Bolo de Laranja sem Glúten e sem lactose, bolo do bem!

Please log in or register to like posts.
News
bolo de laranja sem glúten

Que tal preparar um delicioso Bolo de Laranja sem Glúten e sem lactose para a sua família? Essa receita é bem simples de fazer e não leva farinha de trigo nem lactose.  A receita é a mesma do Bolo de Laranja Tradicional que faz tanto sucesso aqui no Monta Encanta,  aqui  Isso porque em time que está ganhando não se mexe não é mesmo? Para que mudar o que é tão perfeito!

A diferença entre este e o tradicional fica por conta da troca da farinha de trigo pela FSG (mix de farinhas sem glúten) e do óleo de soja pelo óleo de coco (sem sabor) o resto é tudo igual, sem tirar nem por.  O resultado? Bolo do bem! para lá de saudável molhadinho, leve, além de ser muito gostoso! Vamos ver como faz?

bolo de laranja sem glúten

INGREDIENTES BOLO DE LARANJA SEM GLÚTEN:

  • 2 laranjas descascadas, usei pera, mas pode ser feito com qualquer laranja e melhor ainda se for bahia.
  • ½ xícara de chá de óleo de coco sem sabor ( ou girassol ou soja) 
  • 2 ovos inteiros, usei  orgânicos
  • 2 xícaras de chá de FSG, mix pronto de farinha de arroz com fécula de mandioca  (sem glúten) 
  • 2 xícaras de chá de açúcar peneirado
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de sopa rasa de CMC  (ingrediente que deixa a massa mais leve e macia) 

bolo de laranja sem gluten

COMO FAZER BOLO DE LARANJA SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE:

Em primeiro lugar batemos no liquidificador os líquidos:   laranja,  ovos e  óleo. Depois em um bowl a parte,  peneiramos os secos:  farinha FSF,  açúcar  e  CMC. Então misturamos os duas partes,  líquidos e secos.

  1. Comece pre  aquecendo o forno a 180° Celsius.
  2. Logo depois unte uma forma de 24cm com furo no meio  com manteiga e farinha de trigo. Reserve.
  3. Em seguida   separe os ingredientes LÍQUIDOS: Retire a casca da laranja, inclusive a parte branca dela (Caso goste do sabor azedinho mantenha a casca de uma delas)
  4. Então corte a fruta em 4 partes no sentido do comprimento para obter 4 gomos. Retire a parte branca do miolo e despreze-o. (veja foto)bolo de laranja sem gluten
  5. Agora, leve os gomos ao liquidificador e junte ½ xícara de chá de óleo de coco (sem sabor) com   2 ovos inteiros 
  6. A seguir, bata no liquidificador, até obter um creme amarelinho e homogêneo.bolo de laranja sem gluten
  7. bolo de laranja sem glúten
  8. Depois  separe os ingredientes SECOS: Em um bowl, peneire 2 xícaras de chá de farinha FSG e 2 xícaras de chá de açúcar. Isso porque, ao peneirarmos os ingredientes secos – como farinha, açúcar e fermento, aeramos e deixamos a massa mais leve. Além disso, também retiramos possíveis impurezas dos produtos, como pedrinhas de açúcar. Esta e outras dicas simples e para lá de preciosas, para deixar o seu bolo sempre ‘fofo, você confere aquibolo de laranja sem gluten
  9. Por ultimo junte os LÍQUIDOS aos  SECOS: Use um ‘fouet’ e misture até ficar homogêneo.
  10. O ‘fouet’  também ajuda ‘aerar’ a massa, deixando-a mais leve.  Se você não tiver um fouet, vale usar o  batedor da sua batedeira.
  11. Por fim  junte uma colher rasa de sopa de CMC ((ingrediente que deixa a massa mais leve e macia) e uma pitada de sal.
  12. Finalmente verta  a massa para a forma untada de  24cm com furo no meio e leve para assar em forno pré-aquecido a 180º por 45 minutos.
  13. Após 40 minutos faça o teste do palito no bolo,  espete-o no centro do bolo, se sair ‘sequinho’ está pronto.bolo de laranja sem glúten
  14. Espere amornar e desenforme. Se tentar desenformar o bolo muito quente corre o risco dele quebrar, então espere esfriar um pouco.  Agora cubra com açúcar de confeiteiro polvilhadobolo de laranja sem glúten

Certamente você vai querer acompanhar outras receitas como este Bolo de Laranja sem glúten,  pelo INSTA,  AQUI   Então vem a gente!

bolo de laranja sem gluten

Experimente também La Ciambella,  bolo de limão sem glúten  aqui 

Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *