Bolo de Cenoura e Brigadeiro e em camadas!

Please log in or register to like posts.
News
bolo de cenoura

Fala a verdade, é difícil encontrar alguém que  não queira um pedaço de bolo de cenoura. Ainda mais  se ele vier em camadas, com recheio e cobertura de brigadeiro, aí  é pura covardia.

Além  de  gostoso  é lindo e   fácil de fazer. Receita prática de liquidificador.  Primeiro batemos os ingredientes líquidos (ovo+ oleo + cenoura) depois misturamos aos ingredientes secos (farinha + açúcar + fermento) e  pronto.
O recheio de brigadeiro tanto pode ser a sua receita de brigadeiro quanto   esta aqui, que é de brigadeiro gourmet, com chocolate em barra, hum!
Para facilitar a montagem, montamos dentro da própria forma. Vamos ver como se faz? Antes já salva a receita nos preferidos, pois certamente você vai querer  encantar o próximo parabéns com Bolo de Cenoura vestido para festa!

bolo de cenoura

INGREDIENTES BOLO DE CENOURA:

massa:

  • 150g de cenoura picadas em rodelas  + ou –  1 cenoura grande
  • 2 ovos inteiros pequenos ou 1 grande
  • ½ xícara de chá de óleo
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 1 e ½  xícara de chá de farinha de trigo
  • 1 colher de sobremesa de fermento em pó

brigadeiro:

  • 280g de chocolate meio amargo
  • 2 latas de leite condensado
  • 2 caixinhas de creme de leite
  • 2 colheres de sopa de  manteiga
  • 1 pitada de sal

montagem:

  • 150ml de leite integral para umedecer o bolo dividido em 3 partes iguais (uma para cada disco de massa)
  • Chocolate granulado para decorar

COMO FAZER BOLO DE CENOURA:

  1. FORNO:  Em primeiro lugar   pré aqueça o forno a 180 graus.
  2. FORMA: Aproveite também para untar uma forma redonda de 15cm, com óleo e papel manteiga. Coloque a forma sobre um pedaço de papel manteiga um pouco maior que a forma e com uma caneta marque contornando com a caneta ao redor da forma e marcando o papel com um círculo. Recorte com uma tesoura o molde ajuda de papel manteiga . Coloque o círculo de papel no fundo da forma e unte o papel com óleo. Reserve. Isso facilitará a desenformar. Reserve.
  3. LÍQUIDOS: Então coloque uma cenoura grande  fatiada direto no copo do liquidificador,  junto com ½ xícara de chá de óleo  e os 2 ovos inteiros pequenos ou 1 grande. Bata até obter um creme liso e homogêneo. Reserve.
  4. SECOS: Em seguida em  um bowl, peneire1 e ½  xícara de chá de farinha de trigo, junto com 1 xícara de chá de açúcar e 1 colher de sobremesa rasa de fermento em pó. Peneiramos porque ao peneirar a farinha de trigo, açúcar e fermento, aeramos e deixamos a massa mais leve.bolo de cenoura
  5. bolo de cenoura
  6. LIQUIDOS E SECOS: Por fim  juntamos os líquidos e os secos. Use um fouet (batedor de arame) e misture delicadamente  e sem bater para não desenvolver muito glúten na massa.  Misture vagarosamente e só até ficar homogêneo. O fouet também ajuda a colocar mais  ar na massa, deixando-a mais fofa. Se você não tiver um batedor de arame  você pode usar o   batedor da sua batedeira.
  7. FORMA: Então verta  a massa em uma forma redonda e untada com óleo e forrada com papel manteiga.
  8. FORNO: Finalmente leve ao forno pré aquecido a 200 graus e abaixe a temperatura do forno para 180 graus imediatamente após colocar o bolo dentro. Então deixe  assar por 30 minutos. Após 30 minutos faça o teste do palito,  espete no centro do bolo, se sair limpo e seco  está pronto. Caso  o palito sair sujo, deixe por mais 5 minutos até que o saia limpo e seco.
  9. Então espere amornar, desenforme e com uma faca de pão, corte em 3 camadas. Reserve.
  10. BRIGADEIRO: Faça uma receita de Brigadeiro Gourmet, veja AQUI como fazer ou aperte o PLAY. Lembre-se:  Enquanto o brigadeiro está quente ele fica mais  líquido. Após esfriar ele endurece.
COMO MONTAR BOLO DE CENOURA:
  1. Para facilitar a montagem,  o bolo é montado dento da própria forma no qual  foi assado.
  2. Para isso, em primeiro lugar separe  o maior saco de congelamento que você tiver em casa.  Então abra-o meio, isso porque ao abri-lo ao meio ele dobrará de tamanho.
  3. Em seguida  forre o fundo e laterais da forma com 2 plásticos de congelamento abertos. Assim o  o fundo e laterais da forma ficam cobertos pelo  plástico.  Deixe sobrar  para fora da forma parte do plástico. Assim  aproveitamos o excedente do plástico,  para cobrir o bolo na hora em que ele for para geladeira.
  4. PRIMEIRA CAMADA: Após forrar a forma com o plástico, coloque no fundo da forma  o primeiro disco de massa e umedeça com 1/3  do leite.   Com uma colher molhe  toda a superfície, caprichando nas laterais, onde a massa costuma ser mais ‘seca’.  Cubra com 1/3 parte  do brigadeiro.
  5. SEGUNDA CAMADA: Então sobre brigadeiro  coloque o outro  disco de massa. Igualmente umedeça a superfície novamente com 1/3 do leite também caprichando nas laterais,  mais ‘seca’.  Cubra com 1/3 de parte do brigadeiro.
  6. TERCEIRA CAMADA: Por fim o ultimo disco de massa, umedecido  com o leite restante, sendo a ultima camada massa.
  7. Reserve 1/3 do brigadeiro para decorar o bolo.  Feche com o plástico excedente. Em seguida  leve a geladeira por 4h ou ao freezer por 2h para gelar e firmar.
  8. Assim que gelar e firmar, vire a forma sobre uma travessa bem bonita, onde será servido, desenformando-o. Então retire o plástico.
  9. Para finalizar a montagem, cubra com uma camada fina, toda a superfície  e laterais do bolo com brigadeiro acrescentando o chocolate granulado para decorar.  Em seguida  com ajuda de um saco de confeitar faça rosas de brigadeiro (opcional).bolo de cenoura
  10. bolo de cenoura

Certamente você vai querer acompanhar nossas novidades pelo INSTA, AQUI   Então vem a gente!

bolo de cenoura

Obrigada e até a próxima receita,  Rosi Seligra

Tempo de Preparo: 2 e ½ horas
Tempo de Forno: 30min
Tempo de Brigadeiro: 15min
Tempo de Geladeira: 4 a 5 horas melhor de um dia para o outro
Rendimento: 8 a 10 pessoas

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *