Arroz Arroz e Feijão Dia a dia Massa e Risoto Verduras e Legumes

Arroz de Beterraba colorido, alucinante!

0
Please log in or register to like posts.
arroz de beterraba

Arroz de Beterraba, não tem gosto de beterraba!

Arroz de Beterraba. Um arroz colorido, nutritivo, saboroso e sem gosto de beterraba.  Aprovado  até por quem não come beterraba de jeito nenhum.  Uma ótima maneira de introduzir beterraba no dia a dia e aproveitar os benefícios  desta raiz roxa que contém potássio, magnésio, ferro, vitaminas A, B6 e C, ácido fólico, zinco, carboidratos, proteína e fibra solúvel.

arroz de beterraba

A receita surgiu para aproveitar as sobras da  Salada de Beterraba,  que fiz esta semana e só eu comi. Isso  porque aqui em casa, só eu gosto de beterraba.  O resto torce o nariz dizendo que tem gosto de terra doce.  A solução  foi este  arroz de beterraba. Simples de tudo de fazer, é liquidificar a beterraba já cozida e  levar para cozinhar junto com o refogado de arroz cru. O resultado? Alucinante, aprovado por todos,  com direito a repeteco  😉

INGREDIENTES:

  • 3 beterrabas médias
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 cebola cortada em cubos pequenos e regulares, brunoise
  • 1 xícara de chá de arroz agulinha
  • 2 xícaras de água fervendo
  • sal a gosto
  • raspas de limão tahiti a gosto

COMO FAZER ARROZ DE BETERRABA:

  1. Lave bem Coloque a beterraba na panela de pressão com água até cobrir. Tampe e assim que começar a apitar conte 35 minutos. Desligue o fogo, espere 10minutos até o vapor sair e então abra a panela. Espere amornar.
  2. Com ajuda de uma faca retire a casca da beterraba. Retirar a casca da beterraba com ela já cozida, facilita o trabalho.
  3. Corte a beterraba em 4 partes e liquidifique-as no mixer ou no liquidificador com 1/2  xícara de chá  de água. bata até ficar homogêneo. Reserve
  4.  Em uma panela pequena, fogo médio, coloque 1 colher de sopa de azeite com 1 cebola cortada em cubos pequenos e regulares, brunoise.  Deixe refogar por 2  minutos ou até a cebola ficar translúcida.   Acrescente 1 xícara de chá de arroz agulinha. Misture o arroz até envolver todos os grãos na gordura. Deixe refogar por 2 minutos. Refogamos os grãos, para minimizar o contato do amido com a água. A idéia é fazer uma ‘crosta’,  ao refogar o grão absorve menos água da cocção, ficando mais al dente. arroz de beterraba
  5. Junte as beterrabas batidas, tempere com sal a gosto  e complete com 1e 1/2 xícara de água fervente.  A a proporção é sempre de 1 para 2. Para um 1 xícara de arroz, 2 xícaras de líquido.
  6. Deixe destampado até começar a ferver, abaixe o fogo para mínimo e semi tampe após ferver. arroz de beterraba
    arroz de beterraba
  7. Lembre-se de não ficar mexendo, assim evitamos danificar os grãos evitando que eles soltem amido e grudem.
  8. O tempo de cozimento varia de grão para grão, de fogão para fogão e de panela para panela.
  9. Em geral 15 minutos + 10minutos de descanso, com a panela tampada são suficientes.
  10. Após 15  minutos, tampe  a panela desligue o fogo e deixe repousando por mais 10minutos, após esse repouso ele estará cozido e  ‘al dente’.
  11. Sirva a seguir com raspas de limão!arroz de beterraba
  12. Este ralador de limão é MARA, rala a casca em um segundo e tem excelente custo benefício! Utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha prática!

arroz de beterraba

Bom Apetite!

arroz de beterrabaarroz de beterraba

Obrigada e até a próxima, Rosi Seligra

 

  • Tempo de Preparo: 15min
  • Tempo de Cozimento: 15min
  • Rendimento: 2 porções
Cuca de leite condensado é gostosa e fácil de fazer!
Bolo de Maça com Casquinha Crocante de Canela