Pudim de Banana mais gostoso da vida inteira! - Monta Encanta

Pudim de Banana mais gostoso da vida inteira!

Por favor faça login or somente cadastrados podem curtir posts.
Video

Pudim de Banana,  ALUCINANTE!

Pudim de Banana cremoso mais gostoso da vida inteira! A banana, a fruta mais popular do planeta se uniu ao doce preferido dos brasileiros, o pudim e esta união promete durar a vida inteira!  Cremoso, como um pudim deve ser, com sabor intenso do leite condensado agregado ao da banana.

O resultado é ALUCINANTE.  Se você é fã de banana e gosta de pudim, vai amar esta receita. Pá pum de fazer em duas versões com furinhos e sem furinho e  em 3 tamanhos: pequeno, médio e grande.

Pudim de BananaCURIOSIDADE:  Apesar da banana ter a cara do Brasil, ela não é brasileira. A  fruta tem origem asiática e se dá bem em lugares quentes e úmidos, daí a razão de ter se espalhado pelo nosso País. Chegou por aqui,  junto com os portugueses e se deu tão bem que depois da laranja é a fruta mais colhida no Brasil e a mais consumida in natura. Em média, 7 a 8 quilos por brasileiro ao ano. A preferida? É a prata, a mais consumida. Jurava ser a nanica 😉

fonte: O Estadão

Page 27

INGREDIENTES PARA FAZER PUDIM DE BANANA:

pudim grande

  • 2 bananas
  • 3 latas de leite condensado
  • 1 lata de leite
  • 4 ovos inteiros
  • 4 bananas cortada em fatias no sentido do comprimento

pudim médio:

  • 1 banana
  • 2 latas de leite condensado
  • 2/3 de lata de leite
  • 3 ovos
  • 3 bananas cortadas no sentido do comprimento

pudim pequeno:

  • 1/2 banana
  • 1 lata de leite condensado
  • 1/2 da medida de lata de leite
  • 2 ovos
  • 2 bananas cortadas no sentido do comprimento

CALDA DE CARAMELO:

  • 1 xícara de açúcar
  • ½ xícara de água

Page 24

COMO FAZER A CALDA DO PUDIM DE BANANA:

  1. CALDA:Em uma forma de alumínio com buraco no meio,  18 de diâmetro, coloque 1 xícara de açúcar e siga mexendo para não queimar até caramelizar e atingir o ponto de caramelo.
  2. Ou acrescente ao açúcar 1/2 xícara de água, misture e deixe  cozinhar, sem mexer para não açúcarar, em fogo baixo, até que vire um caramelo – 12-15 min.,  método úmido, aqui.
  3. A vantagem do método úmido é que você não precisa ficar na boca do fogão, mexendo o tempo todo. Pelo contrário no método úmido, você não pode mexer.  A calda se faz sozinha e com menos risco de queimar, aqui.

Enquanto isso … enquanto o açúcar carameliza … aproveite para fazer o pudim, veja o vídeo.

COMO FAZER PUDIM DE BANANA:

  1. PUDIM de BANANA: Direto no copo do liquidificador, coloque as bananas, os ovos inteiros e o leite condensado, na quantidade do pudim que você deseja fazer, pequeno médio ou grande.
  2. Prefira ovos frescos e antes de junta-los ao bowl, bata o ovo contra a bancada, coloque primeiro numa tijelinha antes de junta-los, repita o procedimento com todos os ovos um a um, assim, caso um ovo  esteja estragado, você não perde todos os ovos.Page 13
  3. Junte o leite integral e bata no pulsar por 1 minutinho ou  até liquidificar as bananas e obter uma mistura homogênea.
  4. Para Pudim sem furos, bata ligeiramente,  o mínimo necessário apenas para liquidificar a banana,  até obter uma massa cremosa e homogênea.  O segredo para que o pudim não fique com muitos furos é não bater muito.  Isso porque, quando a massa do pudim é muito batida ela fica aerada. Na hora de assar, esses buracos de ar enchem-se de vapor de água e o pudim fica furadinho e mais aguado.
  5. Agora, se você  quer um pudim com furinhos, e mais suave, faça ao contrário e aproveite para deixar o liquidificador batendo e aproveitar para aerar  bem a massa.Page 14
  6. PUDIM DE BANANA SEM FUROS:

  7. Com auxílio de uma peneira de malha fina, coe a mistura do pudim dentro da forma já caramelada.  Esse passo ajuda a diminuir ainda mais a aeração e também filtra pequenas partículas da gema, diminuindo o ‘gosto de ‘ovo’.
  8. Preencha a forma untada com a calda de caramelo com a mistura do pudim.
  9. Disponha dentro as fatias de 4 bananas cortadas no sentido do comprimento.
  10. Ascenda o forno a 190ºC.Page 15
  11. Coloque uma forma maior que a forma do pudim, de modo que ele caiba dentro, cozinhe em banho maria, destampado  até que fique consistente, e a superfície douradinha, ele até dá uma leve queimadinha na superfície, não tem problema, desde que não seja muito queimadinho, não altera o sabor. Deixe cozinhar por cerca de 1 hora pudim pequeno ou médio até 1h30 minutos  se o pudim for grande.
  12. Após esse tempo o pudim, ainda parece estar ‘mole’. Só que não, este é o ponto certo de retirar. Ele firma ao esfriar, na geladeira e o vídeo mostra bem isso.

