Arroz de Beterraba colorido, alucinante!

Please log in or register to like posts.
News
arroz de beterraba

Arroz de Beterraba, não tem gosto de beterraba!

Arroz de Beterraba. Um arroz colorido, nutritivo, saboroso e sem gosto de beterraba.  Aprovado  até por quem não come beterraba de jeito nenhum.  Uma ótima maneira de introduzir beterraba no dia a dia e aproveitar os benefícios  desta raiz roxa que contém potássio, magnésio, ferro, vitaminas A, B6 e C, ácido fólico, zinco, carboidratos, proteína e fibra solúvel.

arroz de beterraba

A receita surgiu para aproveitar as sobras da  Salada de Beterraba,  que fiz esta semana e só eu comi. Isso  porque aqui em casa, só eu gosto de beterraba.  O resto torce o nariz dizendo que tem gosto de terra doce.  A solução  foi este  arroz de beterraba. Simples de tudo de fazer, é liquidificar a beterraba já cozida e  levar para cozinhar junto com o refogado de arroz cru. O resultado? Alucinante, aprovado por todos,  com direito a repeteco  😉

INGREDIENTES:

  • 3 beterrabas médias
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 cebola cortada em cubos pequenos e regulares, brunoise
  • 1 xícara de chá de arroz agulinha
  • 2 xícaras de água fervendo
  • sal a gosto
  • raspas de limão tahiti a gosto

COMO FAZER ARROZ DE BETERRABA:

  1. Lave bem Coloque a beterraba na panela de pressão com água até cobrir. Tampe e assim que começar a apitar conte 35 minutos. Desligue o fogo, espere 10minutos até o vapor sair e então abra a panela. Espere amornar.
  2. Com ajuda de uma faca retire a casca da beterraba. Retirar a casca da beterraba com ela já cozida, facilita o trabalho.
  3. Corte a beterraba em 4 partes e liquidifique-as no mixer ou no liquidificador com 1/2  xícara de chá  de água. bata até ficar homogêneo. Reserve
  4.  Em uma panela pequena, fogo médio, coloque 1 colher de sopa de azeite com 1 cebola cortada em cubos pequenos e regulares, brunoise.  Deixe refogar por 2  minutos ou até a cebola ficar translúcida.   Acrescente 1 xícara de chá de arroz agulinha. Misture o arroz até envolver todos os grãos na gordura. Deixe refogar por 2 minutos. Refogamos os grãos, para minimizar o contato do amido com a água. A idéia é fazer uma ‘crosta’,  ao refogar o grão absorve menos água da cocção, ficando mais al dente. arroz de beterraba
  5. Junte as beterrabas batidas, tempere com sal a gosto  e complete com 1e 1/2 xícara de água fervente.  A a proporção é sempre de 1 para 2. Para um 1 xícara de arroz, 2 xícaras de líquido.
  6. Deixe destampado até começar a ferver, abaixe o fogo para mínimo e semi tampe após ferver. arroz de beterraba
    arroz de beterraba
  7. Lembre-se de não ficar mexendo, assim evitamos danificar os grãos evitando que eles soltem amido e grudem.
  8. O tempo de cozimento varia de grão para grão, de fogão para fogão e de panela para panela.
  9. Em geral 15 minutos + 10minutos de descanso, com a panela tampada são suficientes.
  10. Após 15  minutos, tampe  a panela desligue o fogo e deixe repousando por mais 10minutos, após esse repouso ele estará cozido e  ‘al dente’.
  11. Sirva a seguir com raspas de limão!arroz de beterraba
  12. Este ralador de limão é MARA, rala a casca em um segundo, eu comprei na Bangook  aqui e tem excelente custo benefício! Utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha prática!

arroz de beterraba

Bom Apetite!

arroz de beterrabaarroz de beterraba

Obrigada e até a próxima, Rosi Seligra

 

  • Tempo de Preparo: 15min
  • Tempo de Cozimento: 15min
  • Rendimento: 2 porções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *