Purê três batatas, cenoura, baroa e inglesa juntas!

Please log in or register to like posts.
News
purê três batatas

Purê três batatas, rústico! Com cenourinha, batata inglesa e mandioquinha (batata baroa). Repleto de sabor, bem colorido e nutritivo. As batatas recebem cortes diferentes assim podem ser cozidas juntas e ao mesmo tempo na mesma panela, sem bagunça na cozinha.  Prático e muito gostoso. A idéia é amassar com o garfo para ter um purê mais rústico (bom para escondidinho) mas nada impede que você use o mixer para obter  um purê bem aveludado! Ao gosto do freguês!

purê de batata

INGREDIENTES:

  • 1 cenoura grande
  • 2 batata inglesa grandes
  • 3 mandioquinhas (batata baroa)
  • 1 xícara de chá de água
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • quanto baste de leite integral
  • sal e pimenta do reino a gosto

COMO FAZER PURÊ TRÊS BATATAS:

  1. Comece lavando as batatas em água corrente.
  2. Com ajuda de um descascador de legumes ou faca, retire a pele da cenoura, batata e mandioquinha.
  3. Corte a cenoura em rodelas finas. As batata em  4 partes. E as mandioquinhas em 3 partes.  Isso por que elas tem cozimentos diferentes, a cenoura por ser mais dura e levar mais tempo entra no fundo da panela e em tama menor, sobre as cenouras colocamos as batatas em 4 partes (cozimento médio) e a mandioquinha por último e em 3 partes por ser a mais fácil de cozinhar. Assim elas ficam cozidas e prontas ao mesmo tempo e em uma panela só.
  4.  Cubra as batatas com 1 xícara de água.
  5. Semi tampe a panela e deixe em fogo alto até a água ferver. Depois abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos ou até as batatas ficarem macias.  Espete o garfo, se estiver macio está boa. Se oferecer resistência deixe por mais 5 minutos ou até ficarem macias.
  6. Em uma peneira escorra a água do cozimento se houver. Volte as batatas para a mesma panela, coloque 1 colher de sopa de manteiga e com ajuda de um garfo ou amassador de legumes, dentro da própria panela vá amassando as batatas. A idéia aqui é obter um purê rústico, sem se preocupar com pequenos pedacinhos das batatas. Vá colocando o leite aos poucos até o ponto desejado, mais cremoso ou mais firme.
  7. Se você prefere um purê lisinho e bem aveludado, nesta hora, use o mixer e dentro da própria panela liquidifique as batatas. Veja aqui como fazer.

purê três batatasBom Apetite!

Neste dia fiz este purê três batatas para montar um escondidinho, usei menos leite deixando-o mais firme com boa estrutura, veja como fazer o  recheio de carne moída,  aqui.

Veja também como fazer este escondidinho,  aqui. 

Obrigada e até a próxima, Rosi Seligra

 

  • Tempo de Preparo: 15min
  • Tempo de cozimento: 15minutos
  • Rendimento: 3 porções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *