Macarrão com linguiça risotado com tomilho

Por favor faça login or somente cadastrados podem curtir posts.
Video
Macarrão com linguiça risotado, com azeitona, pimenta biquinho e folhas frescas de tomilho. Já fez macarrão no método risotado? A massa é cozida junto com o molho e absorve todo os temperos ao invés de somente água como fazemos na maneira tradicional. O resultado é uma massa mais saborosa, além de mais prático porque usamos uma panela só. Sem bagunça na cozinha e mais rápido que pedir um ifood e muito mais gostoso. Agora experimenta e depois conta para gente.

macarrão com linguiça risotado

INGREDIENTES:

  • 300g de macarrão da sua preferência ( usei sem glúten)
  • 350g de linguiça fresca desconstruída ( usei de lombo)
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 3 dentes de alho descascado e amassado (ou picado)
  • 8 azeitonas sem caroço picada (opcional)
  • 2 colheres de sopa de pimenta biquinho (opcional)
  • 1 lata de tomate pelado ( usei pomodorini mas pode ser qq outro da sua preferência inclusive o fresco)
  • 1 pitada de pimenta calabresa seca ( da um picante bem gostoso, tbem pode ser dedo de moça)
  • folhas frescas ( ou seca) de tomilho (mas poderia ser alecrim, sálvia, manjericão, orégano)
  • água entra aos poucos até a massa cozinhar e ficar lá dente
  • mix de queijo  parmesão e muzarela ralados (opcional)

macarrão com linguiça risotado

COMO FAZER MACARRÃO COM LINGUIÇA RISOTADO:

Antes de tudo coloque água para ferver. Depois retire a pele da linguiça fresca, despreze a pele e reserve a carne. Você tanto usar a  linguiça de lombo quanto a  calabresa ou qualquer outra uma desde que seja linguiça fresca.  Nessa hora aproveite para descascar 3 dentes de alho e reserve.

Agora em uma frigideira larga, fogo médio, coloque 1 colher de sopa de azeite e 3 dentes de alho amassado. Então deixe o alho dourar por 1 ou 2 minutos, fique atenta nessa hora para o alho não amargar, senão ele estraga a receita.

Logo depois junte 350g de linguiça fresca desconstruída ( usei de lombo) e 8 azeitonas sem caroço picada (opcional) e misture. Então deixe (mexendo sempre)  por 3 minutos ou até a linguiça fritar bem.

Em seguida acrescente 2 colheres de sopa de pimenta biquinho (opcional) e 1 lata de tomate pelado e a mesma medida da lata de água quente. (veja o video). Eu usei pomodorini que é o tomate rama pequeno de lata, mas pode ser qualquer tomate pelado inclusive o tomate italiano fresco  ou tomatinho sweet.

Agora acrescente  1 pitada de pimenta calabresa seca que vai dar um toque picante bem gostoso ao prato. Mas também pode ser pimenta dedo de moça se você preferir.

macarrão com linguiça risotado

Junte também folhas frescas ( ou seca) de tomilho (mas poderia ser alecrim, sálvia, manjericão, orégano) e o macarrão que vai cozinhar nesse molho.  A massa é cozida junto com o molho e absorve todo os temperos ao invés de somente água como fazemos na maneira tradicional.  O resultado é um macarrão  mais saboroso, além de bem  prático porque usamos uma panela só. Sem bagunça na cozinha, mais rápido que pedir um ifood e muito mais gostoso também.

O tempo do cozimento do macarrão é o mesmo que o indicado na embalagem pelo fabricante.  A água você vai acrescentando aos poucos conforme a necessidade até que o macarrão esteja ‘al dente’ e cozido.

Por ultimo  é só servir com queijo de sua preferência eu fiz um mix de queijo parmesão ralado com muzarela e bom apetite.

E se você gostou deste medalhão,  talvez queira  acompanhar outras receitas, em tempo real pelo instagram.   Então vem com a gente AQUI,  vem  ficar pertinho.

macarrão com linguiça risotado

Antes de ir embora, vale a pena dar uma olhada nestas outras receitas de macarrão risotado   AQUI.

Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra.

Deixe uma resposta