pudim-de-banana

COMO ASSAR O PUDIM DE BANANA

  1. FORNO:O forno deve estar frio e não pré aquecido, porque?
  2. Se colocamos o pudim em banho maria com o forno pré aquecido, o ovo coagula rapidamente, ‘prendendo’ as bolinhas de ar dentro da massa do pudim. Com o forno frio, o pudim repousa por  uns 10 minutos, até o ovo começar a coagular dando mais um tempinho para as ‘bolhas de ar’ conseguirem escapar de dentro da massa, deixando-o mais cremoso.
  3. Lembrando que, se você é fã das bolinhas, só ignorar as dicas e bora lá fazer um pudim de doce de leite aerado.
  4. COM FUROS: Pule a etapa da peneira e não coe o pudim. Leve a mistura a forma caramelizada e ao forno pré aquecido a 190°C a  200°C.
  5. Outra dica é não tampar com papel alumínio. Ao tampar, seguramos a umidade dentro do pudim, o que vai deixa-lo  mais aguado. O mesmo vale para as panelas convencionais de pudim, em banho maria, elas umedecem a massa, mais gostoso ao forno.
  6. Retire do forno, espere esfriar, desenforme e   leve a geladeira até gelar.

Page 21PUDIM DE BANANA LIGHT E OU SEM LACTOSE:

  1. Quer uma opção mais light?   Substitua o leite por leite desnatado e o leite condensados por condensado  light.
  2. Ou para quem tem intolerância a lactose, substitua por leite e condensado de soja.

Fácil de fazer, este  pudim vai te surpreender tanto pela  cremosidade quanto pelo sabor  delicioso! Experimenta!

Obrigada pela companhia e até a próxima receita, Rosi Seligra

 

  • Tempo de Preparo: 15 minutos
  • Tempo de Forno: 1h e 30 minutos
  • Rendimento: 12 porções

Salvar

Salvar

22 comments on “Pudim de Banana mais gostoso da vida inteira!

  1. Uma duvida pessoal: quantos gramas teria essa banana, ois existem diversos tamanhos. Influencia na receita?

  2. Bom dia gostei muito da receita do pudim com banana , amo pudim vou tentar fazer + gostaria de saber se da para fazer sem banho maria , direto no forno obrigada .

    • Elisangela, nao fiz sem banho maria. Mas sei que dá certo sim! Vale experimentar! Um beijo

  3. Eu adorei a receita e já fiz 3 x rs, é sucesso garantido! Usei a d’água, a prata não fica boa, acho que deixa um gosto de vitamina de banana, tem de ser a nanica ou d’água mesmo. Tb coloquei um pouquinho de canela em pó, ficou divino!

    • humm Maria Cristina, com canela … delicia! obrigada pelo feed back e dicas especiais sobre a banana! 😉 beijao p vc

  4. Só passando pra dizer que fiz o pudim pequeno e ficou maravilhoso… maravilhoso mesmo…. muito bom…
    Ficou 1h30 no forno a 200 graus

    • Uhuuu Cristine, Obrigada pelo seu feed back. Esperamos vê-la sempre por aqui! Um beijo

  5. Fiz!!!!!
    Espetacular!!!!!! Delicioso!!!!!

    • Ah que maravilha Jerônymo feliz que aprovou! Obrigada por participar aqui conosco e um beijão para você! 😉

  6. Para não ficar gosto de ovo no pudim é só passar as gemas em uma peneira antes de bater no liquidificador. Sempre faço assim fica ótimo

    • Obrigada pela dica Simone e por participar aqui conosco e um beijão para você! 😉

  7. Fiz o médio, exatamente como manda a receita e ficou muito mole. Coloquei o forno a 200graus, por 1hora e meia. A solução foi colocar no congelador e virou sorvete. É importante salientar que ficou muito gostoso!

  8. Ahhhh claro…bate os ovos tudo junto por um minutinho e joga o pudim fora pelo cheiro de ovos! regra clara pra fazer um pudim: bata os ovos muito…muito bem e só depois coloque o restante dos ingredientes!

    • Obrigada Dahiane, pela sua sugestão e por participar aqui conosco, Esperamos vê-la sempre por aqui. Vale lembrar que ovos frescos não deixam gosto e cheiro de ovo. O que deixa gosto e cheiro forte de ovo são ovos mais ‘velhos’! Costumamos bater bem os ovos somente quando pretendemos uma aeração na massa, Bolo, Mousse, Rocamboles … o que não é o caso do Pudim. Pudim aerado, acumula umidade dentro das bolinhas de ar, altera a textura e aguando o pudim! Beijao p vc

  9. Depende muito de forno para forno o meu e industrial assa em 50 minutos se for em casa o ideal assar em banho Maria direto na boca do fogão pois a temperatura em fogão caseiro e muito baixa

    • Will, Obrigada por esclarecer. Gosto tão mais do Pudim no forno, outra textura, é diferente da boca do fogão. Obrigada também por participar e um beijão p vc

  10. Hj fui olhar como estava o pudim, se tinha endurecido..se o ponto ficou ok…está na geladeria desde ontem a tardinha…e ele está mole, nem tem como desinformar…e fiz igualzinho, o pequeno.
    o que faço, volto ele para o forno?

    • Poxa Tania, e aí? como ficou? deu certo? que será que aconteceu? me conta. Obrigada por participar aqui conosco e um beijão p vc 😉

  11. Poxa!Fiz tudo bem certinho como manda a receita,o gosto é ótimo mesmo,porém ele ficou muito mole,assei a 200ºC por quase duas horas,e mesmo assim ficou com uma consistência legal.O que pode ter acontecido???

    • Humm Carla, o que será? Mas quando for assim deixa mais tempo de forno, até endurecer um pouco mais.

  12. Qual o tipo da banana? Vcs n informam!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *