Carne Peixe e Frutos do Mar Torta salgada Tortas

Torta de bacalhau, massa folhada e bacalhau em lascas!

0
Please log in or register to like posts.
torta de bacalhau

Torta de Bacalhau do porto e por ser  em lascas é mais em conta. Já a massa é congelada e comprada pronta, portanto é  rapido de montar. Já o bacalhau precisa dessalgar antes, cerca de 6horas é suficiente, o que nem sempre combina com a agenda apertada de quem tem pouco tempo para cozinhar. Então, a dica é dessalga-lo antes e guarda-lo congelado já dessalgado. Assim, na hora ‘h’, em 15 minutos você faz um refogado de bacalhau, monta e leva para assar.

Eclética, esta massa  folhada se adapta também a outros ingredientes. Com com o mesmo preparo podemos  substituir o bacalhau por atum (em lata), frango desfiado, palmito em conserva, carne seca, folhas de espinafre, brócolis ou por onde mais os ingredientes da sua geladeira te levar.

Torta de bacalhau, massa folhada e bacalhau

Esta torta de bacalhau pode ser servida quente ou em temperatura ambiente. Se acompanhada de salada, vira uma deliciosa e completa refeição. Então bora salvar a receita que vale a pena experimentar!

torta de bacalhau

INGREDIENTES  TORTA DE BACALHAU:

massa:

  • 400g de massa folhada congelada comprada pronta
  • 1 gema batida para pincelar

recheio:

  • 1 cebola picada cortada em cubos pequenos e regulares
  • 2 dentes de alho descascados e amassados ou picados
  • 500g de bacalhau do porto em lascas e dessalgado
  • 300g de cream cheese
  • 1 xícara de azeitonas pretas sem caroço
  • 1 xícara de cebolinha fresca picada
  • Sal e pimenta a gosto
  • Azeite a gosto para refogar

torta de bacalhau
COMO FAZER TORTA DE BACALHAU:

Antes de tudo veja aqui  como dessalgar o bacalhau,  ou ainda você pode compra-lo   já dessalgado e congelado.

Depois descongele a massa folhada de acordo com as instruções da embalagem.

Agora preaqueça o forno em temperatura média (180ºC).

Então comece, em uma frigideira grande, coloque 2 colheres de sopa de azeite

Depois refogue o alho amassado ou picado por 1 minuto ou até alourar levemente.

Agora junte  1 cebola grande cortada em cubos pequenos e regulares e deixe por mais 1 minuto ou até ficar translúcida e murchar um pouco. Então acrescente o bacalhau em lascas e já dessalgado e junte ½ xícara de azeitonas pretas e sem caroço.

Logo depois tempere com pimenta do reino e experimente o sal,  se necessário for adicione sal a gosto. Então refogue por 3 a 4 minutos.

Agora retire  do fogo e coloque 1 xícara de cebolinha fresca picada. Depois misture com 150g de cream cheese. Por ultimo reserve 150g para a montagem.

Agora é so montar, então coloque uma folha de massa no fundo e nas laterais de um refratário médio com fundo removível de 24cm.

Depois espalhe o recheio de bacalhau e com ajuda de 1 colher de chá, distribua colheradas do cream cheese restante sobre todo o recheio.

por fim cubra com o restante da massa folhada e pincele uma gema batida, decore como preferir e leve ao forno e asse por cerca de 30 minutos ou até dourar.

Se você gostou desta receita com certeza vai gostar de  nos  acompanhar  pelo instagram.   Então vem com a gente, ver as receitas no  STORY em tempo real, AQUI,  vem  vai? vem ficar juntinho da gente!

torta de bacalhau

Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra

 

Pavê de chocolate da Clau é sucesso na familia
Macarrão com linguiça risotado com tomilho