macarrão com salmão ao pomodorini

Por favor faça login or somente cadastrados podem curtir posts.
Video
Macarrão com salmão ao pomodorini é uma massa leve, saudável e muito fácil de fazer, fica pronta em 15 minutos. O molho adocicado pelos tomatinhos cereja rama contrasta perfeitamente com a acidez do limão e o picante da pimenta calabresa seca. O salmão e a alcaparra entram para deixar o sabor surreal de  gostoso.

Este prato foi o  meu almoço de domingo, aproveita e levanta a mão se você acompanhou o preparo em tempo real no insta,  pelo stories.  Eu estava com desejo de salmão, já  o meu marido de macarrão, então juntei  os dois neste espaguete delicioso espia o video para relembrar e se você não acompanhou aperta o play porque vale a pena.

macarrão com salmão ao pomodorini

 

INGREDIENTES:

massa:

  • 250g de macarrão  grano duro (usei espaguete sem glúten)
  • 1 colher de sopa de sal
  • agua para cozinhar o macarrão
  • 1 colher de sobremesa de manteiga
  • 1 dente de alho amassado

 

molho de salmão ao pomodorini:

  • 4 postas de salmão (cerca de 350g)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 3 ou 4 dentes de alho em lâminas ou amassado no amassador de alho
  • 1 lata de tomate pelado (usei cereja pomodorini)  ou 300g de tomate cereja rama fresco
  • 1 colher de café rasa de pimenta calabresa seca ou 1 colhe de café de molho de pimenta
  • sal a gosto
  • 2 ou 3 colheres de sopa de alcaparras (pode substituir por azeitona preta ou verde)
  • suco de ½  limão  sicilinao (usei tahiti porque era o que eu tinha em casa)
  • 2 a 4 colheres de sopa de água ( se necessário for)
  • 2 colheres de sopa de cebolinha fresca
  • 1 dente de alho cru e amassado (para o final do preparo)

 

COMO FAZER MACARRÃO COM SALMÃO AO POMODORINI: 

MASSA:Em primeiro lugar coloque a água para ferver em uma panela grande e adicione sal a gosto, lembrando que a água deve ficar salgada como a água do mar. Assim que a água ferver coloque o macarrão e deixe cozinhar pelo tempo indicado pelo fabricante. Eu usei espaguete sem glúten, porque estou evitando o glúten na minha alimentação, mas você pode usar um grano duro que vai ficar ainda mais gostoso e ele não precisa ser espaguete, poder ser penne ou parafuso ou ainda qualquer outro tipo de massa a sua escolha.

Assim que o macarrão cozinhar escorra a água e depreze a água. Então devolva o macarrão para a panela e acrescente 1 colher de sobremesa de manteiga, assim o macarrrão não gruda um no outro e reserve.

MOLHO: Depois em uma frigideira larga e em fogo médio coloque 2 colheres de sopa de azeite e 3 ou 4 dentes de alho cortado em lâminas finas ou amassados no amassador de alho (se preferir).

Então deixe o alho dourar por 1 ou 2 minutos, cuidado para não escurecer, senão ele amarga e estraga o prato (veja o video)

Assim que o alho alourar junte 1 lata de tomate pelado, eu usei o tomate cereja pomodorini, mas também pode ser  350g de tomate cereja rama fresco e inteiros. Nesse momento abaixe o fogo para o minimo.

Agora coloque as postas de salmão com a pele virada para baixo eu usei sei salmão congelado que eu tinha no freezer e ele foi congelado direto para panela, mas a posta poderia ser fresca também.  Você também pode substituir o salmão por atum e ele tanto pode ser fresco quanto o de lata ou ainda qualquer outro peixe de carne firme como namorado ou abadejo.

Depois junte  2 ou 3 colheres de sopa de alcaparras que  você também pode substituir por 2 ou 3 colheres de sopa de azeitona preta ou verde picada e sem caroço.

macarrão com salmão

Logo depois tempere com 1 colher rasa de cafe de pimenta seca calabresa, e também pode ser molho de pimenta ou ainda ½ pimenta dedo de moça picada sem as sementes, a idéia não é deixar o prato apimentado e sim trazer um picante suave. Nessa hora junte o sal, mas cuidado com ele pois as alcaparras já contem sal e junte também o suco de  ½ limão  siciliano.  Eu usei limão tahiti porque era o que eu tinha em casa, mas scom o  siciliano fica mais suave e ainda mais  gostoso.

Conforme o molho for secando adicione água aos poucos, pelo método pinga a pinga (veja o video), uma ou duas colheres de sopa conforme a necessidade e apenas na quantidade necessária para que o molho não grude no fundo da panela e dê tempo do salmão cozinhar, peixe cozinha super rápido (mesmo congelado).

Assim que o salmão estiver quase cozido vire as postas do outro lado e com ajuda de uma faca retire a pele (veja o video). Em seguida acrescente o macarrão já cozido, junte a cebolinha fresca e 1 dente de alho cru amassado, esse alho cru dá um toque  de sabor super especial ao prato (não deixe de por).

Agora é só misturar tudo muito bem , servir em seguida com um fio de azeite e bom apetite!

Você viu o video? Então ele também foi para o STORIES no INSTA. Se você gostou, certamente você vai querer acompanhar outras receitas como esta, por lá também.   Então vem com a gente AQUI , assim a gente fica mais pertinho 😉 um do outro.

macarrão com salmão ao pomodorini

Antes de ir embora, vale a pena dar uma olhada nestas outras receita práticas  AQUI,  uma melhor que a outra!

Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra

 

 

Deixe uma resposta