Carne Instagram Peixe e Frutos do Mar

Bacalhau da tia Neusa no azeite e na boca do fogão!

0
Please log in or register to like posts.

Bacalhau da tia Neusa é um bacalhau cozido no azeite com batata cortada no mandolim em fatias grandes e finas, intercalado por tomate, pimentão e cebola.  O bacalhau fica suculento macio e empresta sabor para batata,  que por ser cortada fininha,  fica com uma textura deliciosa na boca. Feito em uma panela  só e na boca do fogão, ele é  bem  prática  além de rápido também e fica pronta em 25 minutos. Então já salva a receita nos seus preferidos, porque é certeza de sucesso!

INGREDIENTES: 

  • 600g de bacalhau (usei gadus morhua em lascas) e dessalgado. 
  • 800g de batata cortada (no mandolim) e em lâminas finas
  • 1 cebola grande cortada em rodelas finas
  • 2  tomates  cortado em rodelas finas
  • 1 pimentão vermelho cortado em rodelas finas
  • 25 azeitona preta portuguesa
  • azeite, sal e pimenta do reino a gosto
  • cebolinha fresca para finalizar

bacalhau da tia neusa, cozido no azeite, uma panela só, pronto em 25minutos

COMO FAZER BACALHAU DA TIA NEUSA:

COMO DESSALGAR O BACALHAU: Antes de tudo lave em água corrente as lascas do bacalhau.  Eu usei lascas do tipo  ‘gadus morhua’, mas fique à vontade para usar o da sua preferência.  Lave bem cada lascas   a fim de  tirar todo o  excesso de sal. Depois disso coloque as lascas de molho em uma tijela grande com  (água gelada) por 6 horas.  Nesse meio tempo  troque a água 1 ou  2 vezes dependendo do tamanho das lascas.

COMO SABER SE O BACALHAU ESTÁ DESSALGADO? Para isso, você pode experimentar uma lasca (crua) da parte mais grossa para ver se está dessalgado. NÃO DESSALGUE DEMAIS: Pois é sempre  mais fácil retirar o sal (aumentando o tempo de molho) do que dar vida a um peixe sem gosto. Agora vale a pena ver esta e outras dicas  sobre  bacalhau dessalgado  AQUI. 

Após o bacalhau dessalgar, escorra-o em um escorredor de macarrão e reserve.

CORTAR OA INGREDIENTES: Em primeiro lugar retire a casca das batatas (usei um descascador de legumes). Depois com ajuda de um mandolim (ou faca afiada) corte, no sentido do comprimento as batatas em fatias  finas (veja o video).  Então reserve-as em um prato com umas gotinhas de limão para não escurecer.  Nessa hora aproveite para retirar as sementes do pimentão vermelho ( o vermelho (maduro) é menos indigesto que o verde e o amarelo (verde)). Depois, com ajuda de uma faca,   corte em fatias finas e reserve.

Aproveite também para cortar os tomates (deixei com pele e com as sementes). Depois  1 cebola grande em fatias finas também e reserve.

bacalhau da tia neusa
bacalhau da tia Neusa

E esse é praticamente todo o nosso trabalho, feito isso só falta montar.

MONTAGEM:  Então direto na panela forre o fundo com os ingredientes que contém mais líquido, como a cebola, tomate e o pimentão. Sempre comece com uma camada de cebola, depois tomate e o pimentão e regue com azeite. Agora sobre o pimentão faça uma camada de batata e tempere com pimenta do reino regando com azeite.  Depois sobre a batata coloque uma camada de bacalhau e sobre ele mais uma fio de azeite e algumas azeitonas preta portuguesa. Então siga assim,  intercalando as camadas até terminar todos os ingredientes sendo a ultima camada de batata azeite e pimenta do reino. É sempre bom lembrar  que não é necessário adicionar sal.

Por fim deixe cozinhar em fogo baixo e com a panela tampada por 25 a 30 minutos ou até a batata cozinhar e ficar macia.

Por ultimo e com o fogo já desligado, finalize com cebolinha fresca (a minha era congelada) e sirva arroz branco, a e fio de azeite e bom apetite.

Se você gostou desta receita com certeza vai gostar de  nos  acompanhar  pelo instagram.   Então vem com a gente, ver as receitas no  STORY em tempo real, AQUI,  vem ficar juntinho da gente!

Antes de ir embora, vale a pena dar uma olhada nestas outras receitas com  bacalhau    AQUI 

Obrigada e até a próxima receita,  Rosi Seligra

 

Creme de Milho sem farinha é ainda mais gostoso!
Pizza de Batata, massa caseira perfeita!