Pudim de Ovomaltine, dos Deuses! - Monta Encanta

Pudim de Ovomaltine, dos Deuses!

Por favor faça login or somente cadastrados podem curtir posts.
Video

Pudim de Ovomaltine não vai te dar furo!

Se pudim  já é bom, Pudim de ovomaltine então, nem se fala! Ovomaltine  substitui o chocolate, dando  uma a mais no sabor. Bem cremoso, sem furos, com uma  textura aveludada sem igual,   sem falar no visual, uma tentação!

Leva poucos  ingredientes, normalmente aqueles que temos em casa, dá pouco trabalho e  é rapidinho de  preparar.

Sobremesa gostosa, é o que se chama hoje de ‘comfort food’, doce com memória afetiva, comida emocional, confortável e simples.

Mais “sobremesa de mãe”, impossível! Confessa: ficou com água na boca só de ver este Brigadeirão, não ficou?

Então bora lá preparar esta sobremesa prática e pra lá de gostosa  Vale a pena, eu garanto!

Pudim de Ovomaltine

INGREDIENTES:

pudim:

  • 3 ovos inteiros
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite com soro
  • 1 xícara de chá de ovomaltine

calda:

  • 1 xícara de chá de açúcar
  • ½ xícara de água
  • 2 colheres de sopa de ovomaltine para decorar

COMO FAZER PUDIM  DE OVOMALTINE:

  1. CALDA: Com 1 xícara de chá de açúcar e ½ xícara de água faça a Calda de Caramelo, método úmido. Veja como fazer AQUI. 
  2. PUDIM:Direto no copo do liquidificador, coloque 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite com soro, 3 ovos inteiros e 1 xícara de ovomaltine.
    Prefira ovos frescos e antes de acrescentá-los, bata o ovo contra a bancada, coloque primeiro numa tigelinha antes de leva-lo ao liquidificador, repita o procedimento com todos os ovos um a um, assim, caso um ovo esteja estragado, você não perde todos os ovos.
  3. Bata ligeiramente, 30seg, máximo por 1 minuto somente até misturar os ingredientes, até que fique uma massa cremosa e homogênea.
  4. COM FURO OU SEM FURO: O segredo para que o pudim não fique com muitos furos é não bater muito. Apenas misture os ingredientes e está pronto.
  5. Quando a massa do pudim é muito batida ela fica aerada demais. Na hora de assar, esses buracos de ar enchem-se de vapor de água e o pudim fica aguado. Agora, se você quer um pudim com os furinhos, faça ao contrário e bata mais tempo para aerar bem a massa. 😉
  6. Com auxílio de uma peneira de malha fina, coe a mistura do pudim dentro da forma já caramelizada. Coar ajuda a diminuir ainda mais a aeração e também filtra pequenas partículas da gema, diminuindo o gosto de ‘ovo’.
  7. FORNO PUDIM DE OVOMALTINE: 

  8. Preencha a forma untada com caramelo, com a mistura do pudim. Ascenda o forno a a 190º Coloque uma forma maior que a forma do pudim, de modo que ele caiba dentro, cozinhe em banho maria, destampado até que fique consistente, e a superfície douradinha, cerca de 1h00 a 1h30 minutos depende do forno.
  9. O forno deve estar frio e não pré aquecido, porque?  Se colocamos o pudim em banho maria com o forno pré aquecido, o ovo coagula rapidamente, ‘prendendo’ as bolinhas de ar dentro da massa do pudim.
  10. Com o forno frio, o pudim repousa por uns 10 minutos, até o ovo começar a coagular dando mais um tempinho para as ‘bolhas de ar’ conseguirem escapar de dentro da massa, deixando-o mais cremoso.
  11. Lembrando que, se você é fã das bolinhas, só ignorar as dicas e bora lá fazer seu brigadeiro de ovomaltine ao gosto do freguês.
  12. Outra dica é não tampar com papel alumínio. Ao tampar, seguramos a umidade dentro do pudim, o que vai deixa-lo mais aguado.
  13. O mesmo vale para as panelas convencionais de pudim, em banho maria, elas umedecem a massa.
  14. Agora se você é fã de um pudim aguadinho, só fazer ao contrário do indicado e tampar.
  15. Retire do forno, espere esfriar, desenforme e leve a geladeira até gelar. Sirva com ovomaltine para decorar!
  16. Bom Apetite!

Experimenta!

Dos Deuses

Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra

  • Tempo de Preparo: 15min
  • Tempo de forno: 50min
  • Rendimento: 10 porções

10 comments on “Pudim de Ovomaltine, dos Deuses!

  1. Olá ! Tudo bem? Gostaria de saber se já dobrou a quantidade de ingredientes, para fazer um pudim maior. Desde já agradeço.

    • Muitas vezes lilian, você pode duplicar, triplicar e a’te quadruplicar a receita que dá super certo sim! Só aumente o tamanho da forma que não tem erro Fica uma sobremesa lindaaaa, grandona! Depois conta para gente e um beijao p vc

  2. Gosto muito de pudim, adoro suas receitas estava procurando, vou fazer esta receita.

  3. Oi, quero saber se posso cozinhar essa receita em panela elétrica de pressão, pois meus pudins sempre cozinho nessa panela
    Obrigado

    • Claro que sim Maristela, pode sim! depois conta para gente se aprovou! beijao p vc

  4. Oi eu sempre cozinho meus pudins em panela de pressão elétrica , posso fazer o mesmo com essa receita .
    A propósito suas receitas são sempre maravilhosas

  5. Rose, adorei a receita, mas em que momento coloca o ovomaltine na massa? Depois de peneirar? Ou bate junto? Obrigada, bjo!

    • Olá Priscila, Obrigada por nos alertar! Texto corrigido. 1 xícara de ovomaltine entra junte com o leite condensado, o creme de leite e os ovos. Depois para decorar você pode polvilhar um pouco do ovomaltine para decorar e saborizar também! Um beijo 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *