Feijão Branco com paio, receita espanhola! - Monta Encanta

Feijão Branco com paio, receita espanhola!

Por favor faça login or somente cadastrados podem curtir posts.
Video

Feijão Branco  dos Deuses!

Dá para variar o menu do dia a dia com  o Melhor  Feijão Branco da vida! Feito com um pedaço  de bacon e outro de paio. Você sabia que são mais de 40 tipos de feijão  no Brasil? Pois é, com essa variedade  toda,  não tem por que a gente ficar só com o  carioquinha.  Dá para variar o menu do dia a dia com  o Melhor  Feijão Branco da vida! Feito com um pedaço  de bacon e outro de paio.

A receita é espanhola, cozinhamos o feijão branco no caldo já temperado e com o  bacon e paio, assim ele absorve todo o sabor dos  temperos e sucos das carnes. Resultado?  Feijão com muito mais sabor.  Outra dica é finalizar com 1 dente de alho cru e por fim  tempera-lo com azeite e vinagre  na hora de servir. Fica dos Deuses!  O alho cru, dá um sabor inebriante,  temperado como salada  e servido bem quentinho como feijão,  alucinante de tão bom! Como fazem os espanhóis, a moda da minha abuelita querida.

E é bem fácil fazer feijão, pode não ser lá muito rapidinho, mas feito em casa é outra história e vale a pena cada segundo gasto no preparo.

INGREDIENTES Feijão Branco:

  • 1 xícara de feijão branco
  • 2 xícaras de água
  • 1 fio de óleo
  • 150g de bacon em cubos médios/pequenos
  • 1 paio em cubos
  • 4 dentes de alho descascados e amassados
  • 2 folhas de louro
  • 1 colher de sopa de colorau em pó
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • vinagre e azeite na hora de servir a gosto
  • ¼ de xícara de chá de cebolinha fresca a gosto na hora de servir

Veja COMO FAZER Feijão Branco:

  1. DEMOLHA: No dia anterior coloque 1 xícara de feijão branco.  Lave-o em água corrente e escorra-o em uma peneira. Transfira os grãos para um bowl e cubra-os com o dobro de água, ½ litro. Se algum grão boiar, descarte. No dia, escorra a água da demolha, desprezando-a  e lave os feijões em água corrente. Reserve.  Caso você não tenha deixado de molho no dia anterior, deixe-o de molho por 2 horas e despreze a água ou faça a demolha no micro.
  2. DEMOLHA NO MICRO: Dá para antecipar esse processo colocando o feijão em um bowl com o dobro de água, ½litro  e levando-o ao micro ondas por 20 minutos em potência alta. Escorra, desprezando essa água da demolha e lave em água corrente. Reserve
  3. Por que deixar de molho? Quando deixamos o feijão  de molho, além de cozinhar mais depressa, desprezando a água da demolha, facilitamos a digestão e evitamos  gases, flatulências durante.
    O ideal é molho por 2 horas mas 60 minutos já são suficientes para a receita ficar mais leve, sempre dispensando a água da demolha.

    COMO COZINHAR o Feijão Branco:

  4. Direto na panela de pressão, coloque 1 fio de óleo, 150g de bacon em cubos médios/pequenos. Deixe por 5 minutos em fogo médio/alto ou até dourar de todos os lados e o bacon reduzir de tamanho.
  5. Junte 1 paio cortado em cubos. Misture e deixe por + 3 minutos ou até fritar e dourar. Acrescente 3 dentes de alho descascados e amassados, deixe o alho alourar por apenas 1 minuto. Reserve 1 dente de alho para o final do preparo.
  6. Coloque 1 cebola cortada em cubos pequenos e regulares e deixe por 1 minuto, junte 2 folhas de louro e 1 colher de colorau em pó. Misture e deixe refogar por 1 minuto. Acrescente o feijão que ficou de molho, misture e deixe por 1 minuto.
  7. QUANTO DE ÁGUA? Coloque 2 xícaras de água fervente. Misture. Deixe para colocar o sal no final do preparo, uma vez que o bacon e o paio contém sal. Assim não corre o risco de salgar.
  8. Tampe a panela de pressão e deixe cozinhar em fogo baixo, por 40min.
  9. CUIDADO COM A PRESSÃO: Desligue e quando toda a pressão tiver saído, abra a tampa. Você pode colocar um garfo sob a válvula para acelerar o processo,  ou levar a panela para debaixo d’água, mas saiba que isso encurta o tempo de vida da borracha que trinca mais rapidamente com os choques de temperatura.

    DICA para o  GRÃO do  Feijão Branco:

  10. Abra a panela e verifique o grão, que deve estar inteiro mas cozido. Se ao abrir a panela o grão ainda estiver duro e meio cru tampe a panela novamente e deixe o feijão por mais 5 minutos. Isso por que o cozimento do feijão depende do grão. É melhor ir verificando o cozimento de tempo em tempo, assim ele não passa do tempo e não desmancha. Dica simples, que garante aquele grão inteiro, porém bem  cozido. 😉
  11. ENGROSSAR O CALDO: Deixe cozinhar em fogo baixo, sem tampa, por cerca mais 10 minutos ou até atingir  a consistência desejada.   Mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Desligue o fogo. Com o fogo desligado e na própria panela, junte 1 dente de alho amassado e reservado. Misture, experimente o sal e se necessário for acrescente sal a a gosto com pimenta do reino moída na hora e a gosto.

COMO SERVIR Feijão Branco:

Na hora ‘h’ de servir, tempere as porções individuais com gotinhas de vinagre e um fio de azeite. Sirva a seguir. Você também pode temperar todo o feijão com azeite e vinagre, direto na panela. Para isso, com fogo desligado,  tempere com  1 colher de sopa de vinagre e 2  colheres de sopa de azeite com ¼ de xícara de chá de cebolinha fresca picada.  Misture e sirva a seguir.

Bom Apetite!

Ah, experimenta também, variar com o Feijão Vermelho, receita aqui

Obrigada pela companhia, até a próxima Rosi Seligra

  • Tempo de Preparo: 20min
  • Tempo de demolha: 20min no micro ondas ou 4 h
  • Tempo de Cozimento:40min
  • Rendimento: 6 porções

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

13 comments on “Feijão Branco com paio, receita espanhola!

  1. Exatamente como eu faço só que eu coloco barriga de porco bem cortada. Acrecenta muito no sabor.

    • hummm Lolita, que delicia com barriga de porco! um beijo e obrigada por participar aqui conosco

  2. Eu faço exatamente assim porem coloco barriga de porco cortadinho que fica ainda mais delicioso.

  3. Fiquei com muita vontade de fazer! O vinagre é de que, álcool, maçã, tinto,…?

    Muito obrigado

    • Névio, vinagre de sua preferência, qq um. Gosto de usar o tinto e o de maça. Um beijão para você e obrigada por participar aqui conosco!

  4. As folhinhas picadas são cheiro verde? Salsa ou coentro? Em que momento são colocadas?

    • Olá Izabel é cebolinha fresca a gosto. Após desligar o fogo, junto com o azeite e vinagre a gente acrescenta cebolinha fresca picada! Um beijo

  5. Gostei muito!

    • Obrigada Marilice, por participar aqui conosco e um beijão para você! 😉

  6. Gente, aqui em casa só eu gosto de feijão branco, o marido não é chegado..rsss
    Faço ele como saladinha: tomate, pimentão e cebola bem picadinhos e tempero sem refogar com azeite, sal e cheiro Verde. É bom demais, rsrsrsr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *