Pescada branca em filé, empanada no amido de milho e sem glúten. Os filés são marinados no suco de limão com sal e pimenta do reino por 10 minutos, depois envoltos na maisena e levados para frigideira com azeite. Ele fica com uma casquinha crocante por fora, macio e suculento por dentro. Mistura rapidinha de fazer, saudável e para lá de deliciosa, experimenta!
INGREDIENTES:
- 500g de filé de pescada branca
- suco de ½ limão tahiti
- sal e pimenta do reino a gosto
- 3 colheres de sopa de amido de milho
- quanto baste de azeite de oliva
- ½ limão em cubos para servir
COMO FAZER PESCADA BRANCA EMPANADA NO AMIDO DE MILHO (MAISENA) SEM GLÚTEN:
Em primeiro lugar tempere os filés de pescada, coloque-os em um prato, com suco de ½ limão tahiti, sal e pimenta do reino a gosto e deixe marinando por 5 a 10 minutos. O peixe ao contrario de outras carnes, como por exemplo, o porco ou frango, não pede muito tempo de marinada. Isso porque ele absorve muito rapidamente o sabor dos temperos. Então 5 min ou até 10 minutos (no máximo) é suficiente, senão corre-se o risco do tempero prevalecer e não é o intuito, o ideal é que os temperos valorizem o sabor do peixe e não sobreponha-se a ele.
Depois em um outro prato coloque 3 colheres de sopa de amido de milho e tempere com uma pitada de sal e misture.
Depois misture o sal com o amido de milho e empane cada file de peixe por todos os lados, apertando bem com os dedos, até que o amido de milho grude bem no peixe. Agora faça isso com todos os filés.
Por fim, em uma frigideira grande e fogo alto, coloque azeite na quantidade suficiente para fritar os filés de pescada branca.
pescada branca
Coloque de 3 a 4 filés por vez e deixe por 3 ou 4 minutos, até formar uma casquinha crocante e você consiga virar os filés sem quebrar a casquinha. Esse tempo é importante, porque se você virar o peixe antes de formar a casquinha ela vai quebrar e acabar ficando presa no fundo da frigideira. Então vire e deixe por mais 3 ou 4 minutos do outro lado, o peixe fica pronto bem rapidinho.
Por ultimo, com ajuda de uma espátula ou pinça, retire os filés da frigideira e leve-os para escorrer em um escorredor de macarrão ou peneira. (para escorrer a gordura). Esta técnica garante filés enxutos e secos, mais que no tradicional papel, isso porque a gordura escorre para fora do escorredor. Enquanto que no papel escorre para o papel onde está apoiado o filé encharcando-o de volta.
Agora é só servir e bom apetite!
Se você nos acompanha pelo INSTAGRAM pode ver o preparo no STORY. Senão talvez você queira acompanhar os próximos INSTA, AQUI . Então vem a gente!
Se você, como eu, gosta de variar a mistura do dia a dia com um peixinho, vale a pena dar uma olhada nestas outras receitas AQUI.
Obrigada pela companhia e até a próxima receita Rosi Seligra