Bolo de queijo simples e bem fofinho é fácil de fazer!

Please log in or register to like posts.
News
bolo de queijo simples
Bolo de queijo simples e bem fofinho é fácil de fazer, só seguir a ordem dos ingredientes e o  modo de preparo que está bem explicadinho que nem dica de mãe para não ter erro na hora ‘h’ de fazer o seu.  O contraste entre o salgado do  queijo com o açúcar é surreal de gostoso e vale a pena experimentar.

bolo de queijo simples

INGREDIENTES:

  • 2 ovos inteiros (63 a 65g cada ovo)
  • 1 xícara de chá de açúcar peneirado, 180g
  • 1/3 de xícara de chá de manteiga derretida, 80g
  • 1 xícara de chá de leite integral em temperatura ambiente, 240ml
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo, 280g
  • 1 colher de sopa de fermento em pó  (colher medidora rasa)
  • 50g de queijo ralado (usei parmesão ralado)

E essa louça de Porto Ferreira? Você acompanhou pelo Stories nossa viagem para cidade da cerâmica? Se sim já sabe que eu paguei 2,00 por esse prato de sobremesa filetado de bambu. Senão acompanhou espia nos destaques do INSTA  (@montaencanta) e já se programa para visitar a cidade por que vale a pena aproveitar os preços de fábrica, veja  AQUI. 

COMO FAZER BOLO DE QUEIJO SIMPLES:

FORMA: Em primeiro lugar unte com óleo e farinha de trigo (usei desmoldante spray)  uma forma redonda com furo no meio de 23cm

FORNO: Em seguida  pré aqueça o forno na temperatura na máxima do seu forno.

MASSA: Então em uma tijela grande coloque 2 ovos inteiros e   1  xícara de chá de açúcar peneirada. Peneirar o açúcar ajuda a separar os granulos, leva ar entre eles e deixa o bolo mais aerado e mais fofinho.

Agora com uma batedeira de mão (velocidade máxima) ou um batedor de arame (fouet) bata até a mistura dobrar de tamanho e até obter uma mistura clara, veja o video.  Essa aeração dos ovos é muito importante, é ela que garante um bolo bem fofinho, então capricha nessa hora!

Em seguida junte 1/3 de xícara de  manteiga derretida (80g) (ou em ponto de pomada). Para derreter a manteiga leve ao micro ondas por 10segundos em temperatura máxima.

Agora e ainda com a batedeira na velocidade máxima, bata por mais 1 minuto até a maneiga incorporar bem, aerar e  aumentar o volume da mistura.

Então acrescente 1 xícara de chá de leite integral (240ml) em temperatura ambiente. A partir desse momento a gente não pode mais bater,  apenas misturar delicadamente (sem bater) somente até  incorporar o leite, use a velocidade minima da batedeira.

bolo de queijo

Por fim junte  2 xícaras de chá de farinha de trigo peneirada e  peneirar a farinha faz a diferença na fofura do bolo, vale a pena! Nesse momento aproveite para saborizar o bolo com 50g de queijo ralado (usei parmesão) e 1 colher de sopa rasa de femento em pó.  Você também pode variar o sabor do bolo, substituindo o queijo por 50g de chocolate em pó ou ainda 50g de nozes picadas, ou então 50g de coco ralado seco ou então raspinhas de 1 limão tahiti, veja aqui como raspar o limão sem amargar o bolo.

Agora sem bater, misture delicadamente para não perder a aeração gerada, misture até obter uma massa homogênea e lisa.  Você tatno pode misturar com a batedeira em velocidade minima (veja no video) quanto  misturar com uma colher de pau.

FORNO: Por ultimo verta a massa na forma untada e leve o bolo ao forno. Nesse momento abaixe a temperatura do forno para  190 °C graus e deixe por por 35  minutos ou até a casa inteira ficar com cheiro de bolo 😉  Isso por que o tempo varia, conforme a potência do cada forno.

Faça sempre o teste do palito, espetando um palito limpo e seco no centro do bolo, se o mesmo sair limpo,  o bolo  está pronto, caso ele saia sujo, deixe a massa por mais 5 ou 10 minutos ou até que o palito saia limpo e seco.

Agora é só esperar 10 minutos.  até o bolo amornar (senão ele pode quebrar ao desenformar) e bom apetite!

Você viu o video? Então ele é do STORIES do INSTA. Se você gostou, certamente você vai querer acompanhar outras receitas como esta, pelo insta também.   Então vem com a gente AQUI . Vamos ficar mais pertinho 😉

Antes de ir embora, vale a pena dar uma olhada nestas outras receita de bolo simples   AQUI, uma mais gostosa que a outra!

Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra

 

Deixe uma resposta