Fejoadinha ligth do dia a dia

Please log in or register to like posts.
News

Fejoadinha ligth do dia a dia – Eu amo feijoada!  E você?   Confesso que antes de tentar fazer a minha primeira feijoada,  sentia um certo medinho de  não acertar,  porque imaginava ser mais difícil do que realmente é.

Mas como tudo na vida é difícil até você tentar, aí fica fácil!   Eu tenho uma tia, a Claudia,  ela faz uma feijuca imbatível.

Foi nomeada  a feijoadeira oficial da minha família, o marido tem restaurante e ela tem na manga todos os truques para preparar aquela feijoada.

A seguir, todos os segredinhos reunidos,  para que  você também possa preparar sua própria feijoada light  fácil, rápida e bem gostosa!

Fejoadinha ligth do dia a dia

Afinal toda quarta-feira é dia de  feijuka.

Ela é sem muita gordura, é light.

Vem comigo? Espiar e se inspirar na receita?

INGREDIENTES:

  • 1/2kg de feijão preto
  • 350 gramas de carne seca
  • 350 gramas  de costelinha suína defumada
  • 1 paio em rodela
  • 1 litros de água
  • 300 gramas de lingüiça calabresa em rodela
  • 300 gramas de lombo defumado
  • 250 g de bacon magro em pedaços
  • 7 dentes de alho espremidos
  • 1 cebola picada
  • Folhas de louro a gosto
  • 3 colheres (sopa)  ou azeite
  • 1 colher de sobremesa de orégano

Pode parecer complicado olhando o passo a passo e esse monte de foto, mas eu garanto que é bem simples e o processo se resume em 4 etapas distintas

COMO FAZER:

1.primeira molho e cozimento do grão do feijão
2.segunda dessalgar as carnes salgadas
3.grelhar as carnes defumadas
4.juntar tudo e fazer sofrito para dar gosto

PRÉ-PREPARO

  1. Feijão de molho. O ideal é deixar feijão de molho na água filtrada.
  2. Mas para ser sincera,   eu não gosto muito, porque prefiro as fejoadinhas mais pretinhas e o molho tira um pouco da cor do feijão, que perde parte da sua tinta na demolha.
  3. Mas uma demolha pelo menos é indicada, o feijão vai cozinhar mais rápido e ajuda a evitar flatulências ao longo do dia.
  4. Se puder deixe a noite, por cerca de 12 horas, bom  mas não fundamental 60 minutos já são suficiente para a receita ficar mais leve.
  5. Ao eliminarmos a água da demolha, a feijoada  fica mais levinha, facilitando a nossa digestão.
  6. Mas cuidado, vá devagar,  se você ficar  trocando muito a água o feijão perde a cor e vai parecer feijao carioca.
  7. Carnes salgadas
  8. Em  seguida, separe as carnes salgadas das defumadas e coloque as salgadas de molho em água filtrada.
  9. Esse negócio de molho de véspera, molho a noite não funciona muito bem para mim não, porque as vezes eu acordo e falo, hummmm hoje eu quero uma fejoadinha ligth, e a minha demolha é no dia mesmo.
  10. Feijoadinha light tem que ser prática, pá pum para conseguir ser encaixada na correria nossa do dia a dia, o feijão fica só um pouco de molho ( 20 min até 60 min máximo dependendo da disponibilidade do  seu tempo)  e para dessalgar as carnes que não ficaram de molho, colocamos para ferver, além de eliminarmos gordura, aceleramos o processo de dessalgue, sem a necessidade de colocar na noite anterior.
  11. Dessalgue rápido das carnes salgadas, lembrando que as defumadas  como o bacon, costelinha defumada, pacio, linguiça … não entram no dessalgue.
  12. Para retirar a gordura e o sal das carnes secas, sem precisar deixar de molho  coloque-as numa panela grande, com no mínimo 3 litros de água para ferver, acrescente as carnes e após levantar fervura,  ferva por 10 minutinhos.
  13. Se você tiver tempo troque mais de uma vez a água  da fervura.  Desprezando essa água salgada e com gordura,  assim eliminamos e bastante  gordura, deixando-a mais leve, light.
  14. Só cuidado, caminho do meio, não vá fazer como eu, na primeira vez fervi tantas vezes, que minha fejoada ficou sem gosto nenhum, de tanto que tirei  gordura!
  15. Dá para  montar uma feijoada com bacon, paio, lingüiça só com as  carnes defumadas (essas não vão de molho, tá? só as carnes salgadas como carne seca, costelinha seca, lombo seco …)
  16. Dá para montar , com todas elas ou com o  que  a gente  tem na geladeira, as vezes tenho só bacon e paio, as vezes só lingüiça e bacon e assim a gente improvisa mas não deixa de preparar a feijoadinha no meio da semana.

Coloque o feijão para cozinhar

Quanto de água para cozinhar o feijão? Se o feijão ficou de molho, calcule 1 litro para cada quilo de feijão. Caso contrário, dobre a quantidade de líquido.
Mas eu gosto de usar a medida da água, no olhometro acho mais  simples, é assim: cinco dedos de água acima do nível dos grãos.

Se precisar de mais, complete sempre água fervente.

Mas isso é só para ter uma idéia, uma indicação pois depende do grão do feijão e da potência do fogão.  Tem grãos mais duros, grãos menos duros.

Por quanto tempo? Despreze a água da demolha e coloque o feijão mais a quantidade de água indicada, na panela de pressão, tampe, após “chiar” deixe cozinhar por +ou- 20 minutos.

  1. Enquanto o feijão cozinha e as carnes estão sendo aferventadas …
  2. Em uma frigideira douramos as defumadas
  3. Não cozinho junto, não acho legal a textura da linguiça muito macia e nem do bacon exageradamente cozido, só grelho com fiozinho de azeite
  4. Coloque o bacons, a linguiça e as costelinha defumada ou o que você tiver,  para fritar com 1 fio de azeite, mas é um fio mesmo de azeite as carnes vão soltar gordura.

Reserve

  1. Eu não gosto de cozinhar o feijão junto com as carnes, para o feijão não desmanchar.
  2. Depois a gente coloca tudo juntinho e deixa cozinhando para pegar gosto, então o truque é deixar o grão mais durinho,  ‘al dente’ e para  isso, só 20 minutos de pressão no feijão.
  3. Com ajuda de uma escumadeira retire todos os grão do feijão deixando apenas o caldo do feijão e reserve os grãos.
  4. Pois agora nós vamos ‘dar sabor’ ao caldo.
  5. Colocar todas as carnes no caldinho que o feijão foi cozido, assim, além do ‘gosto’ do caldo nós damos cor as  carnes que vão ficar ‘pretinhas’com aquela corzinha típica da feijoada! Adicione 3 folhas de louro e tampe a panela de pressão, deixe cozinhar mais uns 20 minutos ou até que as carnes estejam macias, mas  cuidado, esse tempo que eu estou dando é uma noção, funciona muito bem na minha panela e  no meu fogão, isso varia muito de fogão para fogão de panela para panela. Se houver necessidade,  aumente ou diminua o tempo, até que as carnes estejam macias.
  6. após 20 minutos, espere sair o vapor da panela de pressão, abra e se as carnes estiverem quase no ponto, quase cozidas, é hora de juntar tudo, acrescente a esse caldo com carnes cozidas, os grãos de feijão cozidos e reservados e as carnes defumadas grelhadinhas.
  7. Tudo junto, abaixe o fogo, tampe meia panela sem tampar a pressão e deixe apurando, até os grãos e as carnes terminarem seu cozimento.
  8. Você vai reparar que eu não vou por sal nenhum, porque as carnes  já contem o suficiente, pelo menos para mim, experimente somente depois de pronto, se achar necessidade, coloque a gosto.
  9. Enquanto apura o caldo, é hora de preparar o ‘sofrito’ e temperar nossa feijuca com sabor extra do alho e da cebola.
  10. Numa panela a parte, coloque 3 colheres de azeite, doure os alhos primeiro, após amarelinhos e em seguida,  adicione a cebola picadinha até ficarem translúcidos.
  11. Então adicione o ‘sofrito’ ao feijão com as carnes no refogado e deixe apurar.
  12. Experimente pra ver se está bom o tempero, se falta sal e se necessário acrescente sal a gosto
  13. Agora vem o ‘segredinho’ usado no restaurante da minha tia, 1 colher  de sobremesa cheia de orégano seco, parece estranho mas pode confiar, EXPERIMENTA, depois corre para me agradecer porque isso dará um toque incrível,  vai ser a diferença entre a SUA feijoada e as outras feijoadas entende?
  14. Conforme vai apurando,  vai perfumando toda a casa, preparando nosso estômago para a digestão e fervendo assim no fogo bem baixinho, ela só vai ficando mais e mais gostosa e mais e mais saborosa…
  15. Se você gostar de pimenta é a hora de colocar  duas pimentas dedo de moça inteiras.
  16. Caso você goste de cheiro verde picadinho, deixe para acrescenta-los  apenas 2 minutos antes de desligar o fogo.

Caldinho de pimenta com caldo de feijão

  1. Misture num bowl 2 conchas de caldo de feijão preto, caldo de 2 limões, salsinha e cebolinha picadinhos, 1 tomate bem picadinho sem sementes, 4 pimentas bode ou de sua preferência e sal a gosto.

Acompanhamentos da feijoada

  • Laranja
  • Couve refogada com bacon alho e azeite
  • Farofa temperada veja aqui passo passo
  • Arroz branco, aqui 5 dicas para deixar seu arroz bem branquinho e bem soltinho
  • Vinagrete
  • Torresmo
  • Mandioca frita
    Hummm que delicinha hein?

Eu amo feijuca! e você?

Não fiz com couve manteiga, porque não tinha na geladeira, mas montei com um bifinho e ficou TUDO de bom também!

ah esqueci a quinta e mais importante de todas as etapas da Feijoada, que é DELICIAR-SE!

Espero que você tenha gostado da versão light para encantar a sua quarta feira no meio da semana.

 

Fejoadinha ligth do dia a dia

Na próxima farei a completinha para ser servida aos sábado com mesa posta e toda a família toda junta reunida.

beijinhos 🙂 Natalia Posses

 

  • Tempo de Preparo: 30 minutos
  • Tempo de cozimento: 45 a 1hora
  • Nível de dificuldade: médio
  • Rendimento: 6 a 8 pessoas

 

Salvar

Salvar

13 comments on “Fejoadinha ligth do dia a dia

  1. Amei a receita,ficou perfeita,a melhor feijoada q já fiz!!!muito obrigada por compartilhar e por ser tão detalhista,arrasou!!!

  2. Bom dia,

    Por acaso não seria 1 kilo e 1/2 de feijão? Achei 1/2 kilo pouco para o tanto de carne.

    Obrigada,

    Lucia

  3. Meus parabéns. Muito bem detalhado. Eu já faço feijoada mas vou seguir alguns truques. Particularmente eu gosto de cozinhar as carnes junto com o feijão, acho que o sabor fica melhor. Mas essa do orégano eu nunca ouvi falar. A cebolinha verde cortada eu adicionada sempre no inicio, vou deixar para depois. E o bacon eu dessalgava, não sabia :(.
    Sabe informar se rechear as carnes no dia anterior com cebola, alho e pimenta do reino a gosto, se pega mais sabor?

    Obrigado

  4. Melhor receita de feijoada dá Net. Parabéns!

  5. Suas dicas serao bem aproveitadas. Mesmo tendo prática cozinhando, seus comentários tao detalhados fizeram a diferenca.
    Obrigada!!!

  6. Muito bom tbm adoro feijoada e faço pra família inteira mas da próxima vez vou usar esses segredinhos kkk

    • Depois conta para gente Maria Paula, conta se aprovou se a galera gostou! Um beijão e obrigada por participar aqui conosco 😉

  7. Tudo muito muito muito bem explicadinho! Essa receita é para leigos e para os experientes. Pode testar e se preparar para receber os elogios. Até as imagens são profissionais! Adorei. Parabéns. Agora vou explorar as outras receitas postadas.

    • Olá Aurea, Obrigada pelo carinho, por participar aqui conosco. Beijão p vc 😉

  8. Bom dia! Essa goi a receita melhor detalhada que eu ja vi! Parabéns! E eu vou sim experimentar o oregano! 🙂

    • Fer, espero que goste! Obrigada pelo carinho, por participar aqui conosco. Beijão p vc 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *