Pão Pão sem sova Salgado

Pão sem sova e assado na panela!

0
Please log in or register to like posts.
pao sem sova

Pão sem Sova para lá de gostoso!

Isso mesmo Pão sem Sova. Eu amo fazer pão, o pão caseiro é delicioso, mais saudável, e tem todo nosso carinho e amor, só pode ser melhor.  E tem mais uma coisa que eu adoro em fazer pão, ele é uma comida feita com paciência, não que seja trabalhoso, porque não é, mas precisa de tempo e de vontade. E  a cada etapa o prazer se multiplica…

Essa receita e alguma outras que uso fermento natural eu tirei do livro Pão Nosso do Luiz Américo Camargo, recomendo esse livro, ele é maravilhoso, gostoso de ler e muito bom para se apaixonar pela arte da panificação 😉  Espero ter te convencido a se aventurar por essa arte maravilhosa e para começar que tal um pão que não precisa de sova.

Esse pão é muito simples no preparo e é feito em uma panela que possa ir ao forno com tampa. Tendo em vista o tempo muito grande de fermentação sugiro que você faça de um dia para outro.

Pão sem sova

INGREDIENTES:

  • 360 g  (2 1/2 xícaras) de farinha de trigo.
  • 360 ml (1 1/2 xícara) de água.
  • 7 g (1 1/4 de colher de chá) sal.
  • 3 g (1 colher chá) de fermento biológico instantâneo.
  • Flocos de milho tipo Milharina e farinha de trigo integral para polvilhar.

COMO FAZER PÃO SEM SOVA:

  1. Em uma tigela grande coloque todos ingredientes, com exceção dos flocos de farinha de milho e da farinha integral, e misture bem, de fato não precisa sovar, mas todos os ingredientes devem estar muito bem misturados.
  2. A massa deve estar lisa.
  3. Cubra o recepiente com filme plástico e deixe descansar num armário ou forno apagado por 12 a 18 horas. Quando você abrir a massa vai estar linda super crescida.
  4. Em uma superfície com bastante farinha coloque a massa, que sim!!! vai estar grudenta e enfarinhada, com as mãos também enfarinhada sobre a massa sobre ela mesma, por duas vezes, depois forme como uma bola.
  5. Cubra com um pano sem pressionar e deixe descasar por 15 minutos.
  6. Passado os 15 minutos, ao lado dessa área de trabalho, abra o pano, e polvilhe a farinha de trigo integral e os flocos de molho, sem economia.
    pao sem sova
  7. Agora passe a massa de bola para esse pano, por isso bastante farinha, para não grudar. Para facilitar minha vida uso essa espátula de bolo, mas você pode usar o que achar mais fácil para transportar essa bola mole e grudenta.
  8. Dobre esse pano sobre a bola de forma que ela fique coberta e deixe descansar por mais 2 horas.
  9. Quando faltar 30 minutos para completar as 2 horas, preaqueça o forno à 220 graus.
  10. Forre a panela que possa ir ao forno com tampa com papel manteiga como eu. Ou unte com óleo e farinha de trigo integral, ou os dois, esse pão gruda mesmo, melhor prevenir.
  11. Passadas as duas horas, com o forno aquecido e a panela untada e forrada, pegue a bola por baixo do pano com as duas mão e coloque na panela.
  12. Coloque a tampa e leve ao forno, asse por 30 minutos, mas se você quiser uma casca mais dura, tire a tampa depois de 15 minutos.
  13. Fica tão lindo.pao sem sovapão sem sova

Retire do forno, verifique se o pão esta bem solto e retire-o da panela.  Coloque sobre uma grelha e deixe esfriar 🙂

pao sem sova monta encanta09

Esta proto seu pão maravilhoso e sem sova, agora só aproveitar.

pao sem sova monta encanta11

Ele dura até 4 dias se em local fresco e embrulhado em um pano.

pao sem sova monta encanta12

Mas eu gosto mesmo de comer quentinho no mesmo dia…Pão sem sova

Até a próxima.

pao sem sova

 

Beijo no coração.   Fabby Mello.

 

Brie en Croute, crocante por fora e cremoso por dentro!
Paleta Mexicana