Bolinho formigueiro de banana para o lanche da escola, eles, os meus meninos adoram. O bolinho é úmido e macio ao mesmo tempo e ainda tem o chocolate granulado, que dá um sabor especial. Eu sempre deixo pronto e congelado e eles vão assim mesmo (congelados) para lancheira da escola. Até a hora do lanche os bolinhos estão no ponto certo de comer e já totalmente descongelados, frescos, parecendo serem feitos no dia. Isso porque o freezer mantém o frescor, ficando deliciosos a qualquer hora.
INGREDIENTES:
- 3 bananas maduras amassadas
- 4 gemas
- 4 claras
- 1 pitada de sal
- 2 xícaras de chá de açúcar
- 3 colheres de sopa de manteiga sem sal e em temperatura ambiente
- 1 xícara de chá de leite
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 50 g de chocolate granulado (pacote pequeno)
COMO FAZER BOLINHO FORMIGUEIRO DE BANANA:
Em primeiro lugar pré aqueça o forno a 190ºC.
Depois em um prato amasse, com ajuda de um garfo 3 bananas bem maduras e reserve.
Agora em separe as claras das gemas de 4 ovos. Então bata as 4 claras em ponto de neve com uma pitada de sal, reserve em um prato.
(Caso você tenha dúvidas de como bater as claras em ponto de neve, veja AQUI como bater).
Em seguida e na mesma tijela da batedeira (não precisa lavar) bata as 4 gemas com 2 xícaras de chá de açúcar e 3 colheres de sopa de manteiga sem sal e em temperatura ambiente por 5 minutos ou até obter um creme amarelo claro e a mistura dobrar de tamanho.
Agora acrescente as bananas amassadas . Depois junte 1 xícara de leite, 2 xícaras de farinha de trigo e 1 colher de sopa de fermento em pó.
Então com a batedeira na velocidade mínima bata até obter uma massa homogênea. Então desligue a batedeira e junte as claras batidas, misturando a mão, ( veja o vídeo da receita no final deste post) delicadamente para não perder a aeração das claras batidas ( não precisa bater muito, aliás nesse momento quanto menos você bater mais fofinho ficará o bolo.).
Depois unte, com óleo e farinha de trigo (usei desmoldante spray) duas formas de cupcake com 12 cavidades cada, totalizando 24 bolinhos. Então preencha com ajuda de uma concha, até a metade as forminhas de cupcake. Sempre preencha até a metade pois a massa cresce bastante e dobra de tamanho.
bolinho formigueiro de banana
Agora asse em forno pré-aquecido (190ºC) por 10 minutos, pois os bolinhos assam super rápido.
Logo após resfriar embale-os individualmente (saco de congelamento ou plástico filme) e congele-os. Depois eles vão para o freezer e então direto (congelados mesmo) para a lancheira da escola e até o momento do recreio estão no ponto ideal de consumo.
E se você gostou da receita de hoje, com certeza vai gostar de nos acompanhar pelo instagram. Então vem com a gente, ver as receitas em tempo real, pelo STORY AQUI, vem ficar juntinho da gente!
Antes de ir embora, vale a pena dar uma olhada nestas outras opções de bolinhos para lanche AQUI e aperta o PLAY para ver o video desta receita.
Obrigada e até a próxima receita, Natalia Posses e Rosi Seligra.