Arroz Nutritivo com verdurinha, todo colorido!

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arroz nutritivo

Arroz Nutritivo, leva cenoura e abobrinha, cozido juntos com o arroz. Dá cor, sabor e agrega  nutrientes, além de ser uma ótima alternativa para variar o arroz branco de todo  dia.

arroz nutritivo

INGREDIENTES:

  • 1 xícara de chá de arroz agulinha
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 cebola média picada em cubos pequenos e regulares, brunoise
  • 1 cenoura picada em cubos pequenos ou ralada no ralo grosso
  • 1 abobrinha picada em cubos pequenos ou ralada no ralo grosso
  • 2 xícaras de chá de água fervente

arroz nutritivo

COMO FAZER ARROZ NUTRITIVO COM VERDURINHA:

  1.  Lave bem em água corrente a cenoura e a abobrinha. Descasque a cenoura, corte em fatias de 0,5cm, depois corte as fatias em tiras de 0,5cm e as tiras em cubos de 0,5cm. Reserve. Faça o mesmo com a abobrinha. Corte a abobrinha em fatias de 1cm, depois em tiras de 1cm e as tiras em cubos de 1cm. Reserve.  (Cortamos as abobrinhas maiores que a cenoura, pois elas tem tempo de cozimento diferente, assim elas ficam cozidas juntas e ao mesmo tempo.)
  2. Coloque 2 xícaras de água para ferver.
  3. Em uma panela pequena, fogo médio, coloque 1 colher de sopa de azeite  e 1 cebola média cortada em cubos pequenos e regulares, brunoise. 
  4. Deixe refogar por 2 minutos ou até ficar  translúcida!
  5. Coloque 1 xícara de chá de arroz e misture. Refogue por mais 2 minutos,  até que todos os grãos fiquem envoltos na gordura.
  6. Acrescente as cenoura,  a abobrinha picada  e a água. Abaixe o fogo  e deixe em panela semi tampada até a água secar. Tampe e deixe em repouso por mais 10 minutos antes de servir.
  7. Bom Apetite!

arroz nutritiva

BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE:

ABOBRINHA: É rica em vitaminas do complexo B (essenciais para o bom funcionamento dos sistemas neurológico, circulatório e imunológico), vitamina A (boa para a visão, pele, auxilia no crescimento e evita infecções), além de conter minerais como potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio.

CENOURA:  É um poderoso antioxidante, boa fonte de fibras e  minerais como fósforo, potássio, cálcio e sódio,  vitamina A e vitamina B2, vitamina B3 e vitamina C.

 

Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra

  • Tempo de Preparo: 15 minutos
  • Tempo de Cozimento: 15minutos
  • Rendimento: 3 porções

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