Estrogonofe de filé mignon, pronto em 15min - Monta Encanta

Estrogonofe de filé mignon, pronto em 15min

Por favor faça login or somente cadastrados podem curtir posts.
Video
Estrogonofe de filé mignon  macio e suculento, com  molho cremoso é bem rapidinho de fazer, fica pronto em 15 minutos e não tem quem não goste.  É uma receita de preparo simples, mas  ele tem seus truques. O passo a passo está   bem explicadinho, que nem dica de mãe para não ter erro na hora ‘h’ de fazer o seu. Bora?

estrogonofe

INGREDIENTES:

  • 500g de filé mignon cortado em cubos de 1cm
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • um fio de azeite
  • 3 dentes de alho descascado e amassado
  • 1 colher de sopa de mostarda
  • 2 colheres de sopa de ketchup
  • 200ml de creme de leite (caixinha, fresco ou lata)
  • 50ml de leite (se necessário for)
  • 150g de cogulemos fresco  fatiado ou 100g em conserva (opcional)

COMO FAZER ESTROGONOFE DE FILÉ MIGNON:

CARNE E SUBSTITUIÇÕES: Em primeiro lugar corte o filé mignon em cubos de 1cm e depois tempere a carne com sal e pimenta do reino a gosto. Além do filé mignon, já fiz com fraldinha bovina, com maminha bovina, com filé de peito de frango, filé de sobrecoxa de frango, camarão AQUI e até lombinho de porco em cubinhos, AQUI.  Por fim reserve a carne cortada  e mantenha em temperatura ambiente, pois ela  não pode estar gelada na hora de ir para frigideira.

COGUMELO: Nessa hora aproveite para fatiar o cogumelo paris fresco (caso você esteja usando). Como nesse dia eu não tinha em casa, fiz o estrogonofe sem os cogumelos. Agora em uma tábua, corte o cogumelo paris em 3 fatias.  (se preferir, você pode usar champignon em conserva). Também descasque 2 ou 3 dentes de alho e reserve.

FRIGIDEIRA: Então em uma frigideira coloque um fio de azeite e assim que a panela  aquecer (começar a sair fumacinha) coloque a carne em pequena quantidade. Isso porque se colocar tudo ao mesmo tempo, a carne  vão soltar o próprio líquido (formar água) e cozinhar no vapor, ao invés  de dourar. Vire com uma espátula, raspando o fundo da frigideira para dourar por igual.

PONTO DA CARNE: O ponto da carne é super importante, ela deverá ficar mal passada, que é quando o interior fica rosado, não se preocupe pois ela terminará o cozimento no molho. Se nesse momento você deixa a carne no ponto, depois no cozimento com o molho, ela passa do ponto, resseca e endurece e não é o que queremos, queremos cubos de carne macio e bem suculento (veja o video).

Agora transfira os cubos para uma tigela e doure o restante, sempre regando a panela com um fio  de azeite antes de cada leva.

estrogonofe

estrogonofe de filé mignon

ALHO: Depois que a carne estiver dourada, abaixe o fogo da panela e regue com mais um fio  de azeite. Então adicione 3 dentes de alho amassados e deixe por 1 minuto apenas até o alho dourar levemente.

Se estiver usando cogumelos (tanto fresco, quanto o de conserva) é nesse momento que ele deve entrar.

CREME: Agora crescente o creme de leite, que tanto pode ser o de caixinha, quanto o fresco ou também o de lata. Então misture e adicione 1 colher de sopa de mostarda e 2 colheres de sopa de ketchup. Volte a carne dourada à panela e misture delicadamente. Por ultimo experimente, veja se está bem de sal, senão faço  o ajuste, tanto do  sal quanto  da pimenta do reino a gosto.

Por fim misture e deixe cozinhar em fogo médio/baixo por 2 minutos. Se achar que o molho está muito espesso dilua com leite na quantidade suficiente até o ponto desejado.

Agora é só servir com arroz branco bem soltinho e batata palha. Nesse dia  eu comprei pronta, mas  também dá para  fazer  bem rapidinho (bem seqinha)  na air-fryer, AQUI. 

Se você nos acompanha pelo INSTAGRAM já viu o preparo no STORY ou Reels. Senão talvez você queira nos  acompanhar nos próximos,  AQUI . Então vem a gente!

estrogonofe

Ah e se você, como eu, gosta de receitas práticas e  gostosas,    vale a pena dar uma olhada nestas outras receitas   AQUI.

Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *