Peixe no papillote

Please log in or register to like posts.
News
Peixe no papillote

Papillote para os franceses  e Cartoccio para os  Italianos, Papelote  significa pedaço de papel.

Peixe no Papillote, é uma forma de cocção, onde o alimento é embrulhado e levado ao forno, deixando-o tenro, úmido e suculento, além de preservar o sabor natural e todos os  nutrientes.

Leve e super saudável. Embrulhado e assado com o calor retido na embalagem, somente com a água do próprio alimento.  Ele infla de ar e  é cozido pelo vapor.  Aliás, este é o primeiro segredo desta técnica:   O papillote precisa  ficar bem fechado para cozinhar bem.

O segundo segredo é usar ervas e temperos,  apenas azeite ou manteiga. Os alimentos cozidos no papillote tem seus aromas e sabores acentuados.

Peixe no papilloteAlém de peixe no papillote, você também poderá cozinhar, frango, cogumelos, legumes, massas e até  sobremesas.

O mais legal é que eles podem ser preparados com antecedência e conservados na geladeira até o momento de serem levados ao forno. Ótimo na hora de  receber.

Os embrulhos deverão ser levados  à mesa ainda fechado, para que cada um abra o seu próprio papillote.  A primeira digestão, começa com o olfato, ao abri-lo, o aroma liberado pelo vapor está carregado de perfume,  das ervas, do limão. É um deleite.

Abrir um papilltoe e servi-lo já desembrulhado e no prato  é quase uma heresia, um  contra-senso, uma vez que  perdemos o ‘carro chef’ desta técnica  que é o aroma e a apresentação.

Page 31Eles podem ser montados em papel manteiga, papel alumínio ou plástico poliuretano para assar.

Dentre esses três materiais, o plástico poliuretano para assar alimentos, é de longe  o mais belo. Ganha  disparado na beleza. Ele chega a mesa como um embrulho, lindo. A transparência nos permite ver as camadas de alimentos, as borbulhas da fervura e o vapor circulante.   Se a intenção é impressionar, aposte na transparência do poliuretano.

Já o papel alumínio é o mais prático dos três, primeiro porque sempre temos em casa  à disposição, segundo pela facilidade de embrulhar as trouxinhas, sem perder vapor.

O  papel manteiga  requer maior numero de dobras, para não ter escape mas tem uma apresentação rústica e  é o embrulho mais antigo dos 3.

Page 20Cuidado  ao abrir seu papillote porque como está repleto  de vapor,   pode até queimar.  Abra devagar tomando cuidao, aproveite e sinta  o aroma exalado …  hummmm  é INCRÍVEL!

Page 22Filé de pescada úmido, suculento,  macio, saboroso e aromático. Sobre uma camada de batatas cozidas em lâminas. Além de belo, prático e  muito fácil de preparar.

Page 28INGREDIENTES:

2 filés de pescada
2 dentes de alho descascados e amassados
1 limão siciliano
2 batatas fatiadas no mandolin
1 cebola em rodelas
1 limão tahiti
1 limão sicilinao em rodelas
2 colheres de sopa de cebolinha picada
2 colheres de sopa de azeite

1 colher de alcaparras ou azeitonas verdes sem caroço
ramos de tomilho a gosto
colorau, pimenta do reino e sal a gosto

Page 2PRÉ PREPARO:

Descasque o alho, e corte uma cebola em rodelas finas, o mais finas que você conseguir.

Page 3Lave e descasque as batatas e corte-as no mandolin ou fatiador de legumes, bem fininhas.

Coloque-as num prato tampado e leve-as ao micro ondas em e potência alta por 10 minutos, até ficarem cozidas al dente.  O tempo de cozimento é aproximado,  varia de máquina para máquina. Fique atenta a primeira vez e observe. Coloque primeiro 5 minutos e vá acrescentando o tempo de 2 em 2 minutos, até obter o cozimento.

Page 7Retire do micro ondas destampe e tempere com sal, pimenta do reino e azeite a gosto. Reserve.

Page 8Corte retângulos maiores que o peixe, cerca de 10-15 cm de lateral de cada lado,  lembre-se  que você fará um belo embrulho e a suntuosidade do ‘a mais’ de  plástico, faz parte do show.

Page 9

PREPARO:

Tempere cada posta de peixe, com o suco de meio limão.

Page 11 dente de alho amassado, para cada posta.

Page 4sal, pimenta do reino a gosto e 1 colher de azeite para cada posta

Page 5colorau e 1 colher de cebolinha picada, para cada um

Page 6Faça uma caminha com as batatas cozidas al dente e já temperadas com sal, azeite e pimenta do reino.

Page 10Coloque 1 colher de cebolinha picada e folhas de tomilho fresco, sobre a caminha de batatas,  e deite o filé de peixe temperado sobre a caminha de batatas.

Page 11Sobre o peixe coloque as rodelas de cebola e de limão siciliano

Page 122 ou 3 azeitonas verdes, ou alcaparras, e mais uma folhas de tomilho. Feche o papilotte,  e amarre com um lacinho um pedaço de barbante culinário.

Page 13Transfira os papillotes para uma assadeira e leve ao forno preaquecido,  a 220 graus  e deixe para assar por 15-20 minutos.

Não deixe secar, nem deixe passar desse tempo, senão o peixe endurece e resseca.

Page 34Leve-os  fechados à mesa e ..  Bon Appétit

Page 23O mesmo vale para o papel alumínio ou papel manteiga

Page 35hummm … delicia leve, saudável, saborosa e extremamente aromática!

Page 26

Peixe no papillote

Muito obrigada pela visita e até a próxima receitinha, beijo grande Rosi Seligra

Tempo de Preparo: 15 minutos

Tempo de Forno: 15-20 minutos

Rendimento: 2 porções

 

 

 

 

One comment on “Peixe no papillote

  1. Maravilhoso, amei! Muito feliz com essa receita, salvou meu domingo, minha dieta e acrescentou alegria e muito sabor a mesa. Muito obrigada por compartilhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *