Bife de lombinho com sálvia e abobrinha grelhada

Please log in or register to like posts.
News
Bife de lombinho com folhas de sálvia fresca, alho em lâminas e limão e abobrinha grelhada na mesma plancha, é uma  ótima sugestão para variar a mistura no dia a dia. Ao invés do lombo, poderia ser também bife de frango. Nesse dia eu  fiz para o  almoço e servi de acompanhamento um  arroz com tomate, manjericão e búfala.  hummmm, experimenta!

receita de arroz simples

INGREDIENTES: 

  • 3 bifes de lombinho ( ou frango ou carne bovina)
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • fio de azeite
  • folhas de sálvia fresca
  • suco de 1 limão siciliano ou tahiti
  • 1 dente de alho cortado em lâminas finas

COMO FAZER BIFE DE LOMBINHO COM SÁLVIA E ABOBRINHA GRELHADA:

Em primeiro lugar tempere os bifes de lombo (ou frango) com  suco de 1 limão siciliano (ou tahiti),  sal, pimenta do reino a gosto, 1 dente de alho cortado em lâminas finas e folhas de sálvia fresca (ou seca) e deixe descansando por 15 minutos para marinar um pouco e pegar bem o tempero.

Enquanto isso aproveite para cortar em fatias, no sentido do comprimento, 1 abobrinha e tempera-la com sal e pimenta do reino a gosto.

Depois em  fogo alto, coloque uma bistequeira (ou frigideira)  e quando ela estiver bem quente, coloque um fio de azeite,  pouca gordura apenas a suficiente para chapear a carne e as abobrinhas.

No momento que começar a subir fumaça, coloque  os 3  bifes de lombinho  e não mova, deixe o bife quietinho sem mexer até fritar, para formar a crosta crocante e manter o bife suculento, você não deve mexer.

Quando estiver subindo sangue na superfície de  cima da carne, (mais 4 min) e  formar uma crosta dourada quase cobre, você já pode virá-la usando uma espátula ou pinça para não furar o bife e não perder os sucos.

Assim que dourar vire os bifes e as abobrinhas e deixe-as  dourar do outro lado também.

bife de lombinho

bife de lombinho

Caso a abobrinha fique pronta antes do bife, retire-as e reserve em um prato.

Depois retire-os  e separe-os em uma tábua (ou prato) e deixe descansar por 1 ou 2 minutos antes de servir.  Esse tempo de descanso na tábua, é crucial para o sucesso deste prato,  isto por que, quando você chapeia os bifes,  os sucos naturais da carne, tendem se acumular de um único lado, do lado oposto ao da chapa, ficando apenas na parte de cima.

Quando você deixa a carne descansar antes de servir, os sucos se redistribuem ao longo de toda a carne, deixando-a suculenta em todos as partes. 😉  Se servir imediatamente, sem descanso, vai poder observar que uma lado é mais seco e o outro mais suculento.

Agora é só servir ao lado de um delicioso arroz com tomate e bom apetite!

bife de lombo com sálvia

Se você gostou,  talvez queira  acompanhar outras receitas como esta, pelo instagram em tempo real.   Então vem com a gente AQUI, vem ficar  pertinho.

bife de lombinho com salvia

Antes de ir embora, vale a pena dar uma olhada nestas outras receitas com porco    AQUI, uma mais gostosa que a outra!

Obrigada e até a próxima, Rosi Seligra

 

Deixe uma resposta