Carne Massa Pastas Peixe e Frutos do Mar

Fideuá de Lulas em anéis, quase uma paella!

0
Please log in or register to like posts.

Fideuá de Lulas com macarrão risotado, saboroso!

Fideuá de lulas, parece uma paella, mas no lugar do arroz leva macarrão.  A fideuá, é da região de Valência, cidade onde nasceu a minha mama, e é ela quem faz o prato de hoje e nos dá todas as dicas de sua especialidade.

O fideuá é  risotado. Já experimentou fazer macarrão  risotado?

Ao invés de colocarmos o macarrão para cozinhar em água e sal, ele vai cru, direto para uma frigideira grande onde será cozido nos temperos e no caldo, como um risoto, daí o nome risotado.

E é aí onde começa a diferença de sabor, ao invés da massa absorver apenas água, ela absorve  os temperos, ervas e suco das lulas.  O resultado?  Uma fideuá  saborossíssima e super cremosa. Como ela é feita exatamente como um risoto, colocando caldo aos poucos e mexendo sempre,  o macarrão libera amido, deixando-o mais cremoso.

Page 9Fideuá de Lulas

O processo todo é muito simples, o tempo de preparo é rapidinho, mas o resultado … quanta diferença!  Muito mais sabor e muito mais cremosidade.

Bora lá? Então vem comigo,  preparar um delicioso fideuá de lulas.   O prato mais famoso da Espanha, depois da paella, receita autêntica, original própria de uma valenciana, Dona Mari, minha mama.

INGREDIENTES FIDEUÁ DE LULAS:

  • 500g de espaguete bem fininho grano duro
  • 1 k de lulas em anéis
  • 6 colheres de sopa de azeite extra virgem
  • 5 dentes de alho descascados e picados ou amassados
  • 1 cebola cortada em cubos pequenos e regulares, brunoise
  • 1 pacote de tempero paellero (Carmencita) ou similar ou substitua este tempero por: 1 colher de sobremesa rasa de colorau + 1 colher de sobremesa rasa de páprica doce + 1 colher de café rasa de açafrão da terra
  • 3 tomates cortados em cubos pequenos – com cascas e sementes, se preferir retire
  • 1/2 ou 1  pimenta dedo de moça picada sem sementes
  • 1 xícara de salsinha picada
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 l de caldo de peixe

INGREDIENTES PARA O CALDO DE PEIXE

  • 3-4  cabeças de peixe
  • 2 e 1/2 litros de água
  • 1 cebola média em cubos grandes
  • 1 cenoura em cubos grandes
  • 1 talo de alho poro em cubos grandes

Page 12PRÉ PREPARO FIDEUÁ DE LULAS:

Antes de preparar qualquer prato na cozinha, é bom  ler os ingredientes e certificar-se de que você possui todos  e separa-los para serem usados em sua receita

Comece pelo caldo de peixe, que é bem rapidinho de fazer.  Fica pronto no mesmo tempo, que preparamos o mise in place.

Quando for a peixaria comprar as lulas peça ao peixeiro cabeças de peixe branco, as peixarias costumam  fornecer para o preparo do pirão, algumas dão gratuitamente outras cobram valor bem baratinho por elas.
Coloque as cabeças  em uma frigideira antiaderente, quente e sem azeite. Frite rapidamente até as cabeças mudarem um pouco de cor  e tire do fogo. Coloque numa panela grande e adicione uma cebola média, cortada em cubos grandes, 1 cenoura em cubos grandes e 1 alho-poró em cubos grandes também.  Junte um dois litros e meio de água e deixe tudo fervendo por 20 minutos.

Fideuá de Lulas

Coe, jogue os sólidos fora e use o caldo para fazer o fideuá de lulas. Reserve.

Enquanto isso … enquanto o caldo ferve, você pode preparar o mise en place

1.Corte ao meio 1 pimenta dedo de moça fresca, retire as sementes e pique bem pequenina, quase desmanchando, metade da pimenta. Reserve.

Adapte a quantidade  de pimenta, ao seu paladar, só não deixe de usa-la, ela faz a diferença e  neste prato é ingrediente indispensável!

MUITO FRACO: 1/3 de pimenta dedo de moça sem as sementes
FRACO: 1/2  pimenta dedo de moça sem as sementes
MÉDIO: 1 pimenta dedo de moça inteira sem as sementes
FORTE: 1 pimenta  dedo de moça inteira com as sementes

Page 8

fideuá de lulas

2. Descasque 3-4 dentes de alhos e pique-os bem pequeninos ou então reserve-os para amassa-los no amassador de alho. Reserve.

3.Corte 1 cebola média em cubos regulares e uniformes, brunoise.  Reserve.

Page 74.Corte em cubos pequenos e regulares 3 tomates italianos, lavados,  com pele e sementes. Se preferir retire a pele e as sementes. Reserve

5. Pique a salsinha. Reserve.

Page 31

COMO FAZER FIDEUÁ DE LULAS:

Em um tacho de paella ou uma frigideira  grande, coloque 3 colheres de sopa de azeite extra virgem.

Aqueça bem e sele as lulas em anéis,  aos poucos. Não jogue todas as lulas de uma vez, para não formar água. Um pouco por vez e não mexa! Deixe o molusco ali quietinho, por 2 minutos, selando, até ele mudar a superfície da sua cor, então sim mexa para selar do outro lado deixe por mais 2 minutos e retire. Você não vai fritar as lulas, vai apenas sela-las em fogo bem alto. Faça isso com todas as lulas e reserve.

No mesmo tacho ou frigideira onde você selou as lulas, coloque mais 3 colheres de sopa de azeite extra virgem e junte 5 dentes de alho descascados e picados ou amassados, deixe por 1-2 minutos até alourar  levemente e então coloque 1 cebola cortada em cubos pequenos e regulares, brunoise e 1/2 ou 1 pimenta dedo de moça bem picadinha. Deixe por mais 1-2 minutos ou até ficar translúcida.

Fideuá de Lulas

Junte 1 envelope de tempero pronto para paella ou substitua-o por 1 colher de sobremesa rasa de colorau, mais 1 colher de sobremesa rasa de páprica doce e 1 colher de café rasa de açafrão da terra, deixe fritar por 1-2 minutos e então coloque os 3 tomates picados.

Deixe os tomates fritarem junto com os temperos por 2-3 minutos e então coloque 2 xícaras do caldo de peixe reservado e coado.

paellero-carmencita1

FIDEUÁ DE LULAS

Deixe o macarrão começar a cozinhar, abaixe o fogo e siga mexendo de vez em quando, como se você estivesse fazendo um arroz de risoto.

Quando perceber que a água começou a secar, acrescente mais 1 xícara de água e siga assim para acrescentar a terceira xícara de água.

Ponto al dente: Para ajudar você a saber se o macarrão  está no ponto certo,  o  melhor  é: aos  4 min de cozimento, se você morde-lo,  verá uma linha esbranquiçado bem no centro da massa, isso significa que a massa ainda está crua e  por isso a linha, quando ela cozinha a linha desaparece.

Siga cozinhando e provando  de tempo em tempo até perceber que a linha branca é mínima, bem fininha, é a  ‘anima’ que significa alma, quando a ‘anima’ aparecer, ou seja uma linha bem fininha e sutil, significa que está quase lá, com menos de  1 minutos de cozimento a massa estará  totalmente cozida e no ponto, al dente. 

Ao mexer liberamos amido do macarrão, esse amido é essencial para encorpar o nosso molho de fideuá.  Cozinhe pelo mesmo tempo que o indicado, pelo fabricante na embalagem do macarrão.

Page 1

2 minutos antes da massa estar ‘al dente’, quando o macarrão estiver quase  quase pronto, coloque as lulas seladas e reservadas e 1 xícara de salsinha.

Então, quando a ‘anima’ aparecer, desligue o fogo, ela terminará seu cozimento apenas com o calor da frigideira. Com o tempo, você saberá o ponto da massa de cor e salteado, sem nem precisar ver sua ‘anima’.

Com o fogo já desligado, acrescente as lulas seladas e reservadas.

Se preferir, sirva com mais azeite virgem no prato de cada um. Untitled

Fideuá de Lulas

Fideuá de lulas, é  incrivelmente delicioso!  Você não vai se arrepender de experimentar. Convide seus amigos e no próximo encontro surpreenda-os com este delicioso Fideuá de Lulas, feito por você!

Page 8

Obrigada pela companhia, Rosi Seligra

 

  • Tempo de Preparo: 1 hora
  • Tempo de Cozimento: 10-15minutos
  • Rendimento: 5-6 porções

Conhece nossas redes sociais, além do You Tube, Facebook, Instagram, Google + e Snapchat, também estamos no Pinterest e nossa página por lá é toda dividida em categorias.

 

Macarrão de Arroz com Shitake oriental
Manjar Branco caminho direto para céu!