Risoto de Brócolis, Alho e Ricota Defumada

Risoto Defumado de Brócolis ao Alho com Ricota

Please log in or register to like posts.
News

Risoto Defumado de Brócolis ao Alho com Ricota .  Cremoso como um bom risoto deve ser, com   grãos firmes – al dente.  Crocantes buquês de brócolis  ao vapor com alho frito e ricota defumada, que empresta sabor ao nosso arroz deixando um gosto insubstituível de defumado!

Bem prático de fazer, o caldo é feito na mesma hora que o  arroz. Técnica MARA do  chef italiano, Dario Rossera, proprietário do premiado restaurante Villa Verde. Ele,   generosamente compartilhou conosco, o segredinho do risoto, servido em seu restaurante.  Uma base incrivelmente saborosa e prática, onde o preparo e o caldo são  feitos juntos e ao mesmo tempo. Essa mesma base depois pode ser utilizada,  para inúmeras outras combinações, só dar asas a imaginação

Page 27

Não tem segredo, para atingir a perfeição, a melhor sugestão é a prática ! É praticando que a gente chega lá. Mas com algumas  dicas é possível acelerar o tempo e preparar um risoto para chef italiano nenhum botar defeito, bora lá?

 

INGREDIENTES:

  • 300g de brócolis congelado ou 1 maço de brócolis cozido ao vapor
  • 1 colher de sopa de alho crocante e frito no micro
  • 1 fio de azeite
  • 1 colher de sobremesa de manteiga
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 xícara de arroz arbóreo
  • 3 xícaras de água
  • 1 cebola média cortada em cubos uniformes e regulares, brunoise
  • 1 xícara de cenoura ralada
  • ½ xícara de salsão picado
  • 100ml de saque ou pinga ou vinho branco seco
  • 150g de ricota defumada, usei defumada e apimentada, mas a pimenta é opcional
  • 2 colheres de sopa de manteiga

COMO FAZER:

Mise em Place – Sempre antes de preparar qualquer prato na cozinha, leia antes os ingredientes e certifique-se de que você possui todos  e já os separe para serem usados em sua receita. É o famoso ‘mise em place -pronuncia-se “miz an plas”, isso ajuda  muito o trabalho, além de garantir o sucesso do  prato.

PRÉ PREPARO: Corte 1 cebola em cubos uniformes e regulares, brunoise.  Aproveite também para cortar o salsão em cubos bem pequeninos, cerca de 1/2 xícara de chá., veja aqui, como ter salsão sempre fresquinho. Rale 1 cenoura no ralador fino, cerca de 1 xícara de chá.  Reserve.

Rale 150g de ricota defumada, usei apimentada mas é opcional. Reserve

Page 7Lave o maço de brócolis em água corrente e separe os buquês, coloque-o em um bowl  de vidro, tampe e leve ao micro ondas.  Até ficarem al dente, cerca de 2-4 minutos, variando de micro para micro. Veja aqui como fazer.

Page 4Para o brócolis congelado, ignore o micro ondas, ele já vem pré cozido! Basta tempera-lo.

Tempere com sal, pimenta do reino, 1 colher de sobremesa de manteiga, 1 fio de azeite e 1 colher de sopa de alho picado torrado, você pode usar tanto o comprado pronto, ou preparar o seu em casa, no micro ondas, veja aqui.  Reserve.

Page 5

COMO FAZER:

Comece colocando um pouco mais de  3 xícaras de água – ou caldo de legumes – para ferver.

Enquanto isso … enquanto a água ferve.

Em uma panela de fundo grosso, as de ferro são ótimas para isso em fogo médio, coloque  uma colher de manteiga,  uma de azeite e refogue 1 cebola picada em cubos regulares  por 1-2 minutos, até  ficar translúcida.

Acrescente 1/2 xícara de salsão bem picadinho, deixe por 1 minutos,  junte 1 xícara de cenoura ralada, misture e deixe por mais 1 minuto.  Junte 1 xícara de arroz arbóreo e deixe até que os grãos estejam bem envoltos na gordura,  cerca de 2 minutos.

O salsão, a cenoura e a cebola, emprestam sabor e formam o caldo do risoto, junto e ao mesmo tempo, sem a necessidade prévia de preparar caldo caseiro de legumes 😉

Page 1

Junte 100ml de saquê seco. Mexa, misturando, aliás mexa sempre por qualquer motivo. ao mexer o amido desprende do arroz e dá ao risoto uma consistência cremosa, como dizem os italianos ‘all’ onda’: cremosa, ainda com caldo mas jamais fluida como uma sopa.

Então coloque as 3 xícaras de água, aos poucos,   a medida que o arroz for secando. Cerca de 1/2 xícara de cada vez, para que o arroz, embora sempre úmido não fique imerso no líquido.

Mexa com a colher do centro da panela para fora. Regule a chama do fogo para que o risoto borbulhe lentamente. Com esta base neutra de risoto, dá para compor inúmeros outros, só adaptar ao gosto do freguês ou disponibilidade da geladeira.

Page 9

Os cozinheiros italianos literalmente não se afastam da panela enquanto o risoto está sendo feito, mexendo sempre no começo e depois enquanto cozinha com menos frequência.  Esta técnica garante uma textura cremosa e um risoto perfeitamente cozido.

A proporção entre caldo e arroz,  será sempre  de:  para cada 1 xícara de arroz de  risoto, 3 xícaras de caldo.

O cozimento do arroz se dá cerca de 12-15 minutos, após colocar a primeira xícara de caldo. O grão deve estar  ‘al dente’, cozido porém deve oferecer resistência ao dente.

Page 2

Quando o risoto estiver quase pronto, cerca de 1-2 minutos antes de desligar, junte 1 colher de sopa de manteiga,  100g de ricota defumada e os buquês de brócolis temperados e reservados.

Reserve 50g da ricota defumada, para colocar sobre o prato pronto.

Experimente, se necessário for acrescente sal. tempere com pimenta do reino ralada na hora, a gosto.

Page 11Misture e é só servir!

Page 12Experimenta, risoto  é um dos pratos mais apreciados do mundo e também por nós aqui do Monta Encanta. Garanto que você vai se apaixonar!

Untitled

  • Tempo de Preparo: 10-15 min
  • Tempo de Cozimento: 15min
  • Rendimento: 2 porções

New Page

 

Salvar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *