Comidinhas Instagram Lado Leve Pão Pão salgado Pao sem lactose Salgadinhos Sem lactose

Pão de Queijo sem lactose surpreende de tão bom!

0
Please log in or register to like posts.

Pão de Queijo sem lactose, leva  mandioquinha na massa e  é ela que empresta o sabor e a cor amarelinha. Que além de muito gostoso ele ainda fica macio e  agrada a todos e não somente quem tem intolerância a lactose.  A textura lembra  o  pão de queijo  tradicional sem tirar nem por e vale experimentar!

Pão de Queijo sem lactose surpreende de tão bom!

INGREDIENTES:

  • ½ xícara de chá de água, 120 ml
  • uma xícara de chá de polvilho doce, 150 g
  • 1 xícara de chá de polvilho azedo, 150 g
  • sal a gosto
  • uma  xícara de chá de mandioquinha – 400 g
  • 1 colher de chá  de essência de queijo
  • 1/3 xícara de chá de óleo,  80 ml
  • uma  colher de sobremesa de orégano seco, opcional

COMO FAZER Pão de Queijo sem lactose:

Em primeiro lugar lave 400g de mandioquinha (batata baroa) em água corrente.

Depois leve a  mandioquinha, com casca e tudo,  para cozinhar na  água com sal a gosto,  até ficar macia. Então escorra-as bem  e amasse-as no amassador de legumes e reserve.

Pão de Queijo sem lactose surpreende de tão bom!

Logo depois  em  um copo grande  junte ½ xícara de chá de água , 120 ml + 1/3 xícara de chá de óleo – 80 ml. Então  aqueça no micro ondas em potência alta por 1 minuto. Lembre-se não precisa ferver, para não empelotar a massa, apenas aquecer. Para isso  ajuste o tempo do seu aparelho, para mais ou para menos, se necessário for e reserve.

Agora  uma tijela média, coloque 1 xícara de chá de polvilho doce  (150 g) , 1 xícara de chá de polvilho azedo (150 g), com 1 pitadinha de sal a gosto e misture.

Então  junte a água e o óleo mornos (aquecidos no micro ondas). E depois  misture com auxílio de uma  espátula ou colher,  até obter uma farofa grossa.

Depois   acrescente a mandioquinha amassada, nem muito quente, para não desandar a massa,  nem totalmente fria para não ficar difícil de incorporar.

Então sove  até que a massa fique homogênea, lisinha e sem os ‘grumos’ do polvilho. Ou até ela ficar  macia, fácil de trabalhar  e  descolar totalmente das mãos.

Agora só  falta moldar  em formato de bolinhas. a receita rende   bem, cerca de 35 unidades pequenas.  Mas lembre-se que  a quantidade exata vai depender sempre do tamanho da sua bolinha.

Pão de Queijo sem lactose surpreende de tão bom!

Pão de Queijo sem lactose

Por fim  leve as bolinhas em a uma forma untada com fio de óleo ou asse sobre um tapete de silicone um Silpat (ou papel manteiga)

Por último  leve ao forno pré aquecido a 200 graus. por 15-20minutos.  O Pão de queijo pede forno sempre bem quente. E o  ponto ideal é quando a superfície deixa de ficar brilhante, se torna opaca, perde  o brilho  e  ‘racha’.

Você ainda pode aromatizar a massa com  essência de queijo, cerca de  1 colher de chá  ou alguma usar uma erva seca de sua preferência,  como orégano. Muito embora eu acho que não precisa aromatizar, eles são deliciosos assim.

Também  pode rechear, com tofu por exemplo ou então ricota de castanhas ou ainda requeijão sem lactose. Ou ainda por  qualquer outro  recheio de sua preferência.
Pão de Queijo sem lactose surpreende de tão bom!

obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Bolinho de abobrinha e cenoura é de lamber os beiços!
Arroz à Jardineira é dos Deuses!
  1. Eu fiz com mandioquinha 1 vez, ficou bom, substitui a mandioquinha por inhame. Já é a terceira vez que faço com inhame, fica muito gostoso. O inhame aumenta a resistência e faz muito bem pra saúde.

  2. Rosi, o que vc chama de mandioquinha? É o aipim?