Bolo com gelatina na massa, de maracujá e cobertura

Please log in or register to like posts.
News
bolo com gelatina
Bolo com gelatina e iogurte na massa, sabor  maracujá  e cobertura de maracujá surpreende. O bolo chama atenção principalmente pelo sabor bem intenso devido a adição da gelatina.  O  iogurte  faz a diferença nesta receita pois equilibra a fofura e a leveza ,  uma vez que a massa (com gelatina) tende a ficar mais seca e pesada.  O bolo ainda é fácil de fazer,  de liquidificador e acompanha uma cobertura que é puro deleite. A calda tem o equilibrio  perfeito entre o  azedinho do maracujá e o doce do leite condensado e vale a pena experimentar.

INGREDIENTES:

massa:

  • 1 copo de iogurte natural, 175ml 
  • 1 xícara de chá (240ml) de óleo
  • 4 ovo grandes e  inteiros (ou 5 ovos pequenos)
  • 1 gelatina sabor maracujá (sem dissolver)
  • ¼ de xícara de chá de suco concentrado de maracujá
  • 1  e ½ xícara (240ml)  de chá de açúcar
  • 2  e ¼ de xícara (240ml) de chá de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa  de fermento em pó

cobertura:

  • 1 lata de leite condensado, 395g
  • 1 lata de creme de leite gelado e sem soro, 300g
  • ¾ de  xícara de chá de suco concentrado de maracujá 

 

BOLO COM  GELATINA NA MASSA,  SABOR DE  MARACUJÁ E COBERTURA MOUSSE:

FORNO:Em primeiro lugar pré aqueça o forno na temperatura máxima. Então  na hora ‘h’ de colocar o bolo para assar, abaixe a temperatura para 190°Celsius. Isso vai garantir um forno  mais  quente, uma vez que nosso forno doméstico, nem sempre conseguem atingir a temperatura do forno industrial.  Com esse truque simples garantimos uma temperatura de forno ideal para assar o bolo, mesmo sendo um forno  doméstico.

FORMA:Nesse momento aproveite também para untar uma forma redonda de 24cm com óleo e farinha de trigo. Eu usei o desmoldante spray para untar porque acho mais prático e usei uma forma redonda chamada ballerine que eu comprei no Mercado Livre.

LIQUIDIFICADOR:Agora direto no copo do liquidificador coloque os 5 primeiro ingredientes:  4 ovos inteiros,  1 copo de iogurte natural, 175ml,  1 xícara de chá de óleo, 1 gelatina sabor maracujá (sem dissolver) e ¼ de xícara de chá de suco concentrado de maracujá. Então bata até obter uma mistura homogênea e reserve.

SECOS: Depois  em uma tijela grande coloque os 3 últimos ingredientes secos: 1  e ½ xícaras de açúcar, 2  xícaras de farinha de trigo e 1 colher de sopa  de fermento em pó e misture. 

LÍQUIDOS E SECOS: Por fim junte a mistura batido no liquidificador aos ingredientes secos da tijela e misture delicadamente, que é para a massa não desenvolver muito glúten e garantir leveza e fofura. Misture sempre sem bater e pelo menor tempo necessário, somente até misturar mesmo, senão o bolo pode pesar.

bolo com gelatina

bolo com gelatina na massa, sabor de maracujá

TEMPO DE FORNO: Agora leve a massa a forma (24cm)  untada   e ao forno, lembre-se desse momento de abaixar a temperatura para 190°Celsius e deixe o bolo por 35 a 40 minutos ou até espetar o palito no centro do bolo o mesmo saia limpo e seco.

COBERTURA: Por ultimo e  enquanto o bolo assa no forno aproveite para fazer a cobertura, que não precisa de fogão, basta apenas bater, até misturar todos ingredientes. Ou seja, direto no copo do liquidificador (ou mixer) bata 1 lata de leite condensado, 395g, 1 lata de creme de leite gelado e sem soro, 300g e ¾ de  xícara de chá de suco concentrado de maracujá. E é só isso, bateu (bata bastante) está pronto e reserve no freezer (para firmar) até o momento de usar sobre o bolo. 

E está pronto, só falta espalhar a cobertura sobre o bolo desenformado, depois  servir e bom apetite!

bolo com gelatina

Se você nos acompanha pelo INSTAGRAM pode ver o preparo no STORY ou Reels. Senão talvez você queira acompanhar o próximo INSTA,  AQUI . Então vem a gente!

 

Ah e se você gosta de um bolo de iogurte,    vale a pena dar uma olhada nestas outras receitas   AQUI.

obrigada e até a próxima receita, Natalia Posses

Deixe uma resposta