Caldo verde português, receita original!

Por favor faça login or somente cadastrados podem curtir posts.
Video
Caldo verde português é uma sopa creme de batata, com linguiça, bacon e couve cortadinha.  Comida de verdade, para lá de saborosa e muito fácil de fazer. Esta sopa substanciosa é  uma ótima pedida para hoje ainda. Vamos lá?

caldo verde

INGREDIENTES:

  • 1 kilo de batata (usei holandesa)
  • 150g de bacon picado
  • 1 linguiça calabresa defumada (ou paio ou linguiça portuguesa) cortada em rodelas
  • um fio de azeite
  • 1 folha de louro
  • 2 ou 3 dentes de alho descascado e amassado
  • 1 cebola picada em cubos, brunoise
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 maço de couve fatiada bem fininha

COMO FAZER CALDO VERDE:

Em primeiro lugar prepare os ingredientes, comece descascando e cortando as batatas em 3 partes (veja o video). Depois  corte um pedaço de bacon em cubos pequenos e reserve a pele, nós iremos usa-la para dar substancia ao caldo.

Agora  retire  a pele da linguiça calabresa (despreze-a), corte-a  em rodelas e reserve. Nessa hora aproveite também para cortar 1 cebola em cubos pequenos e regulares,  corte brunoiseEntão descasque 2 ou 3 dentes de alho e reserve. 

Nesse momento você já pode cortar a couve, para isso retire a parte mais dura do caule. Depois lave as folhas em água corrente, então sobreponha uma folha sobre a outra, formando um monte. Por fim enrole o monte como se fosse um rocambole e comece a fatiar uma das laterais em fatias  finas, o mais fino que você conseguir e reserve.

Agora direto na panela de pressão e em fogo medio, coloque um fio de azeite e o bacon picado em cubos, coloque também a pele do bacon, ela vai dar um sabor a mais no caldo, no final a gente separa a pele, ou não, há que goste de come-la também.

Depois que o bacon estiver dourado (cerca de 5 minutos) junte a linguiça calabresa defumada em rodelas. Então deixe fritar junto com o bacon por mais 3 minutos.

Agora desligue o fogo, a fim de que a temperatura abaixe e o alho não queime e amasse (ou pique) 3 dentes de alho. Logo depois junte a cebola picada e 1 folha de louro. Então tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Apenas tome cuidado com o sal, pois tanto o bacon, quanto a linguiça já contém sal.

caldo verde

caldo verde

Então  coloque a água fervente até cobrir as batatas, tampe e após começar a apitar, deixe cozinhar por 15min.

Depois, desligue o fogo e espere o vapor sair de dentro da panela, antes de abrir. Então com uma escumadeira retire a linguiça calabresa e separe numa tijela (ou prato) a parte. Não se preocupe se alguns pedacinhos de bacon insistirem em ficar na panela, pois eles quando liquidificados  com a batata darão  um sabor especial ao creme.

Nesse momento, com ajuda de uma concha, retire e reserve um pouco do caldo, ele  será usado na sequencia, para dar o ponto da sopa, que pode ser mais cremosa (menos caldo)  ou mais fluida (mais caldo), dependendo da sua preferência (veja o video)

Então a com a  ajuda de um mixer ou liquidificador, liquidifique as batatas até obter um creme homogêneo. Agora  aproveite o caldo reservado para dar o ponto da sopa (mais cremosa ou mais fluida) e devolva as linguiças a sopa.

Por ultimo junte a couve picada, o cozimento da sopa é bem rapidinho, chamamos de  ‘um susto na couve’. Pois ela deve ficar ‘al dente’ e com a cor bem verdinha (sem escurecer). Espere o creme  levantar fervura novamente conte 1 minuto e a couve está pronta.

Agora é só servir seu caldo verde com um fio de azeite cru e bom apetite!

Se você nos acompanha pelo INSTAGRAM pode ver o preparo no STORY ou Reels. Senão talvez você queira acompanhar os próximos INSTA,  AQUI . Então vem a gente!

Ah e se você, como eu, gosta de sopa gostosa,    vale a pena dar uma olhada nestas outras receitas   AQUI.

Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra