Panqueca de Espinafre com molho bechamel de palmito!

Please log in or register to like posts.
News
panqueca de espinafre

Panqueca de Espinafre com queijo,  presunto e molho bechamel de palmito é gostosa e fácil de fazer. Leva  tempo é verdade, uma vez que é preciso fazer os discos e depois o recheio, mas compensa! A massa é deliciosa e com espinafre fica mais saudável, além de linda, amo massa verde!

A receita é  da Simone, minha irmã caçula e faz um baita sucesso na família.  Já o recheio  é uma sugestão, fica por sua conta. Nesse dia ela montou com queijo e presunto e cobriu com bechamel de palmito. Para filha Luana, que é vegetariana  retirou o presunto   e usou a cobertura como recheio. Então  o presunto é  opcional!  Agora salva a receita e bora para cozinha que é MARA!

INGREDIENTES:

massa:

  • 150g de espinafre congelado
  • 2 ovos inteiros
  • 2 xícara de leite integral
  • 1 e ½ xícara de farinha de trigo
  • 1 colher de chá rasa de sal a gosto
  • 1 colher de sopa de azeite
  • azeite ou manteiga para untar

recheio:

  • 100g de queijo prato (opcional)
  • 100g de presunto (opcional)

bechamel de palmito:

  • 2  colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 e ½ xícara de chá de leite integral
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 cebola picada em cubos pequenos e regulares, brunoise. 
  • 1 vidro de palmito picado em conserva e drenado
  • noz moscada, sal e pimenta do reino a gosto

COMO FAZER PANQUECA DE ESPINAFRE:

  1. MASSA: Em primeiro lugar faça prepare a massa da panqueca, direto no copo do liquidificador   junte 150g de espinafre congelado, 2 ovos inteiros, 2 xícara de leite integral,  1 e ½ xícara de farinha de trigo, 1 colher de chá rasa de sal a gosto e 1 colher de sopa de azeite.
  2. Então bata até a mistura ficar lisa. Depois deixe descansar no próprio copo do liquidificador por no mínimo 20 minutos até 1 hora, em temperatura ambiente.
  3.  Enquanto isso, prepare o recheio. Veja mais abaixo como fazer o bechamel de palmito.
  4. Depois do tempo do descanso da massa, aqueça uma frigideira antiaderente, de fundo grosso, de cerca de 22 cm de diâmetro, e espalhe um pouquinho de azeite  ou de manteiga.
  5. Agora  é importante mexer., uma vez que a massa ficou parada descansando.
  6. Depois,   com ajuda de uma concha média  (ela servirá de medida) pegue uma porção da massa e leve a frigideira.
  7. Então faça um movimento circular com a frigideira, assim a massa espalha e   cobre todo o fundo.
  8. Agora é só  deixar a frigideira sobre o fogo baixo e, quando as bolhas começarem a aparecer, virar a massa para dourar do outro lado com auxílio de uma espátula de borracha. O processo todo leva menos de 3 minutos por disco.
  9. Por fim transfira para um prato, espalhe mais um pouquinho de manteiga ou azeite na frigideira e repita o procedimento, até terminar a massa.  (rende +ou- 10 a 12  discos) panqueca
  10. panqueca de espinafre
  11. BECHAMEL DE PALMITO: Em uma frigideira larga, coloque 2 colheres de sopa de manteiga e  1 cebola média cortada em cubos regulares. Então deixe a cebola refogar por 2 minutos ou até ficar translúcida.
  12. Em seguida junte 2 colheres de sopa de farinha de trigo para fazer um ROUX.  Agora deixe a farinha dourar na  manteiga junto com a cebola por 3 minutos.
  13. Depois acrescente  1 xícara de  leite de uma vez só (em temperatura ambiente) mexendo sempre com ajuda de um batedor de arame ( fouet) para não empelotar. Conforme a necessidade do ponto do bechamel acrescente o restante do leite (½ xícara de leite).
  14. Então deixe cozinhar por 2 minutos até encorpar e  junte o palmito em conserva drenado,  picado e  misture. Deixe o palmito cozinhar com o bechamel por uns 3 minutos em fogo baixo e mexendo o fundo da frigideira para não grudar.
  15. NOTA: O ponto do bechamel é ao gosto do freguês e depende da farinha. Então caso o bechamel esteja muito espesso, acrescente um pouco mais de leite, além da 1 e ½  xícara indicada na receita. Por outro lado,  se estiver ralo então deixe apurar em fogo baixo e mexendo sempre até o ponto desejado.
  16. Por fim tempere com sal, noz moscada e pimenta do reino a gosto, então desligue o fogo e reserve.
  17. MONTAGEM: Sobre o disco coloque 1 fatia de queijo, outra de presunto (opcional, você pode rechear com o bechamel de palmito) e enrole formando uma panqueca. Transfira para um refratário grande e repita o procedimento com os outros discos de panqueca.
  18. Regue as panquecas com cerca de ¾ do molho bechamel de palmito (O restante pode ser servido à parte.)
  19. Caso você queira uma versão vegetariana, use o bechamel de palmito como recheio  e bom apetite!

panqueca de espinafre com molho branco

panqueca de espinafre

Certamente você vai querer acompanhar outras receitas como esta  pelo INSTA, AQUI Então vem a gente!

E se você como eu, é fã de panqueca não pode deixar de experimentar esta com massa temperada , AQUI.  

Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *