Polvo à provençal, um clássico! receita original

Please log in or register to like posts.
News
polvo à provençal
Polvo à provençal, a maneira clássica de fazer, simples pedaços macios e saborosos de polvo cozido, depois grelhado no azeite com alho e salsinha,  é simples de fazer e dos Deuses, tanto pode ser servido como entrada ou prato principal.

INGREDIENTES:

  • 1 polvo inteiro (um kilo ou um pouco mais)
  • 1 cebola cortada em 4 partes
  • 10 dentes de alho picados em cubinhos ou amassados no amassador de alho
  • ¼ de xícara de chá de água
  • 1 limão siciliano ou 1/2 Tahiti
  • ¼ de xícara de chá de azeite
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 50g de manteiga
  • Salsinha picada

MODO DE PREPARO POLVO À PROVENÇAL:

Em primeiro lugar, lave bem o polvo, para tirar a areia que fica nos gominhos dos tentáculos dele. Depois tempere-o com sal e pimenta do reino a gosto.

Então cozinhe o polvo inteiro com 1  cebola descascada,  cortada em 4 partes e crua,   por 10 ou 15 minutos na panela de pressão. Esse tempo varia de panela para panela, o polvo deverá estar cozido e macio sem estar desmanchando. (espete-o com uma faca para se certificar que está macio)

Assim que o polvo estiver macio, corte os em pedaços (veja a foto)  e reserve. (despreze a celoba)

Agora em uma frigideira larga doure 1o dentes de alho picado ou amassado em bastante azeite de oliva e manteiga, cuidado para o alho não amargar senão ele estraga o prato, ele deverá ficar num tom amarelinho claro, antes de ficar amarelo escuro.

Então reserve o alho e mantenha o azeite e a manteiga derretidos na frigideira, porque é neles que vamos dourar os tentáculos. Assim que colocar os tentáculos para fritar, esprema o suco de ½ limão tahiti ou (1 limão siciliano), quando estiver no ponto, volte com o alho e misture tudo.

Por ultimo despigue o fogo e com ele desligado junte a salsinha picada.

Agora é só servir com limão cortado e bom apetite!

Se você gostou, talvez queira  acompanhar outras receitas como esta, pelo instagram também.   Então vem com a gente AQUI, vem ficar  pertinho.

polvo à provençal

Antes de ir embora, vale a pena dar uma olhada nestas outras receitas de peixe e frutos do mar AQUI, uma mais gostosa que a outra!

Obrigada e até a próxima, Natalia Posses

Deixe uma resposta