Feijão de molho (e atalho), por que é importante?

Please log in or register to like posts.
News
Feijão de molho, por que é importante? Porque ao deixarmos de molho, antes do cozimento  diminuímos a flatulência e a ação do ácido fítico, tornando a digestão mais leve. Além do mais o feijão contêm uma substância que atua como um ‘fator anti nutricional’, (caso não seja deixado de molho).  Trata-se do fitato, ou ácido fítico, um inibidor enzimático, presente na camada mais externa do grão e responsável pela desagradável flatulência. Isso porque o  fitato dificulta o processo digestivo e geralmente se liga a algumas proteínas e minerais no trato intestinal, como cálcio, zinco, ferro e magnésio, impedindo a sua adequada absorção e assimilação pelo organismo. Portanto deixar o feijão de molho por 8 ou 12 horas (ou atalho) é tão importante.

Quando o feijão está de molho, dá para  observar  uma espuminha na superfície da água,  são os gases. Durante essa fermentação, há ativação da enzima fitase, que pode reduzir em até 85% o teor de fitato, fazendo com que as proteínas, minerais e vitaminas sejam mais facilmente absorvidos pelo organismo.

BENEFÍCIOS EXTRAS DO MOLHO: O molho também deixa o feijão mais macio, mais clarinho e um com caldo mais grosso. Além de diminuir o tempo de cozimento economizando gás/luz.

COMO DEIXAR O FEIJÃO DE MOLHO:

VINAGRE E BICARBONATO DE SÓDIO: Uma dica importante é usar uma colher de sopa de  vinagre ou limão para cada medida de água, isso facilita a “quebra” do ácido fítico. Já o bicarbonato de sódio por ser um poderoso antiácido, ajuda a reduzir a acidez do estômago, auxiliando na digestão. Portanto ao misturar uma colher (chá) de bicarbonato de sódio à água e deixar o feijão de molho ele também ajudará a reduzir aqueles gases indesejáveis depois de comer feijão, além de limpar impurezas e bactérias.

É bom também por que trocar a água do molho. Isso porque as substâncias que dão gases saem do grão e vão para a água. Quando a água atinge a mesma concentração dessas substâncias que o feijão, o processo pausa. A troca por água dá início ao processo e garante menor concentração dessas substâncias nos grãos. Então sempre que possível troque a água do molho e garanta um feijão sem fitato.

  1. Coloque ½ kilo de  feijão numa tigela e lave-os sob água corrente. Depois cubra com  1 litro de água, a quantidade de água é fácil de guardar é  sempre o dobro da quantidade de feijão,  se  algum  grão boiar, descarte-o.
  2. Coloque 1 colher de sopa de vinagre e  1 colher de chá de bicarbonato de sódio.
  3. Depois misture e cubra a tigela com um prato e  deixe  de molho (mínimo 6h e máximo 12h), se possível trocando a água uma vez no período.

QUANTO TEMPO DEVO DEIXAR O FEIJÃO DE MOLHO?

O tempo mínimo de remolho é 6 de horas. E o máximo de  12 horas – depois disso, ele vai ficar encharcado e corre o risco de desmanchar ao cozinhar ou, em casos extremos, começar a fermentar. Pense na sua rotina e encaixe esse período. É  melhor deixar de manhã e cozinhar na volta do trabalho? Ou é melhor deixar à noite e cozinhar de manhã? E a troca de água? Ela não precisa ser exatamente no meio do período. Veja como consegue encaixar no seu dia a dia. Acordou, pôs o feijão de molho, preparou café da manhã, tomou banho, antes de sair para o trabalho, troque a água. Ou colocou o feijão de molho de noite, jantou, viu um seriado, escovou os dentes, antes de dormir, troque a água. Após deixar de molho coloque o feijão em um escorredor ou peneira e lave sob água corrente, antes de cozinhar.

DÁ PARA DIMINUIR O TEMPO DO MOLHO?  Dá sim, existe um atalho para diminuir o tempo do molho do feijão.

DEMOLHO CURTO 1:   Coloque o feijão lavado em uma panela  e leve ao fogo alto. Assim que  ferver, desligue e  junte o bicarbonto e o vinagre, depois tampe. Deixe assim por uma hora, para hidratar os grãos. Depois é só escorrer, lavar  e está pronto para cozinhar.

DEMOLHO CURTO 2: Ou então, deixe o  feijão de molho  em água fervente (dobro da água), acrescente o vinagre e o bicarbonato de sódio  e tampe por uma hora. Depois descarte a água e lave em água corrente antes de cozinhar.

feijão de molho

Na próxima vez que for cozinhar seu feijão, não se esqueça de deixar de molho e garantir um feijão gostoso, saudável e de fácil digestão.

Certamente você vai querer acompanhar outras dicas como esta também pelo insta AQUI .  Então vem com a gente!

Obrigada e até a próxima dica ou receita, Rosi Seligra

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *