Arroz com berinjela e açafrão da terra

Por favor faça login or somente cadastrados podem curtir posts.
Video
Arroz com berinjela e açafrão da terra é uma maneira gostosa e fácil de variar o arroz. Ele  tanto pode ser servido  no dia a dia quanto numa ocasião especial. Ele também tanto pode ser feito com arroz agulinha (dia a dia ) quanto o arroz arbório (para receber) e de ambos os modos ele fica delicioso.  O preparo é bem rápido e otimizamos o tempo, enquanto a berinjela assa preparamos o arroz depois juntamos tudo e está pronto!

arroz com berinjela e açafrão

INGREDIENTES: 

  • 1 xícara de chá de arroz agulinha (ou arbóreo)
  • fio de azeite
  • 3 dentes de alho amassados
  • 1 colher de açafrão da terra
  • 2 xícara de chá de água fervente para o arroz agulinha ou 3 xícaras de chá de ou caldo de legumes  para o arroz arbóreo.
  • 2 berinjelas cortada em cubos
  • sal pimenta do reino
  • alecrim a gosto
  • 1 colher de sopa de páprica defumada

COMO FAZER ARROZ COM BERINJELA E AÇAFRÃO:

O preparo deste arroz bem amarelinho se faz em duas partes e enquanto

BERINJELA: Em primeiro lugar corte 2 berinjela em cubos, corte em fatias de 1cm no sentido do comprimento, depois corte as fatias em tiras de 1cm e por ultimo corte as tiras em cubos de 1cm.

Então leve os cubos no cesto da air fryer (ou em uma assadeira grande) e tempere com azeite, sal, pimenta do reino, alecrim e páprica doce a gosto. Depois misture bem com a ponta dos dedos a fim de que todos os cubinhos recebam  o tempero. Por ultimo leve a air fryer por 15 minutos em potencia máxima, retirando e mexendo o cesto algumas vezes, afim de que todos os cubinhos de berinjela assem por igual. Caso você esteja assando no forno, na metade do tempo e com ajuda de uma espátula mexa os cubinhos dentro da assadeira com o mesmo propósito e reserve. O resultado entre o forno e a air fryer é o mesmo, a diferença está no tempo, sendo que na air fryer aceleramos este processo.

arroz com berinjela e açafrão da terra

ARROZ: Enquanto isso, enquanto a berinjela assa aproveitamos para fazer o arroz, em uma panela coloque um fio de azeite e 3 dentes de alho amassados e doure por 1 minuto. Logo depois acrescente 1 xícara de chá de arroz agulinha (ou arbóreo) e 1 colher de sobremesa de açafrão da terra. Então  refogue por 1 minuto até que todos os grãos estejam envoltos na gordura. É importante refogar o açafrão porque assim intensificamos sua cor e sabor. Por fim tempere com sal e junte a água, 2 xícaras de água  (para o arroz agulinha)  ou vá adicionando o caldo de legumes   aos poucos para o arroz arbóreo.  Antes veja AQUI  outras receitas de risoto e dicas de como prepara-lo.  Depois deixe cozinhar  por 12 a 15 minutos ou até o arroz ficar macio.

MONTAGEM:  Agora é só juntar a berinjela assada ao arroz amarelinho, misturar e servir acompanhado de um ovo frito e  mandioquinha salteada com  cebola caramelizada.

Se você gostou,  talvez queira  acompanhar outras receitas como esta, pelo instagram em tempo real.   Então vem com a gente AQUI, vem ficar  pertinho.

arroz com berinjela e açafrão

Antes de ir embora, vale a pena dar uma olhada nestas outras receitas de arroz  AQUI,  e de risoto AQUI, uma receita mais gostosa  que a outra!

Obrigada e até a próxima,  Rosi Seligra

 

Deixe uma resposta