Bolo de Abobrinha com Farofa Crocante de Canela - Monta Encanta

Bolo de Abobrinha com Farofa Crocante de Canela

Por favor faça login or somente cadastrados podem curtir posts.
Video
Bolo de Abobrinha com Farofa Crocante de Canela

Bolo de Abobrinha  fofinho e úmido ao mesmo tempo. Em camadas, intercaladas por uma  farofa de canela que deixa uma crosta crocante alucinante no topo do bolo e um caramelo no centro!

A abobrinha apesar de protagonista na receita é bem discreta seu sabor  é  delicioso mas sutil,  lá no fundinho. Se você perguntar qual é  o ingrediente verde secreto, ninguém vai dizer que é abobrinha.  Discreta mas  fundamental na textura, é ela que confere  umidade na massa, lembrando a consistência do bolo de cenoura, só que mais fofinho, muito gostoso. Surpreende! UM SONHO, vale a pena fazer!  Vamos lá?

INGREDIENTES

bolo:

  • 1 e 1/3 de xícara de chá de açúcar
  • 1/3 de xícara de chá de azeite, mas o óleo também funciona
  • 1 ovo inteiro
  • 1 copo de iogurte integral, 170g
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1 ½ xícara de chá de abobrinha ralada
  • ralador/mandolin (Ter um mandolin/ralador facilita muito o trabalho na cozinha na hora de preparar esta e inúmeras outras receitas.
  • Ele tem excelente custo benefício e vale cada centavo do investimento. Comprei o meu aqui: https://goo.gl/7ANnUa)

farofa de canela:

  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 1 colher de sopa de canela
  • 2 a 3 colheres de sopa de manteiga derretida

 


COMO FAZER BOLO DE ABOBRINHA COM FAROFA CROCANTE DE CANELA:

  1. FORMA: Unte com óleo e farinha de trigo uma forma retangular de 28x19cm. Pré aqueça o forno a 180°C
  2. FAROFA: Em um bowl pequeno, coloque 1 xícara de chá de açúcar, 1 colher de sopa de canela e 2 a 3 colheres de sopa de manteiga derretida. Misture até obter uma farofa. Reserve.
  3. ABOBRINHA: No ralo grosso do ralador, rale 2 abobrinhas pequenas. Cerca de 1 e 1/2 xícara de chá de abobrinha ralada.
  4. MASSA: Em um bowl médio, coloque 1 ovo inteiro e 1 e 1/3 de xícara de chá de açúcar. Com ajuda de um fouet – batedor de arame – ou batedeira de mão. Bata até obter um creme claro e a mistura dobrar de tamanho. Acrescente 1/3 de xícara de chá de azeite ou óleo, 1 copo de iogurte natural, misture.
  5. Junte  1 colher de sopa de fermento em pó com 2 xícaras de chá de farinha de trigo. Finalize com as abobrinhas raladas. Misture delicadamente.
  6. MONTAGEM: Leve metade da massa a uma forma retangular (28x19cm), untada com óleo e farinha de trigo. Cubra a massa com metade da farofa de canela. Distribua o restante da massa e finalize com a farofa de canela.
  7. FORNO: Asse por 45 a 50 minutos em forno pré aquecido a 180C  ou até espetar o palito no centro do bolo, ele saia limpo e seco. Sirva com café e Bom Apetite!

O bolo fica fofinho úmido e com uma casquinha crocante de farofa de canela hummmm vai sumir num piscar de olhos, todo mundo pede bis.

Experimenta!

bolo de abobrinha com canela

Se você gosta de bolo fofinho de canela, vai aprovar este BOLO DE IOGURTE COM CASQUINHA CROCANTE DE CANELA, receita aqui. 

Obrigada pela companhia e até a próxima receita, Rosi Seligra

 

Tempo de Preparo: 15 a 20min
Tempo de Forno: 45min
Rendimento: 20 a 24 porções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *