Bolo Bolo de festa Instagram RECEITAS

bolo pão de ló fácil para aniversário

0
Please log in or register to like posts.

Bolo pão de ló para aniversário com massa  bem fofinha e recheio de brigadeiro cremoso, montado em camadas  é fácil de fazer. O truque é usar a própria forma onde o bolo foi assado para montar as camadas. Assim ele ganha estrutura (na geladeira), antes de desenformar. Agora aperta o play e bora montar e encantar a próxima festa!

bolo pão de ló

INGREDIENTES: 

pão de ló :

  • 6 ovos grandes  ou 7 ovos pequenos
  • 1 xícara de chá de farinha de trigo (sem fermento)
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • uma   forma redonda 24cm  com papel manteiga
  • uma pitada de sal

para fazer a massa de pão de ló de chocolate acrescente 125g de chocolate em pó, cerca de 3 colheres de sopa bem cheias

recheio e cobertura de brigadeiro: 

  • 3 latas de leite condensado
  • 3 latas de creme de leite  com soro
  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó  (usei 100% cacau da SICAO)
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 pitada de sal
  • 300g de chocolate meio amargo picado
  • granulado de chocolate para decorar

DICAS PARA FAZER A  MASSA DO BOLO DE PÃO DE LÓ : 

Pão de ló é um bolo fofo leve delicado, não leva fermento na massa, ele cresce somente com a aeração dos ovos batidos e  por isso é ideal para montar bolo de festa.

Gosto de usar a massa de pão de ló, para fazer um bolo de aniversário gelado. isso porque ele não leva nenhuma gordura. Já uma massa amanteigada,  por exemplo,  endurece  na geladeira.

O único ponto é que por ser bem aerado ele não tem muita estrutura, então a dica é não exagerar na hora de  umedecer a massa,  senão não aguenta a estrutura das camadas.

Por ter  e uma base neutra e pode receber inúmeros recheios, conforme sua preferência.  Também pode ser montado em diversos tamanho conforme o número de convidados. Consulte a tabela abaixo:

Tabela com proporção de ovos e farinha  x  tamanho da forma:

  • 15 a 18cm – 3 ovos grandes +½ xícara de chá de farinha de trigo + ½ xícara de chá de açúcar
  • 20-21cm – 4  ovos  grandes ou  5 pequenos + ¾ de xícara de chá farinha de trigo + ¾ de xícara de chá de açúcar
  • 24-25cm – 6  ovos grandes ou 7 pequenos + 1 xícara de chá de farinha de trigo + 1 xícara de chá de açúcar
  • 29 a 30cm – 8 ovos grandes ou  9 pequenos + 1e ½ de xícara  de chá farinha de trigo  + 1 e ½ xícara   de chá de  açúcar
  • 34-35cm – 10 ovos grandes ou 11 pequenos + 1 e ¾ xícara de chá de farinha de trigo + 1 e ¾ xícara de chá de açúcar
bolo pão de ló

Ao menos que você tenha uma batedeira e um forno industrial  não é aconselhável montar com  mais de 10 ovos por vez. 😉   E para ter sucesso o pão de ló requer alguns cuidados fundamentais na hora de prepara-lo, como:

  • Sempre bater as claras em ponto de neve firme, porém não muito firme, se isto acontecer você não vai conseguir incorporar a farinha adequadamente
  • Depois acrescentar as gemas uma a uma, só depois juntar o açúcar aos poucos  até o ponto de fita, ou seja, levantando o batedor a massa deve cair formando uma fita
  • Por último incorporar a farinha de trigo com a máxima delicadeza, sempre usando a espátula na vertical e dobrando a massa de baixo para cima.
  • O tamanho da forma também é sempre importante, uma vez que a altura do bolo deve ficar entre  5cm a 7cm.
  • Por fim a temperatura do forno é  fundamental para o sucesso da receita, o forno deve estar pré aquecido a 180graus
  • Ah ele assa rápido, então cuidado para não assar demais e ressecar a massa, ica de olho firmou tá pronto, retire rapidamente  do forno.

COMO FAZER O BOLO PÃO DE LÓ: 

Em primeiro lugar separe as gemas das claras. Depois bata as claras na batedeira com uma pitada de sal para ajudar na estrutura da massa, bata até o ponto de neve.

Logo depois junte as gemas, uma por vez e bata bastante até a mistura  crescer.

Agora junte o açúcar  peneirado aos poucos.

Por ultimo coloque a farinha de trigo peneirada e aos poucos também.

Por fim leve a uma forma com papel manteiga no fundo e sem untar as laterais,  assim a massa não forma ‘barriga’, não arredonda, ficando mais reta na superfície.

Agora só falta levar ao forno pre aquecido por 190Celsius  por 20 a 25 minutos ou até o bolo firmar.

Depois de assado, espere o bolo esfriar antes de desenformar.

COMO FAZER O RECHEIO E A COBERTURA DE BRIGADEIRO CREMOSO: 

Em uma panela, fogo baixo,  coloque todos os ingredientes, mexendo sempre o fundo para não grudar até o ponto de comer de colher, bem cremoso e reserve. O brigadeiro sempre firma depois de esfriar, veja a foto quente e depois em temperatura ambiente. Então cuidado para não passar do ponto, é importante que ele esteja cremoso.

brigadeiro

COMO MONTAR BOLO PÃO DE LÓ PARA ANIVERSÁRIO:

Agora que a massa está pronta e o brigadeiro também e ambos estão em temperatura ambiente é hora de desenformar e cortar a massa em 2, 3 ou 4 discos dependendo da altura desejada do disco e do bolo. (veja o video)

Então forre a mesma assadeira em que assou o  bolo com plástico de congelamento e monte intercalando camadas de massa e brigadeiro,  sendo a primeira e a última camada com  massa.

DICA: Você sempre pode umedecer a massa  porém fique atento a quantidade. Nunca  umedeça demais pois o pão de ló por ser  uma massa aerada, ao umedecer perde estrutura e pode não suportar as camadas de brigadeiro. Eu costumo umedecer com leite  integra ou então com guaraná ou ainda com uma mistura de água + baunilha + açúcar). Agora se o pão de ló for bem assado, ou seja, se ele não passar do ponto no forno e ressecar ele não precisa ser umedecido, por  ser  uma massa aerada leve e bem fofa.

Por fim termine com a ultima camada de bolo, feche com o plástico e leve para geladeira para ganhar estrutura, por 6 horas, melhor de uma dia para o outro.

Após esse tempo, desenforme, virando o bolo na travessa onde será servido, retire o plástico e com uma espátula passe brigadeiro nas laterais e no topo do bolo.

bolo pão de ló

Por ultimo decore com chocolate granulado nas laterais e na borda do bolo (veja o video). Mantenha na geladeira até 1 hora antes de servir, assim ele estará fresco e ao  mesmo tempo com o brigadeiro cremoso.

Agora é só curtir o parabéns com a família e bom apetite!

E se você gostou deste bolo de pão de ló em camadas com brigadeiro,  com certeza vai gostar de  nos  acompanhar  pelo instagram.   Então vem com a gente, ver as receitas em tempo real, pelo  STORY  AQUI,   vem ficar juntinho da gente!

bolo pão de ló

Antes de ir embora, vale a pena dar uma olhada nestas outras receitas de bolo de festa clica  AQUI 

Obrigada e até a próxima receita,  Rosi Seligra

 

 

 

 

Sopa Creme de Mandioquinha com Espinafre
Vaca atolada de bananinha, carne de panela!