Pipoca com bacon em flocos crocantes!

Please log in or register to like posts.
News
Pipoca com bacon, cai bem sempre e combina com tudo!

Quem gosta de pipoca com bacon levanta a colher.  Para tudo!  É de  se jogar, um estouro de prazer

Fala a verdade, uma pipoquinha cai sempre bem e combina com tudo! Com filme, com cinema, com TV, combina com encontro, com descanso, com sofá, , com vinho e com namoro.

Pipoca diminui a ansiedade e a saciedade uma vez que é  rica em fibras. É rica também em carboidrato e vitaminas, cheia de nutrientes importantes,  um é ótimo alimento para criançada.

E não para por aí,  a pipoca ajuda a  colocar o intestino em dia, fornece, também, o ácido fólico, vitamina importante para mulheres em idade fértil. Contém fósforo e o potássio, minerais que atuam no sistema nervoso,  na formação dos ossos e na manutenção dos músculos.

Pipoca com bacon combina com domingo,  com coca-cola, com feriado, com guaraná e com cerveja. Combina com dia chuvoso, dia ensolarado, combina de dia e de noite também! Além do milho para pipoca, você só precisa de 5 minutinhos e algumas  fatias de bacon

INGREDIENTES:

  • 4 fatias de bacon
  • ½ xícara de milho de pipoca tipo ‘premium’, pode ser de qualquer marca, desde que seja ‘premium’, assim você garante que a grande maioria dos grãos estourem.

Page 3

COMO FAZER PIPOCA COM BACON:

  1. Corte 2 fatias de bacon em cubos
  2. Em fogo médio, leve o bacon cortado na panela, não precisa adicionar gordura, vamos aproveitar a gordura do bacon para estourar a pipoca.
  3. Page 6
    Deixe fritar bem até que o bacon diminua seu volume pela metade e fique bem crocante.
  4. Page 7
    Junte então os grãos de pipoca
  5. Page 8Misture até que todos os grãos estejam envoltos na gordura e tampe a panela
  6. Até que todos eles estourem, até o barulinho cesse
  7. Page 10Misture, acrescente sal e aí é só servir
  8. Se quiser incrementar ainda mais, dá para  polvilhar com parmesão ralado grosso.

Page 11Pipoca com Bacon, casamento perfeito!

Como o milho vira pipoca?

  • Os milhos estouram e viram pipoca porque ao aquecermos o grão, a umidade interna  transforma-se em vapor,  quando o vapor gera um nível de pressão maior do que o milho suporta a casca  não resiste e estoura em formato de flocos brancos crocantes.
  • O pequeno grãozinho, ao ser aquecido se transforma numa micro camera de pressão.
  • É uma mini panela de pressão.

Porque alguns milhos não estouram?

  • Alguns milhos de pipoca não estouram porque apresentam pequenas rachaduras na casca, sendo assim,  não atinge pressão suficiente para estourar o milho.
  • Sendo assim a escolha do grão, para o preparo de uma boa pipoca é essencial. Dê preferência ao grão tipo ‘premium”, da marca que você preferir.

Obrigada pela visita e até o próximo post, um beijão para você Rosi Seligra

 

  • Tempo de preparo 10min
  • Tempo de cozimento: 5-7 min
  • Rendimento: só pra mim

PORQUE FAZER PIPOCA:

“O milho de pipoca explode como uma panela que não resiste à pressão interna. Ao ser aquecida, a parte interna do grão, tende a se expandir, mas encontra a resistência da membrana que reveste a semente. O pequeno grãozinho transforma-se, então, numa microcâmara de pressão. Quando a membrana não resiste mais à força interna, ela se rompe e o amido cozido sai para fora a todo vapor.

Todo milho grão de estoura?

Eduardo Sawazaki, pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas, especializado em milho e milho de pipoca, diz que se debulharmos uma espiga comum numa frigideira, alguns grãos vão estourar. Só que o milho de pipoca estoura mais e melhor. Existem no mundo cerca de 300 tipos de milho, alguns deles são próprios para pipoca.

Muitos dos milhos de pipoca são variedades indígenas. “Os índios devem ter feito algum tipo de seleção”, diz Sawazaki. “Só pelo fato de guardar semente das espigas que estouravam melhor, eles acabaram produzindo tipos mais próprios para pipoca.”

Para estourar bem, o milho deve ter algumas características. As principais são menbrana – pericárpio-  resistente e umidade interna em torno de 13%. O milho de pipoca é também menor e seu amido mais concentrado. Qualquer dano na membrana, como um furo ou mesmo uma lesão por fungos, pode deixar escapar vapor e, por isso, impedir o estouro, ficando no fundo da panela os malfadados piruás.   O milho de pipoca é uma minúscula panela de pressão”

*fonte: superinteressante

 

One comment on “Pipoca com bacon em flocos crocantes!

  1. Humm…. Meu tio sempre fazia… ele vendia pipoca com bacon, com batata palha ou com queijinho. Fazia o maior sucesso rsrs (Deu até água na boca)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *