Arroz com tomate, manjericão e muzarela de búfala!

Por favor faça login or somente cadastrados podem curtir posts.
Video
Arroz com tomate, pimenta calabresa, folhas de manjericão fresca e muzarela de búfala é para comer rezando de tão gostoso e fácil de fazer! Uma excelente maneira para variar o arroz do dia a dia ou ainda para servir na hora de receber amigos ou família em casa. Nesse dia eu servi com bife de lombinho com sálvia e abobrinha grelhada.

receita arroz com tomate

INGREDIENTES:

  • 1 xícara de chá de arroz agulinha
  • 4 a 5 tomate italiano  em cubinhos (tirei a pele, mas é opcional)
  • 3 ou 4 dentes de alho amassado
  • 1 colher de sopa de azeite
  • folhas frescas de manjericão ( ou orégano)
  • ½  colher rasa de café de pimenta calabresa seca
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • muzarela de búfala ou qualquer outro queijo da sua preferência (queijo é opcional)
  • azeite na hora ‘h’ de servir
  • 150g de queijo de sua preferência (usei muzarela de búfala fresca, mas poderia ser muzarela, prato, parmesão …)

COMO FAZER ARROZ COM TOMATE, MANJERICÃO E BÚFALA:

Em primeiro lugar, com ajuda de uma faca corte os tomates em cubinhos pequenos, eu tirei a pele e deixei as sementes, mas é opcional, faça como preferir e reserve.

Depois descasque e amasse 3 dentes de alho e reserve.

Agora em uma panela (usei uma frigideira), fogo médio/baixo coloque 1 colher de sopa de azeite e os dentes de alho amassados e deixe alourar até ele ficar com uma cor  amarelada  clara, entre por 1 ou 2 minuto apenas. Isso porque se o alho passa do ponto (amarelo escuro) ele pode amargar o prato.

Logo depois junte os tomates picados e aumente o fogo para médio/ alto e com ajuda de uma colher misture o alho ao tomate para garantir que ele não queime.

Então tempere com sal, pimenta do reino a gosto e ½  colher rasa de café de pimenta calabresa seca, cuidado com a pimenta calabresa seca, ela intensifica seu picante em caldo. Comece com a quantidade mínima de ½  colher rasa de café rasa e aumente para mais picante se necessário achar,  conforme seu paladar. Apenas não deixe de colocar, um pouco de picante é importante nesse prato e faz a diferença no resultado do sabor.

Nesse momento coloque também folhas frescas de manjericão ( ou orégano seco/fresco) misture e deixe refogar por 1 minuto apenas.

arroz com tomate

arroz com tomate

Agora junte  1 xícara de chá de arroz de sua preferência, usei o  agulinha, mas poderia ser o arbório ou carneloni também.

Por fim  misture tudo e deixe o arroz refogar junto com o tomate por mais 1 minuto. Logo depois  em acrescente 2 xícaras de água quente e deixe cozinha em fogo baixo por 12 a 13 minutos, conforme o tempo da sua preferência.

Por ultimo e já com o fogo desligado, coloque muzarela de búfala fresca cortada em 4 partes (ou outro queijo da preferência), algumas folhas da erva que você escolheu, manjericão ou orégano. O queijo deve entrar por ultimo e com o fogo já desligado, tanto para a muzarela fresca quanto para a muzarela normal (ou parmesão), porque ele derrete melhor só com o calor do arroz.

Vale dizer que o queijo é opcional, já fiz várias vezes este prato sem queijo e fica delicioso também e para  acompanhar  fiz bife de lombinho com sálvia, limão e alho e abobrinha grelhada.

Ah somente  hora ‘h’ de servir, com o arroz já no prato, regue  um fio de um bom azeite extra virgem e hum … bom apetite.

E se você gostou,  talvez queira  acompanhar outras receitas como esta, pelo instagram em tempo real.   Então vem com a gente AQUI, vem ficar  pertinho.

arroz com tomate

Antes de ir embora, vale a pena dar uma olhada nestas outras variações  de arroz     AQUI, uma mais gostosa que a outra!

Obrigada e até a próxima, Rosi Seligra

 

 

Deixe uma resposta