sal marinho, pimenta do reino, azeite, alhos inteiros com casca e amassados com o cabo da faca e raminhos de alecrim. Use para cada batata um dentre de alho e um ramo de alecrim. Lembre-se sempre de besuntar o alecrim no azeite, assim ele não queima na hora de assar (essa dica vale ouro)

batata hasselback
VARIAÇÃO DE TEMPERO: Neste preparo eu usei azeite, mas você também pode variar com manteiga derretida (ou ghee) . Optei pelo azeite porque eu acho que ele combina muito com o alecrim e alho, mas adoro variar com manteiga derretida. Isso porque ela da um toque amanteigado no centro muito gostoso também. Quando faço com manteiga, gosto de amassar o alho e mistura-lo com a manteiga derretida com salsinha picada e outro tempero que você preferir. Ela também fica deliciosa assim e aqui você já tem de brinde mais uma variação da mesma receita. 😉

batata hasselback

AIR FRYER: Por fim leve as batatas no cesto da air fryer pré aquecida em temperatura média 175ºCelsius por 3 minutos. Depois ainda em temperatura média, afim de que elas cozinhem por dentro e ao mesmo tempo que assem por fora cozinhe as batatas por 20 minutos. Depois abra o cesto e regue com um pouco mais de azeite (ou manteiga) assim elas não ressecam. Então feche o cesto e deixe assar novamente por mais 20 minutos ou até você perceber que elas estão macias por dentro e douradas e crocantes por fora.
FORNO: Mesmo preparo, só que ao invés de levar na air-fryer você coloca em uma assadeira no forno a 220° Celsius por 1he30minutos ou até você perceber que elas estão crocantes por fora e macias por dentro.

Se você gostou desta receita com certeza vai gostar de  nos  acompanhar  pelo instagram.   Então vem com a gente, ver as receitas no  STORY em tempo real, AQUI,  vem  vai? vem ficar juntinho da gente!

batata hasselback

Antes de ir embora, vale a pena dar uma olhada nestas outras receitas com batata   AQUI.

Nesse dia nós fizemos para acompanhar um camarão ao molho de queijo delicioso veja a receita, AQUI. 

Obrigada e até a próxima receita,  Natalia Posses e Rosi Seligra

 

 

Camarão ao molho de queijo com risoto e hasselback
Bolo de cenoura mesclado com ganache de chocolate