Feijão de molho (e atalho), por que é importante?

Please log in or register to like posts.
News
Feijão de molho, por que é importante? Porque ao deixarmos de molho, antes do cozimento  diminuímos a flatulência e a ação do ácido fítico, tornando a digestão mais leve. Além do mais o feijão contêm uma substância que atua como um ‘fator anti nutricional’, (caso não seja deixado de molho).  Trata-se do fitato, ou ácido fítico, um inibidor enzimático, presente na camada mais externa do grão e responsável pela desagradável flatulência. Isso porque o  fitato dificulta o processo digestivo e geralmente se liga a algumas proteínas e minerais no trato intestinal, como cálcio, zinco, ferro e magnésio, impedindo a sua adequada absorção e assimilação pelo organismo. Portanto deixar o feijão de molho por 8 ou 12 horas (ou atalho) é tão importante.

Quando o feijão está de molho, dá para  observar  uma espuminha na superfície da água,  são os gases. Durante essa fermentação, há ativação da enzima fitase, que pode reduzir em até 85% o teor de fitato, fazendo com que as proteínas, minerais e vitaminas sejam mais facilmente absorvidos pelo organismo.

BENEFÍCIOS EXTRAS DO MOLHO: O molho também deixa o feijão mais macio, mais clarinho e um com caldo mais grosso. Além de diminuir o tempo de cozimento economizando gás/luz.

Feijão de molho, por que é importante?

COMO DEIXAR O FEIJÃO DE MOLHO:

VINAGRE E BICARBONATO DE SÓDIO: Uma dica importante é usar uma colher de sopa de  vinagre ou limão para cada medida de água, isso facilita a “quebra” do ácido fítico. Já o bicarbonato de sódio por ser um poderoso antiácido, ajuda a reduzir a acidez do estômago, auxiliando na digestão. Portanto ao misturar uma colher (chá) de bicarbonato de sódio à água e deixar o feijão de molho ele também ajudará a reduzir aqueles gases indesejáveis depois de comer feijão, além de limpar impurezas e bactérias.

É bom também por que trocar a água do molho. Isso porque as substâncias que dão gases saem do grão e vão para a água. Quando a água atinge a mesma concentração dessas substâncias que o feijão, o processo pausa. A troca por água dá início ao processo e garante menor concentração dessas substâncias nos grãos. Então sempre que possível troque a água do molho e garanta um feijão sem fitato.

  1. Coloque ½ kilo de  feijão numa tigela e lave-os sob água corrente. Depois cubra com  1 litro de água, a quantidade de água é fácil de guardar é  sempre o dobro da quantidade de feijão,  se  algum  grão boiar, descarte-o.
  2. Coloque 1 colher de sopa de vinagre e  1 colher de chá de bicarbonato de sódio.
  3. Depois misture e cubra a tigela com um prato e  deixe  de molho (mínimo 6h e máximo 12h), se possível trocando a água uma vez no período.

QUANTO TEMPO DEVO DEIXAR O FEIJÃO DE MOLHO?

O tempo mínimo de remolho é 6 de horas. E o máximo de  12 horas – depois disso, ele vai ficar encharcado e corre o risco de desmanchar ao cozinhar ou, em casos extremos, começar a fermentar. Pense na sua rotina e encaixe esse período. É  melhor deixar de manhã e cozinhar na volta do trabalho? Ou é melhor deixar à noite e cozinhar de manhã? E a troca de água? Ela não precisa ser exatamente no meio do período. Veja como consegue encaixar no seu dia a dia. Acordou, pôs o feijão de molho, preparou café da manhã, tomou banho, antes de sair para o trabalho, troque a água. Ou colocou o feijão de molho de noite, jantou, viu um seriado, escovou os dentes, antes de dormir, troque a água. Após deixar de molho coloque o feijão em um escorredor ou peneira e lave sob água corrente, antes de cozinhar.

DÁ PARA DIMINUIR O TEMPO DO MOLHO?  Dá sim, existe um atalho para diminuir o tempo do molho do feijão.

DEMOLHO CURTO 1:   Coloque o feijão lavado em uma panela  e leve ao fogo alto. Assim que  ferver, desligue e  junte o bicarbonto e o vinagre, depois tampe. Deixe assim por uma hora, para hidratar os grãos. Depois é só escorrer, lavar  e está pronto para cozinhar.

DEMOLHO CURTO 2: Ou então, deixe o  feijão de molho  em água fervente (dobro da água), acrescente o vinagre e o bicarbonato de sódio  e tampe por uma hora. Depois descarte a água e lave em água corrente antes de cozinhar.

feijão de molho

Na próxima vez que for cozinhar seu feijão, não se esqueça de deixar de molho e garantir um feijão gostoso, saudável e de fácil digestão.

Certamente você vai querer acompanhar outras dicas como esta também pelo insta AQUI .  Então vem com a gente!

Obrigada e até a próxima dica ou receita, Rosi Seligra

 

 

2 comentários em “Feijão de molho (e atalho), por que é importante?

  1. Boa tarde! Achei muito legal o tema! Gostaria de deixar um pouco do conteúdo que fiz sobre ansiedade. Sou nutricionista também!
    Deixar as leguminosas de molho, como feijão, lentilha, grão de bico, soja, entre outros vai muito além de de só facilitar o cozimento. Esses alimentos contém em sua camada externa fatores anti-nutricionais, como o ácido fítico, que quando ingeridos dificultam o processo de digestão dos alimentos e impedem que minerais como o zinco e p cálcio sejam aproveitados pelo nosso corpo. Além disso, esses fatores podem causar má digestão, desconto abdominal e gases.
    Como fazer o remolho?
    Lave os grãos em água corrente, em seguida deixe em uma tigela cheia de água com algumas gotas de limão ou vinagre de 8 a 12 horas, se preferir pode deixar durante a noite, só não esqueça que nesse período a água deve ser trocada pelo menos 1 vez. Em seguida despreze essa água e pode cozinhar do seu jeito.

    Te convido a entrar no meu site também http://www.naturaldovale.com.br, lá temos diversos produtos para ansiedade!

  2. Excelente materia obrigado

Comments are closed.