Arroz com ervilha fresca, varia o sabor do dia!

Please log in or register to like posts.
News
Arroz com ervilha

Arroz com ervilha, fica uma delicia!

Arroz com ervilha, uma ótima idéia para variar o sabor do arroz branco de todo dia.  A ervilha entra congelada nos últimos 5 minutos do cozimento do arroz, isso para garantir um cor bem verdinha e uma  textura cozida mas ainda al dente!  Fica uma delicia é fácil de fazer e agrega sabor, vale a pena variar!

arroz com ervilha

COMO FAZER ARROZ COM ERVILHA:

INGREDIENTES:

  • 1 xícara de chá de arroz agulinha
  • 2 xícaras de chá de água
  • 1 cebola picada em cubos pequenos e regulares, brunoise
  • 1 xícara de chá de ervilha congelada
  • 1 a 2 colheres de sopa de azeite
  • sal a gosto

COMO FAZER ARROZ COM PIMENTÃO VERMELHO:

  1. ÁGUA: Comece, colocando a água para ferver em uma chaleira. Enquanto a água aquece, cortamos a cebola.
  2. CEBOLA: Pique 1 cebola em cubinhos uniformes e regulares, corte brunoise. Essa técnica propicia tamanhos uniformes o que garante, durante a cocção pedacinhos de cebola cozidos por igual, sem partes cruas nem desmanchando, além de uma apresentação muito mais bonita. Reserve ambos.
  3. REFOGADO: Em uma panela, fogo médio, coloque cerca de 1 a 2 colheres de sopa de azeite, junte a cebola cortada e soe por 1 a 2 minutos. Não precisa refogar muito tempo, apenas uma ‘suada’ até que a cebola fique translúcida. Agregue então 1 xícara de arroz e refogue o arroz por cerca de 2minutos, para ele ‘selar’, um arroz bem refogado é sinal de arroz soltinho, mas não pare de mexer, não permita que ele grude no fundo nem nas laterais, até que todos os grãos fiquem envoltos na gordura e comecem a ficar transparentes. Ao refogar os grãos, minimizamos o contato do amido com a água. A idéia é fazer uma ‘crosta’. Ao refogar o grão ele absorve menos água da cocção, ficando mais al dente.
  4. A proporção de gordura também é importante, para 1 xícara de arroz 1 a 2 colheres de sopa, mais do que isso o arroz fica encharcado. Algo entre 5% a 10% de gordura.Arroz com ervilha fresca
    arroz com ervilha
  5. SAL E ÁGUA: Coloque sal a gosto, e 2 xícaras de água quente, a proporção é sempre de 1 para 2. Para um 1 xícara de arroz, 2 xícaras de água. A água pode estar fervendo ou quase fervendo.  Diminua o fogo e durante o cozimento use fogo baixo, mantendo a mesma temperatura do inicio ao fim.
  6. ERVILHA: Com 10minutos de cozimento acrescente 1 xícara de chá de ervilha fresca e congelada.
  7. TAMPAR OU NÃO? Tampar ou não tampar vai depende da pressa, quando tampamos a panela do arroz aceleraramos o processo de cozimento. Deixe destampado até começar a ferver, abaixe o fogo para mínimo e semi tampe após ferver.
  8. MEXER OU NÃO? Não é proibido mexer o arroz mas, durante a cocção mexa o mínimo possível, pois o movimento excessivo acaba por quebrar alguns grãos, o que aumenta o amido. Por isso no preparo do risoto italiano, mexemos várias vezes, para liberar amido. Se precisar mexer, seja gentil e delicado nos movimentos.
  9. TEMPO DE COZIMENTO: Após 15 minutos cozinhando,  tampe a panela desligue o fogo e deixe repousando por mais 10minutos, após esse repouso ele estará cozido e ‘al dente’. Abra a tampa e solte o arroz com um garfo, ao mexer você evita que ele forme ‘blocos’ e ajudando a ficar bem ‘soltinho’.
  10. Bom Apetite!

Experimenta

Arroz com ervilha

Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra

  • Tempo de Preparo: 10min
  • Tempo de Cozimento: 15+10min
  • Rendimento: 4 porções

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *