File de frango empanado na farofa de milho temperada

Please log in or register to like posts.
News
File de frango empanado na farofa de milho temperada (comprada pronto), faz a diferença no sabor e na crocante do empanado. Os filés sao previamente  temperados com limão, alho amassado, páprica, sal e pimenta do reino, depois empanados no ovo batido e na farofa de milho.  Frito no azeite ele fica ainda mais gostoso e é   fácil de fazer.

file de frango empanado

INGREDIENTES:

  • ½ kilo de file de frango
  • 1 colher de sopa de suco de  limão tahiti
  • sal, pimenta do reino a gosto
  • 1 colher de sobremesa (rasa) de páprica doce ou defumada
  • 2 dentes de alho amassado
  • 1 colher de sobremesa de páprica doce
  • um ovo inteiro
  • 1 colher de sopa de água
  • 1 xícara de chá de farofa de milho temperada (comprada pronta)
  • azeite ou óleo o suficiente para fritar

COMO FAZER FILE DE FRANGO EMPANADO NA FAROFA DE MILHO TEMPERADA:

Em primeiro lugar  corte o filé de frango pedaços em tamanhos menores.

Em seguida tempere os filézinhos  com suco de ½ limão tahiti (1 colher de sopa), sal e pimenta do reino a gosto e 1 colher de sobremesa (rasa)  de páprica doce ou defumada e  2 dentes de alho amassado.

Depois misture tudo muito bem e deixe marinando por 30minutos. Isso porque o frango ao contrário da carne vermelha, pede um tempo nos temperos para que absorva melhor os sabores. Essa marinada, além de dar mais sabor, ajuda a deixar o frango mais suculento.

Agora em um prato coloque 1 ovo inteiro e 1 colher de sopa de água  e tempere com sal e pimenta do reino a gosto e depois  bata até misturar.

Logo depois em um outro prato coloque 1 xícara de chá de farofa de milho temperada, comprada pronta (usei da yoki).

Depois que o frango marinar por 30 minutos, passe os files primeiro no ovo batido e depois na farofa de milho.

Por fim frite no azeite (ou óleo)  quente, mas não muito quente e  fogo médio e com o azeite  em temperatura média, antes de começar a sair fumaça.

Então frite 4 minutos de um lado, com ajuda de uma pinça vire do outro lado e deixe fritar por mais 4 minutos, total 8  min.

file de frango empanado

A  temperatura e tempo da fritura é sempre  importante, isso porque se o fogo estiver muito alto o empanado corre o risco de queimar antes de cozinhar por dentro. já se o fogo estiver muito baixo, além de encharcar, ele corre o risco de ressecar uma vez que vai precisar de mais tempo até dourar.

Então fique atento ao tempo de fritura que deverá ser breve (máximo 8minutos)

Com a pinça, retire-as e leve-as, imediatamente após fritos, para um escorredor ou  peneira (para escorrer a gordura).  Esta técnica garante filés  enxutos e secas,  mais que no tradicional papel. 

😉  Isso porque a gordura escorre para fora do escorredor, enquanto que no papel escorre para o  papel onde está apoiado o filé  encharcando-o  de volta.

Agora é só servir e bom apetite!

Se você nos acompanha pelo INSTAGRAM pode ver o preparo no STORY. Senão talvez você queira acompanhar os próximos INSTA,  AQUI . Então vem a gente!

file de frango empanado

Se você, como eu, gosta de variar o franguinho do dia a dia,   vale a pena dar uma olhada nestas outras receitas   AQUI.

Obrigada pela companhia e até a próxima receita Rosi Seligra

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *